A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Ana Rita Jorge
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93711
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_0c1ac9bed0953da4b053fba962ebe25d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° AnoWriting and Narration: Didactic Application in the 7th YearescritaplanificaçãotextualizaçãorevisãoconectoresplanningtextualizationreviewconnectorswritingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis work was developed in the context of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, from the Faculty of Letters of the University of Coimbra. It intends to describe the activities carried out with two 7th grade classes throughout the supervised pedagogical practice, in the José Ferreira Pinto Basto Basic School, Aveiro district, in 2019/2020. In addition, the explicit teaching of the written production phases and of the connectors from the scientific-didactic point of view are also explored. After the description of the socio-educational context where the internship took place, an explanation of the activities that were developed with the students of the two classes is carried out. Along with the mentioned explanation, it is presented an analysis and interpretation of the data collected from the observation of the students' work and the application of the data collection instruments. The second part of this report presents the analysis and interpretation of data related to the phases of written production and the use of connectors. In fact, the activities carried out made it possible to conclude that, in the writing domain, through the stages of written production and with the use of connectors, students are able to develop more cohesive and well-structured texts.This work was developed in the context of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, from the Faculty of Letters of the University of Coimbra. It intends to describe the activities carried out with two 7th grade classes throughout the supervised pedagogical practice, in the José Ferreira Pinto Basto Basic School, Aveiro district, in 2019/2020. In addition, the explicit teaching of the written production phases and of the connectors from the scientific-didactic point of view are also explored. After the description of the socio-educational context where the internship took place, an explanation of the activities that were developed with the students of the two classes is carried out. Along with the mentioned explanation, it is presented an analysis and interpretation of the data collected from the observation of the students' work and the application of the data collection instruments. The second part of this report presents the analysis and interpretation of data related to the phases of written production and the use of connectors. In fact, the activities carried out made it possible to conclude that, in the writing domain, through the stages of written production and with the use of connectors, students are able to develop more cohesive and well-structured texts.Este trabalho, desenvolvido no contexto do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tenciona descrever as atividades realizadas com duas turmas de 7º ano ao longo da prática pedagógica supervisionada, na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, distrito de Aveiro, em 2019/2020. Além disso, ainda é explorado o ensino explícito das fases de produção escrita e também dos conectores sob o ponto de vista científico-didático.Após a descrição do contexto socioeducativo onde foi concretizado o estágio, é realizada uma explicação das atividades que foram desenvolvidas com os alunos das duas turmas, assim como, a análise e interpretação dos dados recolhidos, a partir da observação dos trabalhos dos alunos e da aplicação dos instrumentos de recolha de dados.Na segunda parte do presente relatório é apresentada a análise e interpretação dos dados relativos às fases de produção escrita e ao uso dos conectores. Na verdade, as atividades executadas possibilitaram concluir que, no domínio da escrita, através das fases de produção escrita e com o uso dos conectores, os alunos conseguem desenvolver textos mais coesos e bem estruturados.Este trabalho, desenvolvido no contexto do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tenciona descrever as atividades realizadas com duas turmas de 7º ano ao longo da prática pedagógica supervisionada, na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, distrito de Aveiro, em 2019/2020. Além disso, ainda é explorado o ensino explícito das fases de produção escrita e também dos conectores sob o ponto de vista científico-didático.Após a descrição do contexto socioeducativo onde foi concretizado o estágio, é realizada uma explicação das atividades que foram desenvolvidas com os alunos das duas turmas, assim como, a análise e interpretação dos dados recolhidos, a partir da observação dos trabalhos dos alunos e da aplicação dos instrumentos de recolha de dados.Na segunda parte do presente relatório é apresentada a análise e interpretação dos dados relativos às fases de produção escrita e ao uso dos conectores. Na verdade, as atividades executadas possibilitaram concluir que, no domínio da escrita, através das fases de produção escrita e com o uso dos conectores, os alunos conseguem desenvolver textos mais coesos e bem estruturados.2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93711http://hdl.handle.net/10316/93711TID:202674525porMartinho, Ana Rita Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:08:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:37.370158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
Writing and Narration: Didactic Application in the 7th Year
title A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
spellingShingle A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
Martinho, Ana Rita Jorge
escrita
planificação
textualização
revisão
conectores
planning
textualization
review
connectors
writing
title_short A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
title_full A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
title_fullStr A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
title_full_unstemmed A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
title_sort A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° Ano
author Martinho, Ana Rita Jorge
author_facet Martinho, Ana Rita Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Ana Rita Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv escrita
planificação
textualização
revisão
conectores
planning
textualization
review
connectors
writing
topic escrita
planificação
textualização
revisão
conectores
planning
textualization
review
connectors
writing
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93711
http://hdl.handle.net/10316/93711
TID:202674525
url http://hdl.handle.net/10316/93711
identifier_str_mv TID:202674525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021439979520