Ser melhor a cada dia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24514 |
Resumo: | No âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) presente no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que visa retratar o percurso da mestranda ao longo dos últimos 5 anos, dando particular enfase aos últimos dois. Este documento abarca as experiências e aprendizagens realizadas pela futura docente, sendo por isso o apogeu da sua formação inicial. O Relatório de Estágio está norteado pelas quatro fases pressupostas pela investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na sua elaboração foram mobilizados os pressupostos teóricos e legais que são a base da educação e que sustentam toda a prática pedagógica efetuada. O ciclo de supervisão foi crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda, uma vez que permitiu a colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do contexto educativo. Ao longo da PES, a futura docente teve oportunidade de contactar com os dois ciclos de ensino que são abrangidos pelo mestrado- 1º CEB e 2º CEB, dando à mesma uma visão global do trajeto efetuado pelos alunos que vão evoluindo, o que obriga a que as estratégias utilizadas sejam diversificadas e adaptadas. Cada contexto com as suas peculiaridades constituiu um ambiente de aprendizagem desafiador e potenciador do crescimento da mestranda. A componente investigativa desenvolvida nesta etapa de formação constituiu um momento essencial, pois permitiu à mestranda compreender a importância do ato de investigar e desenvolver as suas capacidades enquanto professora investigadora. Estas serão aperfeiçoadas ao longo da sua carreira docente, de forma que esta se converta numa profissional de excelência. A investigação realizada, em formato de artigo científico, pretendeu compreender qual é a importância da Minicalculadora de Papy na construção de conceitos matemáticos em alunos do 2º ano de escolaridade. Ser melhor a cada dia é o título deste trabalho, uma vez que a mestranda acredita que vivemos num mundo em constante mudança e, por isso, devemos procurar ser melhores a cada dia que passa, principalmente, quando de nós depende capacitar os alunos para que se tornem cidadãos ativos e munidos com as ferramentas necessárias para se adaptarem aquilo que o futuro lhes reserva. Este documento marca o fim de um capítulo da vida da mestranda que foi pautado pelas constantes aprendizagens e pelo esforço desta para crescer a todos os níveis e assinalada o início de uma nova etapa que esta pretende que esteja repleto de mais aprendizagens. |
id |
RCAP_0c4e2861a18fce326e52025198894dc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser melhor a cada diaCrescimento pessoal e profissionaPESCiclo de supervisãoInvestigação-açãoMinicalculadora de PapyPersonal and professional growthSupervision cycleAction researchPapy's Mini CalculatorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) presente no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que visa retratar o percurso da mestranda ao longo dos últimos 5 anos, dando particular enfase aos últimos dois. Este documento abarca as experiências e aprendizagens realizadas pela futura docente, sendo por isso o apogeu da sua formação inicial. O Relatório de Estágio está norteado pelas quatro fases pressupostas pela investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na sua elaboração foram mobilizados os pressupostos teóricos e legais que são a base da educação e que sustentam toda a prática pedagógica efetuada. O ciclo de supervisão foi crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda, uma vez que permitiu a colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do contexto educativo. Ao longo da PES, a futura docente teve oportunidade de contactar com os dois ciclos de ensino que são abrangidos pelo mestrado- 1º CEB e 2º CEB, dando à mesma uma visão global do trajeto efetuado pelos alunos que vão evoluindo, o que obriga a que as estratégias utilizadas sejam diversificadas e adaptadas. Cada contexto com as suas peculiaridades constituiu um ambiente de aprendizagem desafiador e potenciador do crescimento da mestranda. A componente investigativa desenvolvida nesta etapa de formação constituiu um momento essencial, pois permitiu à mestranda compreender a importância do ato de investigar e desenvolver as suas capacidades enquanto professora investigadora. Estas serão aperfeiçoadas ao longo da sua carreira docente, de forma que esta se converta numa profissional de excelência. A investigação realizada, em formato de artigo científico, pretendeu compreender qual é a importância da Minicalculadora de Papy na construção de conceitos matemáticos em alunos do 2º ano de escolaridade. Ser melhor a cada dia é o título deste trabalho, uma vez que a mestranda acredita que vivemos num mundo em constante mudança e, por isso, devemos procurar ser melhores a cada dia que passa, principalmente, quando de nós depende capacitar os alunos para que se tornem cidadãos ativos e munidos com as ferramentas necessárias para se adaptarem aquilo que o futuro lhes reserva. Este documento marca o fim de um capítulo da vida da mestranda que foi pautado pelas constantes aprendizagens e pelo esforço desta para crescer a todos os níveis e assinalada o início de uma nova etapa que esta pretende que esteja repleto de mais aprendizagens.Within the scope of the Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice (PES) present in the study plan of the master’s degree in teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, this report appears which aims to portray the path of the master's student over the last 5 years, with particular emphasis on the latter two. This document encompasses the experiences and learnings carried out by the future teacher and is therefore the culmination of her initial training. The Internship Report is guided by the four phases presupposed by action research: observation, planning, action, and reflection. In its elaboration, the theoretical and legal assumptions that are the basis of education and that sustain all the pedagogical practice carried out were mobilized. The