Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3919 |
Resumo: | Um mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária. |
id |
RCAP_0c38d089c06ffbb72ea81160f3879add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino SecundárioFisica - Ensino SecundárioQuímica - Ensino SecundárioFísica e Química - Ensino Secundário - Relação professor-alunoNovas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagemQuímica - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédiaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaUm mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária.Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostauBibliorumGil, Maria da Conceição Lopes Jorge2015-11-24T14:42:39Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:14.151219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário |
title |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário |
spellingShingle |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge Fisica - Ensino Secundário Química - Ensino Secundário Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química |
title_short |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário |
title_full |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário |
title_fullStr |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário |
title_sort |
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário |
author |
Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge |
author_facet |
Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisica - Ensino Secundário Química - Ensino Secundário Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química |
topic |
Fisica - Ensino Secundário Química - Ensino Secundário Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química |
description |
Um mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2015-11-24T14:42:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3919 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136349295476736 |