O acordo ortográfico e o seu impacto no processo de ensino: aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ermelinda Maria Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6981
Resumo: Este relatório dissertativo é um relatório final de estágio, de cariz teóricoprático, que remete para o estudo e análise da atividade pedagógica posta em prática em contexto escolar. É uma reflexão centrada no estágio desenvolvido na escola E.B. 1 do Corgo, nº 3 de Vila Real. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer o trabalho efetuado durante a prática pedagógica. Este estudo incidiu sobre os aspetos que se seguem: A caracterização do contexto de estágio, a atividade educativa, o relato da prática educativa, a aproximação da língua escrita à língua falada e as metodologias de investigação. Tendo em atenção a diversidade de temáticas envolventes no ensino/aprendizagem, este estudo centra-se, no entanto, no acordo ortográfico de 1990. Esta opção deve-se ao facto de considerarmos este assunto de uma importância extrema, já que entra em vigor no ano letivo de 2011/12. Não obstante, a fim de averiguarmos o conhecimento que os docentes têm sobre o assunto, optamos por efectuar um inquérito sobre o assunto. A análise ao inquérito permitiu constatar que os docentes revelam ainda muitas dificuldades na aplicação do acordo ortográfico. Estas dificuldades advêm, sobretudo, do desconhecimento que os profissionais têm em relação às mudanças na ortografia, impostas pelo acordo.
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