Arquitetura ou revolução: learning from the satellite: processos arquitetónicos: tradicionais vs digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Susana Aires Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8761
Resumo: presente trabalho de investigação aborda o processo arquitetónico centrado nas possibilidades e necessidades do arquiteto em utilizar um conjunto de ferramentas específicas que lhe permitem alcançar a solução conceptual. Na contemporaneidade o arquiteto tem ao seu dispor uma vasta variedade de novas tecnologias digitais para conceptualizar e construir os seus projetos. Este fato tem permitido caraterizar os processos arquitetónicos como tradicionais ou digitais. Focado nesta relação o trabalho que se apresenta tem como objetivo fazer uma caraterização dos dois processos através da análise do processo de Mark Burry para a Sagrada Família em Barcelona, Espanha. A descrição deste caso de estudo permitiu compreender o papel das novas tecnologias digitais nas várias etapas do projeto. Bem como, promover a sua utilização na vertente prática da unidade curricular de projeto final de arquitetura (PFA). Com base nos objetivos definidos e metodologia aplicada, o presente trabalho estrutura-se em três fases: (1) caracterização dos processos tradicionais e dos processos digitais, fundamentada numa breve descrição histórica e em exemplos a nível nacional e internacional; (2) análise do processo projetual de Mark Burry na Sagrada Família, como caso paradigmático da necessidade de aplicação prática de ambos os processos; e (3) a experimentação dos processos e suas etapas no projeto da Escola Básica de 1º Ciclo da Portela, Lisboa.
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