Promoção de competências metafonológicas numa criança com perturbação da linguagem, no último ano da educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18213 |
Resumo: | O elevado número de alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1º ciclo, torna fundamental a investigação sobre o que os educadores podem realizar na educação pré-escolar para ajudar estas crianças. Conhecer com rigor e detalhe o que é a linguagem e como se processa o seu normal desenvolvimento, permitirá a estes profissionais estarem mais despertos para sinais que indiciem uma perturbação da linguagem para que, atempadamente, possam intervir, evitando eventuais dificuldades que se podem repercutir no percurso social e académico da criança. O presente estudo de caso pretende verificar as vantagens da aplicação de um programa de promoção de desenvolvimento de consciência fonológica numa criança com perturbação da linguagem, em idade pré-escolar. Neste sentido, fez-se uma avaliação, antes e após a intervenção, usando como instrumento o teste ConF.IRA - Consciência fonológica – instrumento de rastreio e avaliação (Alves, Castro, Correia & Soares, no prelo), a fim de avaliar a capacidade de a criança explicitar segmentos sonoros da cadeia falada ao nível da consciência da palavra, da consciência silábica, intrassilábica e fonémica (Silva, 2003). Deste modo, foram selecionados os processos fonológicos, alvo de intervenção, implementando-se de seguida um programa de promoção do desenvolvimento da consciência fonológica (Rios, 2011), ao longo de trinta e duas sessões, realizadas duas vezes por semana. Terminado o programa, a criança foi reavaliada com o mesmo instrumento utilizado na avaliação inicial, realizando-se um estudo comparativo dos resultados, que permitiram concluir que a criança melhorou substancialmente em todas as provas, embora demonstre ainda dificuldades no nível da consciência fonémica. No final do estudo, procedeu-se a uma reflexão sobre as vantagens da aplicação deste tipo de intervenção em contexto pré-escolar e foram dadas algumas sugestões para futuras investigações. |
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