Um modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3433 |
Resumo: | A supervisão pedagógica ganhou novo relevo na atualidade, quer pela sua associação às práticas de avaliação de desempenho docente previstas no novo Estatuto da Carreira Docente, quer pela necessidade dos docentes e das escolas aperfeiçoarem as suas práticas no sentido de responderem mais eficazmente às necessidades dos aprendentes. Considerando a especificidade da disciplina de Filosofia no ensino secundário pretende-se com este estudo delinear um modelo de supervisão pedagógica adequado ao desenvolvimento profissional do docente de Filosofia, já inserido na carreira, partindo de uma análise dos conceitos de supervisão e avaliação, dos diferentes modelos de supervisão, da identificação dos modelos de ensino mais adequados à especificidade da disciplina, do contributo específico que a tradição filosófica, enquanto tradição reflexiva e crítica e, finalmente, da análise das representações de alguns docentes de Filosofia relativamente aos processos de avaliação de desempenho em que participaram, como avaliadores ou avaliados. Existindo alguma tendência, na atualidade, para uma identificação entre a avaliação docente e a supervisão pedagógica procurámos acentuar precisamente a vertente pedagógica da supervisão e o seu papel como prática que visa essencialmente o desenvolvimento profissional e ultrapassa a avaliação, que se constitui como um momento particular de um processo mais vasto e complexo. |
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Um modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofiaProfessoresFilosofiaSupervisãoAvaliação do desempenhoProfissionalPedagogiaPedagogical supervisionEvaluation of performancePhilosophyProfessional developmentA supervisão pedagógica ganhou novo relevo na atualidade, quer pela sua associação às práticas de avaliação de desempenho docente previstas no novo Estatuto da Carreira Docente, quer pela necessidade dos docentes e das escolas aperfeiçoarem as suas práticas no sentido de responderem mais eficazmente às necessidades dos aprendentes. Considerando a especificidade da disciplina de Filosofia no ensino secundário pretende-se com este estudo delinear um modelo de supervisão pedagógica adequado ao desenvolvimento profissional do docente de Filosofia, já inserido na carreira, partindo de uma análise dos conceitos de supervisão e avaliação, dos diferentes modelos de supervisão, da identificação dos modelos de ensino mais adequados à especificidade da disciplina, do contributo específico que a tradição filosófica, enquanto tradição reflexiva e crítica e, finalmente, da análise das representações de alguns docentes de Filosofia relativamente aos processos de avaliação de desempenho em que participaram, como avaliadores ou avaliados. Existindo alguma tendência, na atualidade, para uma identificação entre a avaliação docente e a supervisão pedagógica procurámos acentuar precisamente a vertente pedagógica da supervisão e o seu papel como prática que visa essencialmente o desenvolvimento profissional e ultrapassa a avaliação, que se constitui como um momento particular de um processo mais vasto e complexo.Pedagogical supervision acquires new importance today either by its association to the evaluation practice of teachers’ performance under the new teacher profession act “Estatuto da Carreira Docente”, or by the need of teachers and schools to improve their practices in order to respond more effectively to the needs of learners. Considering the specificity of the subject of Philosophy in secondary schools it is intended with this study to outline a model of pedagogical supervision appropriate to the professional development for Philosophy teachers, already pursuing a teaching career, starting from an analysis of the concepts of supervision and evaluation, the different supervision models, the identification of the most appropriate teaching models to the subject, the specific contribution of philosophical tradition, whilst what reflective and critical tradition can give to the supervision practice, to the analysis of the representations of Philosophy teachers in relation to performance evaluation processes in which they participated. As there has been a tendency, nowadays, towards an identification between teacher performance evaluation and pedagogical supervision, in the present study we want to accurately emphasize the pedagogical aspect of supervision and its role as a practice that is essentially aimed at the professional development and goes beyond the evaluation, which consists in a particular moment in a wider and more complex process.Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaTeixeira, AntónioRepositório AbertoSilva, Isabel Gouveia da2014-09-25T09:35:13Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3433TID:201140594porSilva, Isabel Gouveia da - Um modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofia [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:27Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:43.462396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A supervisão pedagógica ganhou novo relevo na atualidade, quer pela sua associação às práticas de avaliação de desempenho docente previstas no novo Estatuto da Carreira Docente, quer pela necessidade dos docentes e das escolas aperfeiçoarem as suas práticas no sentido de responderem mais eficazmente às necessidades dos aprendentes. Considerando a especificidade da disciplina de Filosofia no ensino secundário pretende-se com este estudo delinear um modelo de supervisão pedagógica adequado ao desenvolvimento profissional do docente de Filosofia, já inserido na carreira, partindo de uma análise dos conceitos de supervisão e avaliação, dos diferentes modelos de supervisão, da identificação dos modelos de ensino mais adequados à especificidade da disciplina, do contributo específico que a tradição filosófica, enquanto tradição reflexiva e crítica e, finalmente, da análise das representações de alguns docentes de Filosofia relativamente aos processos de avaliação de desempenho em que participaram, como avaliadores ou avaliados. Existindo alguma tendência, na atualidade, para uma identificação entre a avaliação docente e a supervisão pedagógica procurámos acentuar precisamente a vertente pedagógica da supervisão e o seu papel como prática que visa essencialmente o desenvolvimento profissional e ultrapassa a avaliação, que se constitui como um momento particular de um processo mais vasto e complexo. |
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