Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3919
Resumo: Um mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária.
id RCAP_0c38d089c06ffbb72ea81160f3879add
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino SecundárioFisica - Ensino SecundárioQuímica - Ensino SecundárioFísica e Química - Ensino Secundário - Relação professor-alunoNovas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagemQuímica - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédiaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaUm mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária.Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostauBibliorumGil, Maria da Conceição Lopes Jorge2015-11-24T14:42:39Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:14.151219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
title Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
spellingShingle Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge
Fisica - Ensino Secundário
Química - Ensino Secundário
Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem
Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
title_full Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
title_fullStr Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
title_full_unstemmed Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
title_sort Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
author Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge
author_facet Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica - Ensino Secundário
Química - Ensino Secundário
Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem
Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Fisica - Ensino Secundário
Química - Ensino Secundário
Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem
Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description Um mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2015-11-24T14:42:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3919
url http://hdl.handle.net/10400.6/3919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136349295476736