(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16560 |
Resumo: | Neste trabalho explora-se o impacto do Nudge na promoção da procura ativa de emprego. O conceito “Nudge”, de Thaler e Sunstein, envolve o reenquadramento dos contextos onde o indivíduo toma decisões, de modo a encorajar opções mais desejáveis. Desta forma, procede-se à experimentação do conceito em indivíduos desempregados, no sentido de compreender se há alterações na sua procura de emprego, designadamente ao nível das suas atitudes, comportamentos e resultados. |
id |
RCAP_0c38ac40168c4453e5dd46b86a2829a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/16560 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de empregoCiência políticaDesempregoProcura de empregoComportamento humanoPolítica públicaNeste trabalho explora-se o impacto do Nudge na promoção da procura ativa de emprego. O conceito “Nudge”, de Thaler e Sunstein, envolve o reenquadramento dos contextos onde o indivíduo toma decisões, de modo a encorajar opções mais desejáveis. Desta forma, procede-se à experimentação do conceito em indivíduos desempregados, no sentido de compreender se há alterações na sua procura de emprego, designadamente ao nível das suas atitudes, comportamentos e resultados.This work explores the Nudge’s impact in promoting active job search. Thaler and Sunstein's “Nudge” concept involves the reframing of the contexts in which the individual makes decisions in order to encourage more desirable options. Thus, it proceeds to the concept’s experimentation in unemployed individuals, in order to understand if there are changes in their job search, particularly in terms of their attitudes, behaviours and outcomes.Universidade de Aveiro2016-12-19T15:26:07Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16560porGuimarães, André Filipe Casqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:55Zoai:ria.ua.pt:10773/16560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:40.817271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego |
title |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego |
spellingShingle |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego Guimarães, André Filipe Casqueira Ciência política Desemprego Procura de emprego Comportamento humano Política pública |
title_short |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego |
title_full |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego |
title_fullStr |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego |
title_full_unstemmed |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego |
title_sort |
(Des)encorajar o (des)emprego: "Nudge" aplicado à procura de emprego |
author |
Guimarães, André Filipe Casqueira |
author_facet |
Guimarães, André Filipe Casqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, André Filipe Casqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência política Desemprego Procura de emprego Comportamento humano Política pública |
topic |
Ciência política Desemprego Procura de emprego Comportamento humano Política pública |
description |
Neste trabalho explora-se o impacto do Nudge na promoção da procura ativa de emprego. O conceito “Nudge”, de Thaler e Sunstein, envolve o reenquadramento dos contextos onde o indivíduo toma decisões, de modo a encorajar opções mais desejáveis. Desta forma, procede-se à experimentação do conceito em indivíduos desempregados, no sentido de compreender se há alterações na sua procura de emprego, designadamente ao nível das suas atitudes, comportamentos e resultados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-12-19T15:26:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/16560 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/16560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137566075650048 |