supervision cycle was crucial for the professional and personal development of the master's student, as it allowed collaboration and cooperation between all stakeholders in the educational context. Throughout the PES, the future teacher had the opportunity to get in touch with the two teaching cycles that are covered by the master's degree - 1st CEB and 2nd CEB, giving her a global view of the path taken by the students who are evolving, which requires that the strategies used are diversified and adapted. Each context, with its peculiarities, constituted a challenging learning environment and enhancer of the master's student's growth. The research component developed in this stage of training was an essential moment, as it allowed the master's student to understand the importance of the act of investigating and developing her skills as a research teacher. These will be perfected throughout your teaching career, so that you become a professional of excellence. The research carried out, in the format of a scientific article, aimed to understand the importance of Papy's Minicalculator in the construction of mathematical concepts in students of the 2nd year of schooling. Being better every day is the title of this work, since the master's student believes that we live in a world in constant change and, therefore, we must seek to be better every day, especially when it is up to us to train students to become active citizens and equipped with the necessary tools to adapt to what the future holds for them. This document marks the end of a chapter in the master's student's life that was marked by constant learning and her effort to grow at all levels and marked the beginning of a new stage that she intends to be full of more learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaSarmento, Maria InêsRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Ana Rita Pereira2024-01-17T15:06:14Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24514TID:203470990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:41.885838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser melhor a cada dia |
title |
Ser melhor a cada dia |
spellingShingle |
Ser melhor a cada dia Fernandes, Ana Rita Pereira Crescimento pessoal e profissiona PES Ciclo de supervisão Investigação-ação Minicalculadora de Papy Personal and professional growth Supervision cycle Action research Papy's Mini Calculator Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ser melhor a cada dia |
title_full |
Ser melhor a cada dia |
title_fullStr |
Ser melhor a cada dia |
title_full_unstemmed |
Ser melhor a cada dia |
title_sort |
Ser melhor a cada dia |
author |
Fernandes, Ana Rita Pereira |
author_facet |
Fernandes, Ana Rita Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mascarenhas, Daniela Sarmento, Maria Inês Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Rita Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crescimento pessoal e profissiona PES Ciclo de supervisão Investigação-ação Minicalculadora de Papy Personal and professional growth Supervision cycle Action research Papy's Mini Calculator Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Crescimento pessoal e profissiona PES Ciclo de supervisão Investigação-ação Minicalculadora de Papy Personal and professional growth Supervision cycle Action research Papy's Mini Calculator Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) presente no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que visa retratar o percurso da mestranda ao longo dos últimos 5 anos, dando particular enfase aos últimos dois. Este documento abarca as experiências e aprendizagens realizadas pela futura docente, sendo por isso o apogeu da sua formação inicial. O Relatório de Estágio está norteado pelas quatro fases pressupostas pela investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na sua elaboração foram mobilizados os pressupostos teóricos e legais que são a base da educação e que sustentam toda a prática pedagógica efetuada. O ciclo de supervisão foi crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda, uma vez que permitiu a colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do contexto educativo. Ao longo da PES, a futura docente teve oportunidade de contactar com os dois ciclos de ensino que são abrangidos pelo mestrado- 1º CEB e 2º CEB, dando à mesma uma visão global do trajeto efetuado pelos alunos que vão evoluindo, o que obriga a que as estratégias utilizadas sejam diversificadas e adaptadas. Cada contexto com as suas peculiaridades constituiu um ambiente de aprendizagem desafiador e potenciador do crescimento da mestranda. A componente investigativa desenvolvida nesta etapa de formação constituiu um momento essencial, pois permitiu à mestranda compreender a importância do ato de investigar e desenvolver as suas capacidades enquanto professora investigadora. Estas serão aperfeiçoadas ao longo da sua carreira docente, de forma que esta se converta numa profissional de excelência. A investigação realizada, em formato de artigo científico, pretendeu compreender qual é a importância da Minicalculadora de Papy na construção de conceitos matemáticos em alunos do 2º ano de escolaridade. Ser melhor a cada dia é o título deste trabalho, uma vez que a mestranda acredita que vivemos num mundo em constante mudança e, por isso, devemos procurar ser melhores a cada dia que passa, principalmente, quando de nós depende capacitar os alunos para que se tornem cidadãos ativos e munidos com as ferramentas necessárias para se adaptarem aquilo que o futuro lhes reserva. Este documento marca o fim de um capítulo da vida da mestranda que foi pautado pelas constantes aprendizagens e pelo esforço desta para crescer a todos os níveis e assinalada o início de uma nova etapa que esta pretende que esteja repleto de mais aprendizagens. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-17T15:06:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24514 TID:203470990 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24514 |
identifier_str_mv |
TID:203470990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137054956716032 |