A representação da Irishness no cinema nacional irlandês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6800
Resumo: Tese de mestrado, Cultura e Sociedade na Europa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
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spelling A representação da Irishness no cinema nacional irlandêsIdentidade nacional - IrlandaCinema - IrlandaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Cultura e Sociedade na Europa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011A presente tese tem como principal objectivo reflectir sobre forma como o cinema representa uma identidade, particularmente no caso da representação da Irishness no cinema nacional irlandês. O conceito de “representação” é analisado enquanto processo de construção, tendo um papel fundamental na produção de sentido. Como o foco deste estudo incide sobre o cinema como um meio através do qual a identidade é representada, consideramos importante entender em que medida pode ser atribuído às imagens um sentido cultural alargado, formando o “mito”, que poderá corresponder a uma ideia de identidade nacional. Por forma a compreender o valor das imagens, será analisada a questão da subjectividade e da importância da intervenção do sujeito na construção e interpretação da imagem, assim como os conceitos de “estereótipo” e de “ideologia”. Será também explorada a função do cinema na criação de uma narrativa da identidade que permite que os indíviduos partilhem uma identidade e se organizem numa nação, formando assim uma “comunidade imaginada”. Dessa forma, o cinema não é apenas um reflexo da comunidade e das suas práticas, actua também como um regulador da mesma, funcionando em dois sentidos: afectando a comunidade e sendo afectado por esta. Tendo tudo isto em conta, é de seguida discutido de que forma o cinema pode ser definido como “nacional” e o que terá levado a uma emergência do cinema nacional irlandês no final do século XX, sendo também considerados nesta investigação alguns dos temas e preocupações mais comuns no cinema irlandês contemporâneo, especialmente o modo como a Irlanda urbana é retratada. About Adam (2000) e Once (2007) são apresentados como dois exemplos onde se pode observar como uma vontade de escapar aos temas tradicionais e de explorar novas formas de representar a Irishness (ou, como acontece no primeiro, pela tentativa de não a representar directamente), resultando em duas formas distintas de entender e narrar a identidade nacional.Abstract: The main objective of the present thesis is to reflect on how cinema represents a certain identity, especially concerning the depiction of Irishness in Irish National Cinema. The concept of ʻrepresentationʼ is analysed as a process of construction, having a crucial role in the production of meaning. Since the focus of this study lies on cinema as a medium through which identity is portrayed, it is important to understand how images can carry a wider cultural meaning, becoming what is known as a ʻmythʼ, that could correspond to an idea of a given national identity. Conceptions such as ʻsubjectivityʼ, ʻstereotypeʼ and ʻideologyʼ are referred in order to understand the value of images. I also explore the role of cinema in creating a narrative of identity that allows individuals to be part of a nation and share a common identity within an ʻimagined communityʼ. That way, cinema does not only reflect society and its practices but also regulates it, working in two ways: by affecting the community and being affected by it. Having that in mind, I discuss how Irish cinema can be defined as national, its dependence on foreign industries in terms of representing the nation, and why an Irish national cinema emerged by the end of the 20th century. Some of the most common topics and issues of contemporary Irish cinema are considered in this research, particulary the way urban Ireland is depicted. About Adam (2000) and Once (2007) are presented as two examples where one can observe how a desire to escape the traditional themes and therefore explore new ways of representing the Irishness (or, in the first case, by trying not to represent it at all), may end up in two very distinctive cinematic forms of perceiving and narrating identity.Sanches, Manuela Ribeiro,1951-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Sara Cristina Ferreira2012-08-07T10:07:25Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:47.745705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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