Relatório de estágio no Selina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raquel Matias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7912
Resumo: Dentro de uma organização, a comunicação interna é uma necessidade de elevada criticidade, nomeadamente para a gestão e coordenação das operações diárias. A comunicação é ainda uma ferramenta fundamental para estabelecer internamente um ambiente agradável e influenciar positivamente a imagem global da empresa. Do ponto de vista da hotelaria, a comunicação interna é crucial para a gestão de empreendimentos turísticos sendo assim decisiva para alcançar os objetivos previamente definidos. Para que haja uma comunicação interna eficaz é necessária uma boa gestão dos recursos humanos. Nesse mesmo sentido e ao longo dos anos o departamento dos recursos humanos das organizações passou a ser um departamento estratégico e central, resultando uma vantagem competitiva para essas mesmas empresas. Selina não se caracteriza por ser uma cadeia hoteleira, mas sim uma marca e estilo de vida nómada. Os hotéis como o Selina, que oferecem alojamento confortável com serviços básicos, espaços cowork com todas as comodidades necessárias para garantir um bom ambiente de trabalho e ainda várias atividades para entreter nas horas vagas são a opção perfeita para os nómadas digitais pois têm tudo num só sítio. Na cultura Selina os empregados não são simples trabalhadores, os colaboradores são parte de um movimento, contribuindo significativamente para a experiência vivida no Selina. As novas gerações de viajantes procuram experiências autênticas e envolvimento social. O Selina representa um modelo perfeito para as tendências da hotelaria e uma matriz a ser seguida pelos futuros empreendedores assim como outras unidades hoteleiras já existentes. Ao longo dos nove meses de estágio realizado no âmbito do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, analisámos os problemas entretanto identificados na unidade hoteleira, tendo sido proposto algumas ações que pensamos serem importantes para a comunicação interna entre trabalhadores, de forma a tornar o ambiente de trabalho mais motivador, produtivo e leve.
id RCAP_0c125023f252479cb6491b69e5322c28
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio no Selinaações de melhoramento da comunicação interna na hotelaria : caso de estudo SelinaComunicação organizacionalComunicação internaGestão de Recursos HumanosHotelariaSelinaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDentro de uma organização, a comunicação interna é uma necessidade de elevada criticidade, nomeadamente para a gestão e coordenação das operações diárias. A comunicação é ainda uma ferramenta fundamental para estabelecer internamente um ambiente agradável e influenciar positivamente a imagem global da empresa. Do ponto de vista da hotelaria, a comunicação interna é crucial para a gestão de empreendimentos turísticos sendo assim decisiva para alcançar os objetivos previamente definidos. Para que haja uma comunicação interna eficaz é necessária uma boa gestão dos recursos humanos. Nesse mesmo sentido e ao longo dos anos o departamento dos recursos humanos das organizações passou a ser um departamento estratégico e central, resultando uma vantagem competitiva para essas mesmas empresas. Selina não se caracteriza por ser uma cadeia hoteleira, mas sim uma marca e estilo de vida nómada. Os hotéis como o Selina, que oferecem alojamento confortável com serviços básicos, espaços cowork com todas as comodidades necessárias para garantir um bom ambiente de trabalho e ainda várias atividades para entreter nas horas vagas são a opção perfeita para os nómadas digitais pois têm tudo num só sítio. Na cultura Selina os empregados não são simples trabalhadores, os colaboradores são parte de um movimento, contribuindo significativamente para a experiência vivida no Selina. As novas gerações de viajantes procuram experiências autênticas e envolvimento social. O Selina representa um modelo perfeito para as tendências da hotelaria e uma matriz a ser seguida pelos futuros empreendedores assim como outras unidades hoteleiras já existentes. Ao longo dos nove meses de estágio realizado no âmbito do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, analisámos os problemas entretanto identificados na unidade hoteleira, tendo sido proposto algumas ações que pensamos serem importantes para a comunicação interna entre trabalhadores, de forma a tornar o ambiente de trabalho mais motivador, produtivo e leve.Within an organization, internal communication is a highly critical need, namely for the management and coordination of daily operations. Communication is also a fundamental tool for establishing a pleasant internal environment and positively influencing the company's global image. From the hospitality industry’s point of view, internal communication is crucial for the management of tourist resorts and is therefore decisive to achieve the previously defined goals. To have effective internal communication, it is necessary to have good management of human resources. In