Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, António Jorge Duarte Rebelo de, 1952-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5262
https://doi.org/10.34628/2fxh-4887
Resumo: O presente estudo procura analisar os desafios que se colocam a economia portuguesa, num quadro de implementação de uma política de rigor orçamental que se procura conciliar com a realização de reformas estruturais e com a inversão de um "ciclo para-recessionista" ou, numa perspectiva mais optimista, de crescimento lento da economia nacional. Recorre-se a conceitos como os de "síndroma despesista" e de "síndroma hiper-competitivo", referindo-se, ainda, o conceito de "comportamento FTL" ("Follow the leader") e a indispensabilidade de se enveredar por medidas que assegurem uma nova transparência do mercado. Depois de se proceder a caracterização de estratégias alternativas empresariais conclui-se pela vantagem na adopção da estratégia de "playing for long run profit and diversification", suscitando-se a questão do eventual recurso ao investimento publico, nomeadamente, na versão P.P.P. (Public - Private - Project) -com referenda ao conceito de "paliativo" -, bem como a necessidade de revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Em síntese, pretende-se, com o presente estudo, chamar a atenção para a relevância do "novo-Keynesianismo", em articulação com a indispensabilidade de aumento do "stock" de capital e de acréscimo da produtividade, procurando-se, por conseguinte, conciliar as reformas estruturais com a expansão sustentada da economia e como respeito de critérios de rigor nas Finanças Publicas.
id RCAP_0c36783dbc2e626ba98f278ac1e40a5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesaPortugal - Condições económicas - Século 21Portugal - Política económicaO presente estudo procura analisar os desafios que se colocam a economia portuguesa, num quadro de implementação de uma política de rigor orçamental que se procura conciliar com a realização de reformas estruturais e com a inversão de um "ciclo para-recessionista" ou, numa perspectiva mais optimista, de crescimento lento da economia nacional. Recorre-se a conceitos como os de "síndroma despesista" e de "síndroma hiper-competitivo", referindo-se, ainda, o conceito de "comportamento FTL" ("Follow the leader") e a indispensabilidade de se enveredar por medidas que assegurem uma nova transparência do mercado. Depois de se proceder a caracterização de estratégias alternativas empresariais conclui-se pela vantagem na adopção da estratégia de "playing for long run profit and diversification", suscitando-se a questão do eventual recurso ao investimento publico, nomeadamente, na versão P.P.P. (Public - Private - Project) -com referenda ao conceito de "paliativo" -, bem como a necessidade de revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Em síntese, pretende-se, com o presente estudo, chamar a atenção para a relevância do "novo-Keynesianismo", em articulação com a indispensabilidade de aumento do "stock" de capital e de acréscimo da produtividade, procurando-se, por conseguinte, conciliar as reformas estruturais com a expansão sustentada da economia e como respeito de critérios de rigor nas Finanças Publicas.2020-03-10T17:05:25Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5262https://doi.org/10.34628/2fxh-4887porSousa, António Jorge Duarte Rebelo de, 1952-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:09:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
title Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
spellingShingle Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
Sousa, António Jorge Duarte Rebelo de, 1952-
Portugal - Condições económicas - Século 21
Portugal - Política económica
title_short Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
title_full Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
title_fullStr Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
title_full_unstemmed Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
title_sort Da relevância da componente psicológica na evolução futura da economia portuguesa
author Sousa, António Jorge Duarte Rebelo de, 1952-
author_facet Sousa, António Jorge Duarte Rebelo de, 1952-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, António Jorge Duarte Rebelo de, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal - Condições económicas - Século 21
Portugal - Política económica
topic Portugal - Condições económicas - Século 21
Portugal - Política económica
description O presente estudo procura analisar os desafios que se colocam a economia portuguesa, num quadro de implementação de uma política de rigor orçamental que se procura conciliar com a realização de reformas estruturais e com a inversão de um "ciclo para-recessionista" ou, numa perspectiva mais optimista, de crescimento lento da economia nacional. Recorre-se a conceitos como os de "síndroma despesista" e de "síndroma hiper-competitivo", referindo-se, ainda, o conceito de "comportamento FTL" ("Follow the leader") e a indispensabilidade de se enveredar por medidas que assegurem uma nova transparência do mercado. Depois de se proceder a caracterização de estratégias alternativas empresariais conclui-se pela vantagem na adopção da estratégia de "playing for long run profit and diversification", suscitando-se a questão do eventual recurso ao investimento publico, nomeadamente, na versão P.P.P. (Public - Private - Project) -com referenda ao conceito de "paliativo" -, bem como a necessidade de revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Em síntese, pretende-se, com o presente estudo, chamar a atenção para a relevância do "novo-Keynesianismo", em articulação com a indispensabilidade de aumento do "stock" de capital e de acréscimo da produtividade, procurando-se, por conseguinte, conciliar as reformas estruturais com a expansão sustentada da economia e como respeito de critérios de rigor nas Finanças Publicas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2020-03-10T17:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5262
https://doi.org/10.34628/2fxh-4887
url http://hdl.handle.net/11067/5262
https://doi.org/10.34628/2fxh-4887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304075167072256