RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laura
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos Filho, Ivandson, Matta, Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2547
Resumo: Este artigo trata a metodologia, a aplicabilidade e a relevância dos jogos de RPG digitais produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O seu objetivo é compreender estes recursos digitais educativos de maneira pedagógica e crítica, analisando-os desde a época em que o RPG foi criado. O diferencial desses jogos educativos está baseado nas teorias vigotskianas e nas abordagens metodológicas Design-Based Research (DBR) que possibilitam a formação de instrumentos lúdicos que mediam a resolução de problemas por intermédio de planejamento de ações e tomadas de decisões. Além disso, este estudo lista alguns dos RPGs desenvolvidos pelo grupo, trazendo à tona seus contextos e suas finalidades, na qual cada um traz enredos diferentes, mas com um mesmo propósito: desenvolver nos jogadores a reflexão e a criticidade sobre o tema abordado.
id RCAP_0bfdec07e4c5000f905ee92f2c92179c
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidadesDigital educational RPGs produced by the research group REDE-EDUCA: A brief description of the methodology and applicabilityArtigosEste artigo trata a metodologia, a aplicabilidade e a relevância dos jogos de RPG digitais produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O seu objetivo é compreender estes recursos digitais educativos de maneira pedagógica e crítica, analisando-os desde a época em que o RPG foi criado. O diferencial desses jogos educativos está baseado nas teorias vigotskianas e nas abordagens metodológicas Design-Based Research (DBR) que possibilitam a formação de instrumentos lúdicos que mediam a resolução de problemas por intermédio de planejamento de ações e tomadas de decisões. Além disso, este estudo lista alguns dos RPGs desenvolvidos pelo grupo, trazendo à tona seus contextos e suas finalidades, na qual cada um traz enredos diferentes, mas com um mesmo propósito: desenvolver nos jogadores a reflexão e a criticidade sobre o tema abordado.This article deals with the methodology, the applicability and the relevance of the digital RPG games produced by the research group REDE-EDUCA from the University of the State of Bahia (UNEB). It aims to describe these digital educational resources in a pedagogical and critical manner, analyzing their evolution since the creation of RPGs. The differential of these educational games is based on Vygotskian theories and on the methodological approaches of Design-Based Research (DBR), which enables the construction of playful instruments that allow for problem resolution by means of action planning and decision making. Furthermore, this study lists some of the RPGs developed by the group, highlighting their contexts and purposes; each one presents different scenarios, but all share the same goal: to develop the players's ability to reflect critically about the topic in question.UMinho Editora2020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2547por2184-562XSantos, LauraSantos Filho, IvandsonMatta, Alfredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:53Zoai:journals.uminho.pt:article/2547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.110775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
Digital educational RPGs produced by the research group REDE-EDUCA: A brief description of the methodology and applicability
title RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
spellingShingle RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
Santos, Laura
Artigos
title_short RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
title_full RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
title_fullStr RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
title_full_unstemmed RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
title_sort RPGs digitais educativos produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA: Uma breve descrição de suas metodologias e aplicabilidades
author Santos, Laura
author_facet Santos, Laura
Santos Filho, Ivandson
Matta, Alfredo
author_role author
author2 Santos Filho, Ivandson
Matta, Alfredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laura
Santos Filho, Ivandson
Matta, Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo trata a metodologia, a aplicabilidade e a relevância dos jogos de RPG digitais produzidos pelo grupo de pesquisa REDE-EDUCA da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O seu objetivo é compreender estes recursos digitais educativos de maneira pedagógica e crítica, analisando-os desde a época em que o RPG foi criado. O diferencial desses jogos educativos está baseado nas teorias vigotskianas e nas abordagens metodológicas Design-Based Research (DBR) que possibilitam a formação de instrumentos lúdicos que mediam a resolução de problemas por intermédio de planejamento de ações e tomadas de decisões. Além disso, este estudo lista alguns dos RPGs desenvolvidos pelo grupo, trazendo à tona seus contextos e suas finalidades, na qual cada um traz enredos diferentes, mas com um mesmo propósito: desenvolver nos jogadores a reflexão e a criticidade sobre o tema abordado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2547
url https://doi.org/10.21814/h2d.2547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129998116782080