this same sense and throughout the years, the human resources department of organizations has become a strategic and central department, resulting in a competitive advantage for those same companies. Selina is not characterized by being a hotel chain, but rather a nomadic brand and lifestyle. Hotels like Selina, which offer comfortable accommodation with basic services, coworking spaces with all the necessary amenities to ensure a good working environment, and various activities to entertain in their spare time are the perfect option for digital nomads as they have everything in one place. In Selina’s culture, employees are not simply workers, employees are part of a movement, contributing significantly to the lived experience at Selina. New generations of travellers are looking for authentic experiences and social engagement. The Selina represents a perfect model for hotel trends and a matrix to be followed by future developers as well as other existing hotel units. During the nine months of the internship carried out as part of the Masters in Hotel Management and Direction by the School of Tourism and Technology of the Sea, we analyzed the problems identified in the hotel unit, and proposed some actions that we think are important for the internal communication between workers, to make the work environment more motivating, productive, and light.Carvalho, Mário João Paulo de JesusIC-OnlineRodrigues, Raquel Matias2022-12-09T12:07:12Z2022-11-302022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7912TID:203117336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:11Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:44.364987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio no Selina
ações de melhoramento da comunicação interna na hotelaria : caso de estudo Selina
title Relatório de estágio no Selina
spellingShingle Relatório de estágio no Selina
Rodrigues, Raquel Matias
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Gestão de Recursos Humanos
Hotelaria
Selina
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Relatório de estágio no Selina
title_full Relatório de estágio no Selina
title_fullStr Relatório de estágio no Selina
title_full_unstemmed Relatório de estágio no Selina
title_sort Relatório de estágio no Selina
author Rodrigues, Raquel Matias
author_facet Rodrigues, Raquel Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Mário João Paulo de Jesus
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Raquel Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Comunicação interna
Gestão de Recursos Humanos
Hotelaria
Selina
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação organizacional
Comunicação interna
Gestão de Recursos Humanos
Hotelaria
Selina
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dentro de uma organização, a comunicação interna é uma necessidade de elevada criticidade, nomeadamente para a gestão e coordenação das operações diárias. A comunicação é ainda uma ferramenta fundamental para estabelecer internamente um ambiente agradável e influenciar positivamente a imagem global da empresa. Do ponto de vista da hotelaria, a comunicação interna é crucial para a gestão de empreendimentos turísticos sendo assim decisiva para alcançar os objetivos previamente definidos. Para que haja uma comunicação interna eficaz é necessária uma boa gestão dos recursos humanos. Nesse mesmo sentido e ao longo dos anos o departamento dos recursos humanos das organizações passou a ser um departamento estratégico e central, resultando uma vantagem competitiva para essas mesmas empresas. Selina não se caracteriza por ser uma cadeia hoteleira, mas sim uma marca e estilo de vida nómada. Os hotéis como o Selina, que oferecem alojamento confortável com serviços básicos, espaços cowork com todas as comodidades necessárias para garantir um bom ambiente de trabalho e ainda várias atividades para entreter nas horas vagas são a opção perfeita para os nómadas digitais pois têm tudo num só sítio. Na cultura Selina os empregados não são simples trabalhadores, os colaboradores são parte de um movimento, contribuindo significativamente para a experiência vivida no Selina. As novas gerações de viajantes procuram experiências autênticas e envolvimento social. O Selina representa um modelo perfeito para as tendências da hotelaria e uma matriz a ser seguida pelos futuros empreendedores assim como outras unidades hoteleiras já existentes. Ao longo dos nove meses de estágio realizado no âmbito do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, analisámos os problemas entretanto identificados na unidade hoteleira, tendo sido proposto algumas ações que pensamos serem importantes para a comunicação interna entre trabalhadores, de forma a tornar o ambiente de trabalho mais motivador, produtivo e leve.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09T12:07:12Z
2022-11-30
2022-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7912
TID:203117336
url http://hdl.handle.net/10400.8/7912
identifier_str_mv TID:203117336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137000250408960