A intervenção de enfermagem comunitária num bairro de génese social em tempos de pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36859 |
Resumo: | O presente relatório é devido ao estágio final realizado numa Unidade de Saúde Pública da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do Mestrado em Enfermagem na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Lisboa, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A pandemia da COVID-19 é uma emergência de saúde pública global, considerada a crise mais desafiadora que já se enfrentou (WHO, 2020a). A COVID-19 é uma doença infeciosa, potencialmente evitável e as precauções baseadas na transmissão do vírus são o ponto fulcral. Para conter a expansão da doença e na fase em que nos encontrávamos, as recomendações pontuam as medidas preventivas como cruciais no combate e as de maior efeito amortizador para conter as infeções e prevenir a transmissão (WHO, 2020b; 2020d). Desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária na sequência do diagnóstico de necessidades de saúde da comunidade residencial de um bairro de génese social da área de influência da USP, com ênfase na capacitação da comunidade, para a aquisição de conhecimentos que conduzam à adoção de medidas preventivas. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi o processo de planeamento em saúde. O referencial teórico adotado foi o modelo de promoção de saúde de Nola Pender. Os diagnósticos de enfermagem identificados (diagnósticos CIPE) após priorização foram: conhecimento sobre distanciamento não demonstrado; conhecimento sobre utilização de equipamento de proteção (uso de máscara) não demonstrado e conhecimento sobre higiene pessoal (lavagem das mãos) não demonstrado. Optou-se por uma intervenção dirigida à comunidade, alicerçada na estratégia de educação para a saúde. Elegeu-se o envolvimento de atores da comunidade local e foi crucial a colaboração com o líder local religioso do bairro. O projeto contribuiu para uma intervenção estruturada, próxima, customizada e socioculturalmente competente e uma oportunidade de fortalecer a promoção da saúde agora e até para o futuro, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento de competências de enfermagem comunitária. |
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A intervenção de enfermagem comunitária num bairro de génese social em tempos de pandemia da COVID-19Promoção da saúdeCapacitaçãoCOVID-19Enfermagem de saúde comunitária e saúde públicaHealth promotionTrainingCommunity health nursing and public healthDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório é devido ao estágio final realizado numa Unidade de Saúde Pública da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do Mestrado em Enfermagem na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Lisboa, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A pandemia da COVID-19 é uma emergência de saúde pública global, considerada a crise mais desafiadora que já se enfrentou (WHO, 2020a). A COVID-19 é uma doença infeciosa, potencialmente evitável e as precauções baseadas na transmissão do vírus são o ponto fulcral. Para conter a expansão da doença e na fase em que nos encontrávamos, as recomendações pontuam as medidas preventivas como cruciais no combate e as de maior efeito amortizador para conter as infeções e prevenir a transmissão (WHO, 2020b; 2020d). Desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária na sequência do diagnóstico de necessidades de saúde da comunidade residencial de um bairro de génese social da área de influência da USP, com ênfase na capacitação da comunidade, para a aquisição de conhecimentos que conduzam à adoção de medidas preventivas. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi o processo de planeamento em saúde. O referencial teórico adotado foi o modelo de promoção de saúde de Nola Pender. Os diagnósticos de enfermagem identificados (diagnósticos CIPE) após priorização foram: conhecimento sobre distanciamento não demonstrado; conhecimento sobre utilização de equipamento de proteção (uso de máscara) não demonstrado e conhecimento sobre higiene pessoal (lavagem das mãos) não demonstrado. Optou-se por uma intervenção dirigida à comunidade, alicerçada na estratégia de educação para a saúde. Elegeu-se o envolvimento de atores da comunidade local e foi crucial a colaboração com o líder local religioso do bairro. O projeto contribuiu para uma intervenção estruturada, próxima, customizada e socioculturalmente competente e uma oportunidade de fortalecer a promoção da saúde agora e até para o futuro, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento de competências de enfermagem comunitária.This report concerns the final internship taken in a Public healthcare Unit at the Regional Health Administration of Lisbon and the Tagus Valley. The report relates to the Master’s Degree in Nursing in Public and Community Healthcare at Lisbon’s Nursing School of the Science Studies Institute, Universidade Católica Portuguesa. Covid-19 pandemic has been considered the most challenging public health emergency crisis ever faced (WHO, 2020a). “Covid-19 is a contagious, and potentially preventable disease, and precautions focused on the virus transmission are the key point. In order to contain the widespread of the disease, and bearing in mind its current stage, recommendations stress the importance of precautionary measures as crucial means to provide a shock-absorbing effect, restrain infections and prevent transmission (WHO, 2020b, 2020d). This project was developed following the awareness of healthcare needs in a social housing community within USP’s area of influence, which focused on the community’s ability to learn and follow precautionary measures. The chosen methodology for this project was set on a health planning process, and Nola Pender’s Health Promotion Model was the chosen theoretical frame of reference. After prioritization, the nursing diagnoses and records (CIPE diagnoses) were as followed: unproven knowledge about distancing; understanding on how to use protective gear (mask use), and knowledge about personal hygiene procedures (hand washing). A community-oriented approach was followed, and it was grounded on a health education strategy. Also, the local community representatives’ engagement and the local religious leader’s collaboration were of extreme importance. The project has contributed not only to a structured, close, personal and socio-culturally proficient intervention, but also to an opportunity to strengthen health promotion both currently and for the future. Furthermore, this project has contributed for the development of community nursing skills.Resende, AnaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPires, Maria do Céu Coelho Monteiro2022-03-03T10:24:16Z2021-09-282021-052021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36859TID:202947939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:58.199507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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