Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Carlos Alberto Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6522
Resumo: Esta revisão da literatura tem como principal objectivo ajudar a compreender como pode o uso de modelação e simulação computacional melhorar as aprendizagens dos estudantes em conhecimento, competências e atitudes, em particular em Física e Química. Assim, propusemo-nos pesquisar a literatura publicada entre 2001 e 2010, procurando respostas para as duas seguintes questões de investigação: 1. O que se pode encontrar na literatura sobre o efeito do uso de modelação e simulação computacional na aprendizagem de Física e Química? 2. Que aspectos se destacam na implementação de modelação e simulação computacional em sala de aula? Os artigos revistos sugerem que a aprendizagem de Física e Química pode ser melhorada usando programas de modelação e simulação computacional, nomeadamente por causa das representações que trazem para a sala de aula e do envolvimento que desencadeiam. A maior parte dos autores alerta, no entanto, para a necessidade de um acompanhamento adequado do processo de aprendizagem, sendo para isso fundamental que os professores adquiram o conhecimento e as competências necessárias para a sua implementação em sala de aula.
id RCAP_0beaf7a8c47bbbbbbf6c5a4ed356daef
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literaturaFísicaEnsino/aprendizagemQuímicaModelaçãoSimulação computacionalRevisão da literaturaEsta revisão da literatura tem como principal objectivo ajudar a compreender como pode o uso de modelação e simulação computacional melhorar as aprendizagens dos estudantes em conhecimento, competências e atitudes, em particular em Física e Química. Assim, propusemo-nos pesquisar a literatura publicada entre 2001 e 2010, procurando respostas para as duas seguintes questões de investigação: 1. O que se pode encontrar na literatura sobre o efeito do uso de modelação e simulação computacional na aprendizagem de Física e Química? 2. Que aspectos se destacam na implementação de modelação e simulação computacional em sala de aula? Os artigos revistos sugerem que a aprendizagem de Física e Química pode ser melhorada usando programas de modelação e simulação computacional, nomeadamente por causa das representações que trazem para a sala de aula e do envolvimento que desencadeiam. A maior parte dos autores alerta, no entanto, para a necessidade de um acompanhamento adequado do processo de aprendizagem, sendo para isso fundamental que os professores adquiram o conhecimento e as competências necessárias para a sua implementação em sala de aula.This literature review has for its main objective to help to understand how can the use of computer simulation and modeling improve students‟ learnings in knowledge, competences and attitudes, particularly in the discipline of Physics and Chemistry. So, we proposed to research the literature published between 2001 and 2010, looking for answers to the two following questions of investigation: 1. What can be found in literature about the effect of using computer simulation and modeling in the Physics and Chemistry learning? 2. What aspects stand out in the computer simulation and modeling implementation in the classroom? The reviewed articles suggest that the Physics and Chemistry learning can be improved using programs of computer simulation and modeling, namely because of the representations they bring to the classroom and the involvement they enable. Most authors alert, however, to the need of an appropriate support of the learning process, being to it fundamental that teachers acquire the necessary knowledge and competences for its implementation in the classroom.2016-09-29T11:58:45Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6522pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Carlos Alberto Rodriguesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:34.244146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
title Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
spellingShingle Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
Branco, Carlos Alberto Rodrigues
Física
Ensino/aprendizagem
Química
Modelação
Simulação computacional
Revisão da literatura
title_short Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
title_full Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
title_fullStr Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
title_sort Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura
author Branco, Carlos Alberto Rodrigues
author_facet Branco, Carlos Alberto Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Carlos Alberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino/aprendizagem
Química
Modelação
Simulação computacional
Revisão da literatura
topic Física
Ensino/aprendizagem
Química
Modelação
Simulação computacional
Revisão da literatura
description Esta revisão da literatura tem como principal objectivo ajudar a compreender como pode o uso de modelação e simulação computacional melhorar as aprendizagens dos estudantes em conhecimento, competências e atitudes, em particular em Física e Química. Assim, propusemo-nos pesquisar a literatura publicada entre 2001 e 2010, procurando respostas para as duas seguintes questões de investigação: 1. O que se pode encontrar na literatura sobre o efeito do uso de modelação e simulação computacional na aprendizagem de Física e Química? 2. Que aspectos se destacam na implementação de modelação e simulação computacional em sala de aula? Os artigos revistos sugerem que a aprendizagem de Física e Química pode ser melhorada usando programas de modelação e simulação computacional, nomeadamente por causa das representações que trazem para a sala de aula e do envolvimento que desencadeiam. A maior parte dos autores alerta, no entanto, para a necessidade de um acompanhamento adequado do processo de aprendizagem, sendo para isso fundamental que os professores adquiram o conhecimento e as competências necessárias para a sua implementação em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-09-29T11:58:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6522
url http://hdl.handle.net/10348/6522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137110581575680