Um modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel Gouveia da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3433
Resumo: A supervisão pedagógica ganhou novo relevo na atualidade, quer pela sua associação às práticas de avaliação de desempenho docente previstas no novo Estatuto da Carreira Docente, quer pela necessidade dos docentes e das escolas aperfeiçoarem as suas práticas no sentido de responderem mais eficazmente às necessidades dos aprendentes. Considerando a especificidade da disciplina de Filosofia no ensino secundário pretende-se com este estudo delinear um modelo de supervisão pedagógica adequado ao desenvolvimento profissional do docente de Filosofia, já inserido na carreira, partindo de uma análise dos conceitos de supervisão e avaliação, dos diferentes modelos de supervisão, da identificação dos modelos de ensino mais adequados à especificidade da disciplina, do contributo específico que a tradição filosófica, enquanto tradição reflexiva e crítica e, finalmente, da análise das representações de alguns docentes de Filosofia relativamente aos processos de avaliação de desempenho em que participaram, como avaliadores ou avaliados. Existindo alguma tendência, na atualidade, para uma identificação entre a avaliação docente e a supervisão pedagógica procurámos acentuar precisamente a vertente pedagógica da supervisão e o seu papel como prática que visa essencialmente o desenvolvimento profissional e ultrapassa a avaliação, que se constitui como um momento particular de um processo mais vasto e complexo.
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