Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2878 |
Resumo: | Objetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in the |
id |
RCAP_0c274fa13f98882af9e89666f3c68f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagemDistúrbio de aprendizagemPercepção auditivaIntervençãoLearning disabilitiesAuditory perceptionInterventionObjetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in theEdições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinheiro, Fábio HenriqueNunes, Cristiane LimaCapellini, Simone Aparecida2012-03-12T14:05:06Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2878porCadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 01 (2009) 85-100.1647-3485info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:55.175427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem |
spellingShingle |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem Pinheiro, Fábio Henrique Distúrbio de aprendizagem Percepção auditiva Intervenção Learning disabilities Auditory perception Intervention |
title_short |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_full |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_fullStr |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem |
title_sort |
Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem |
author |
Pinheiro, Fábio Henrique |
author_facet |
Pinheiro, Fábio Henrique Nunes, Cristiane Lima Capellini, Simone Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Cristiane Lima Capellini, Simone Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Fábio Henrique Nunes, Cristiane Lima Capellini, Simone Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distúrbio de aprendizagem Percepção auditiva Intervenção Learning disabilities Auditory perception Intervention |
topic |
Distúrbio de aprendizagem Percepção auditiva Intervenção Learning disabilities Auditory perception Intervention |
description |
Objetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in the |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009-01-01T00:00:00Z 2012-03-12T14:05:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2878 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 01 (2009) 85-100. 1647-3485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130264684724224 |