Inclusão digital: políticas e propostas de educação para os territórios envelhecidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Raquel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7425
Resumo: A sociedade atual desenvolve-se e evolui a ritmo acelerado em paralelo com o envelhecimento, alterações demográficas e despovoamento do território. É, cada vez mais, imprescindível a promoção da inclusão social e digital junto das populações mais envelhecidas. As políticas de base territoriais devem privilegiar a diversidade e a complexidade geográficas, os problemas sociais, seus contextos e atores. No âmbito o projeto PerSoParAge (Recursos pessoais e sociais para a autonomia e participação social numa sociedade envelhecida), através de uma análise do território do interior de Portugal, constatamos que é urgente repensar políticas e definir estratégias de inclusão digital. Pretende-se, assim, apresentar propostas de políticas territorializadas para as TIC que visam a promoção de uma estratégia digital de cariz territorial, com medidas ativas de educação ao longo da vida para a literacia e inclusão digitais, em articulação com os programas nacionais de políticas públicas para as competências digitais e ordenamento do território.
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