Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nunes, Cristiane Lima, Capellini, Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2878
Resumo: Objetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in the
id RCAP_0c274fa13f98882af9e89666f3c68f8b
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagemDistúrbio de aprendizagemPercepção auditivaIntervençãoLearning disabilitiesAuditory perceptionInterventionObjetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in theEdições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinheiro, Fábio HenriqueNunes, Cristiane LimaCapellini, Simone Aparecida2012-03-12T14:05:06Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2878porCadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 01 (2009) 85-100.1647-3485info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:55.175427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
title Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
spellingShingle Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
Pinheiro, Fábio Henrique
Distúrbio de aprendizagem
Percepção auditiva
Intervenção
Learning disabilities
Auditory perception
Intervention
title_short Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
title_full Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
title_fullStr Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
title_full_unstemmed Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
title_sort Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
author Pinheiro, Fábio Henrique
author_facet Pinheiro, Fábio Henrique
Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone Aparecida
author_role author
author2 Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Fábio Henrique
Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbio de aprendizagem
Percepção auditiva
Intervenção
Learning disabilities
Auditory perception
Intervention
topic Distúrbio de aprendizagem
Percepção auditiva
Intervenção
Learning disabilities
Auditory perception
Intervention
description Objetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in the
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2012-03-12T14:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2878
url http://hdl.handle.net/10284/2878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 01 (2009) 85-100.
1647-3485
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130264684724224