O desenvolvimento de audição relativa em alunos com audição absoluta nas aulas de formação musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16295 |
Resumo: | Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. |
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O desenvolvimento de audição relativa em alunos com audição absoluta nas aulas de formação musicalAudição absolutaAudição relativaEstratégiasFormação musicalAbsolute pitchRelative pitchStrategiesEar trainingRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (Prática Pedagógica) - O estágio descrito neste relatório foi realizado na modalidade de observação estruturada na Escola Profissional da Metropolitana (EPM), em Lisboa, durante o ano letivo 2020/2021. Durante a realização do estágio, foram observadas aulas de três turmas: 7º ano do Curso Básico de Instrumento, 9º ano do Curso Básico de Instrumento e 10º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão. Foram também leccionadas uma aula por período em cada uma destas turmas. Foram elaborados planos anuais e trimestrais e fichas de observação para os três níveis. Para cada aula leccionada foram preparados planos de aula, tendo sido escolhidas actividades sensoriais e de leitura, rítmicas e melódicas. Através da observação das aulas e do feedback que me foi dado pela Professora de Didática do Ensino Especializado, foi possível tomar consciência dos diversos fatores que se devem ter em conta no processo de preparação das aulas, assim como reflectir sobre a minha prática enquanto docente. Ao longo do estágio, destacaram-se os seguintes aspectos positivos na minha prática: domínio do piano, domínio da técnica vocal e facilidade na detecção de erros. Contudo, outros aspectos, tais como a falta de contacto visual, falta de estratégias para ajudar os alunos e ritmo de aula lento poderão ainda ser melhorados. Este estágio teve, assim, um impacto positivo na minha prática docente, já que me concedeu as bases reflexivas e as ferramentas práticas necessárias para conseguir vir a implementar estes aspectos eficazmente no futuro.Resumo II (Investigação) - Com o tema “O desenvolvimento de audição relativa em alunos com audição absoluta nas aulas de Formação Musical”, este projecto de investigação procurou responder à pergunta “Que estratégias podem ser utilizadas nas aulas de Formação Musical para desenvolver a audição relativa nos alunos com audição absoluta?”. Foram estabelecidos como objectivos: averiguar as particularidades dos alunos com audição absoluta, quais as suas facilidades e dificuldades nas aulas de Formação Musical, apurar se os professores de Formação Musical em Portugal utilizam estratégias específicas para desenvolver a audição relativa neste tipo de alunos e, se esse for o caso, quais as estratégias utilizadas. Para recolher os dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 8 alunos do ensino superior com audição absoluta e a 10 professores de Formação Musical de vários níveis de ensino que já tiveram experiência com alunos com audição absoluta. Após a transcrição e análise das entrevistas, concluiu-se que, em geral, tanto os alunos como os professores consideram a audição absoluta vantajosa nas actividades de reconhecimento melódico e de leitura melódica e desvantajosa no reconhecimento de acordes isolados e na entoação de transposições. Constatou-se que a maioria dos professores não diferencia as estratégias utilizadas para desenvolver a audição relativa consoante o tipo de audição dos seus alunos. Das estratégias mencionadas para o desenvolvimento de audição relativa especificamente em alunos com audição absoluta, salientam-se a entoação a partir de partituras de instrumentos transpositores no som real, a escrita de ditados tocados por instrumentos transpositores e o reconhecimento de progressões harmónicas tocadas rapidamente ao piano.Abstract I (Teaching) - The Professional Teaching Internship presented in this report was held in structured observation modality at Escola Profissional da Metropolitana (EPM), in Lisbon, during the 2020/2021 school year. During the internship, lessons from three classes were observed: 7º ano do Curso Básico de Instrumento class, 9º ano do Curso Básico de Instrumento class and 10º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão class. One lesson per period was also taught to each class. Annual and trimestral plans were designed for each class. Lesson plans were also prepared, featuring aural and reading activities, both rhythmic and melodic. Teaching observation and feedback received from the teacher of Didactics for Professional Music Training Teachers has made it possible to be mindful of the distinct factors that come into play when preparing lessons, having also allowed me to reflect upon my teaching skills. Through the internship, some positive aspects were ivhighlighted: keyboard dexterity, vocal technique dexterity and skilled error detection. However, some other aspects still need to be improved, such as lack of eye contact, lack of strategies to help students and slow pacing in classroom. Therefore, this internship has had a positive impact in my teaching skills, since it provided both the reflexive foundations and the necessary practical tools to enable me to implement the aforementioned aspects in the future.Abstract II (Research) - On the subject of “The development of relative pitch in students with absolute pitch in ear training classes”, this research aimed to answer the question “Which strategies can be utilized in ear training classes to develop relative pitch in students with absolute pitch?”. The following goals were set: ascertain the particularities of students with absolute pitch, their strenghts and weaknesses in ear training1 classes, determine whether ear training teachers in Portugal use specific strategies to develop relative pitch in these students and, if that is the case, which strategies are utilized. In order to collect the data, 8 music college students with absolute pitch and 10 ear training teachers (from various levels of education with experience in regards to teaching students with absolute pitch) were interviewed. The interviews were semistructured. After interviews were transcribed and data analyzed, it was concluded that, in general, both students and teachers consider absolute pitch to be advantageous in melodic recognition and melodic reading, as well as unhelpful in chord recognition and transposition. It was also verified that the majority of teachers uses the same strategies with all students, whether they possess absolute pitch or not. The most mentioned strategies to develop relative pitch in students with absolute pitch were the following: singing with note names which are different from pitch, writing melodic dictations played by transposing instruments and playing fast chord progressions.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaSilva, Helena AlmeidaRCIPLTojal, Pedro Afonso Fernandes Sèves2023-07-10T12:10:56Z2022-09-202022-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16295TID:203085310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:51.651616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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