Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007 |
Resumo: | Este artigo discute o uso dos smartphones nas escolas e na universidade. Respeitando a Declaração de Helsinki, professores das cinco escolas do ensino médio e de uma escola de ensino superior (grupos focais) localizadas no estado de Minas Gerais, Brasil, foram entrevistados para apresentar os benefícios, limitações e resistências relativos à ampla utilização do smartphone como ferramenta da construção do saber pelo aluno em sala de aula. Referências literárias relacionadas com ensino e informática deram suporte às opiniões dos professores que foram entrevistados. Os resultados obtidos elucidam os relatórios da UNESCO, que correlacionam positivamente os anseios e medos dos professores ao lidar com este tipo de tecnologia que está em evolução numa constante curva logarítmica ascendente. Também se discutem as novas contribuições para diminuir a evasão dos alunos, conservando a integridade da visão do professor e a peculiaridade dos estudantes em sala de aula. |
id |
RCAP_0c78ded4053e72ac742b6458c9614946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-98952016000300007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos FocaisEnsinoTecnologia móvelSmartphoneEste artigo discute o uso dos smartphones nas escolas e na universidade. Respeitando a Declaração de Helsinki, professores das cinco escolas do ensino médio e de uma escola de ensino superior (grupos focais) localizadas no estado de Minas Gerais, Brasil, foram entrevistados para apresentar os benefícios, limitações e resistências relativos à ampla utilização do smartphone como ferramenta da construção do saber pelo aluno em sala de aula. Referências literárias relacionadas com ensino e informática deram suporte às opiniões dos professores que foram entrevistados. Os resultados obtidos elucidam os relatórios da UNESCO, que correlacionam positivamente os anseios e medos dos professores ao lidar com este tipo de tecnologia que está em evolução numa constante curva logarítmica ascendente. Também se discutem as novas contribuições para diminuir a evasão dos alunos, conservando a integridade da visão do professor e a peculiaridade dos estudantes em sala de aula.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2016-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.19 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007Reinaldo,FranciscoMagalhães,Demétrio R.Reis,Luis PauloGaffuri,StefaneFreddo,AdemirHallal,Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:08Zoai:scielo:S1646-98952016000300007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:04.513789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais |
title |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais |
spellingShingle |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais Reinaldo,Francisco Ensino Tecnologia móvel Smartphone |
title_short |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais |
title_full |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais |
title_fullStr |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais |
title_full_unstemmed |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais |
title_sort |
Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais |
author |
Reinaldo,Francisco |
author_facet |
Reinaldo,Francisco Magalhães,Demétrio R. Reis,Luis Paulo Gaffuri,Stefane Freddo,Ademir Hallal,Renato |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães,Demétrio R. Reis,Luis Paulo Gaffuri,Stefane Freddo,Ademir Hallal,Renato |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reinaldo,Francisco Magalhães,Demétrio R. Reis,Luis Paulo Gaffuri,Stefane Freddo,Ademir Hallal,Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Tecnologia móvel Smartphone |
topic |
Ensino Tecnologia móvel Smartphone |
description |
Este artigo discute o uso dos smartphones nas escolas e na universidade. Respeitando a Declaração de Helsinki, professores das cinco escolas do ensino médio e de uma escola de ensino superior (grupos focais) localizadas no estado de Minas Gerais, Brasil, foram entrevistados para apresentar os benefícios, limitações e resistências relativos à ampla utilização do smartphone como ferramenta da construção do saber pelo aluno em sala de aula. Referências literárias relacionadas com ensino e informática deram suporte às opiniões dos professores que foram entrevistados. Os resultados obtidos elucidam os relatórios da UNESCO, que correlacionam positivamente os anseios e medos dos professores ao lidar com este tipo de tecnologia que está em evolução numa constante curva logarítmica ascendente. Também se discutem as novas contribuições para diminuir a evasão dos alunos, conservando a integridade da visão do professor e a peculiaridade dos estudantes em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.19 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137366846210048 |