Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinaldo,Francisco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães,Demétrio R., Reis,Luis Paulo, Gaffuri,Stefane, Freddo,Ademir, Hallal,Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007
Resumo: Este artigo discute o uso dos smartphones nas escolas e na universidade. Respeitando a Declaração de Helsinki, professores das cinco escolas do ensino médio e de uma escola de ensino superior (grupos focais) localizadas no estado de Minas Gerais, Brasil, foram entrevistados para apresentar os benefícios, limitações e resistências relativos à ampla utilização do smartphone como ferramenta da construção do saber pelo aluno em sala de aula. Referências literárias relacionadas com ensino e informática deram suporte às opiniões dos professores que foram entrevistados. Os resultados obtidos elucidam os relatórios da UNESCO, que correlacionam positivamente os anseios e medos dos professores ao lidar com este tipo de tecnologia que está em evolução numa constante curva logarítmica ascendente. Também se discutem as novas contribuições para diminuir a evasão dos alunos, conservando a integridade da visão do professor e a peculiaridade dos estudantes em sala de aula.
id RCAP_0c78ded4053e72ac742b6458c9614946
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952016000300007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos FocaisEnsinoTecnologia móvelSmartphoneEste artigo discute o uso dos smartphones nas escolas e na universidade. Respeitando a Declaração de Helsinki, professores das cinco escolas do ensino médio e de uma escola de ensino superior (grupos focais) localizadas no estado de Minas Gerais, Brasil, foram entrevistados para apresentar os benefícios, limitações e resistências relativos à ampla utilização do smartphone como ferramenta da construção do saber pelo aluno em sala de aula. Referências literárias relacionadas com ensino e informática deram suporte às opiniões dos professores que foram entrevistados. Os resultados obtidos elucidam os relatórios da UNESCO, que correlacionam positivamente os anseios e medos dos professores ao lidar com este tipo de tecnologia que está em evolução numa constante curva logarítmica ascendente. Também se discutem as novas contribuições para diminuir a evasão dos alunos, conservando a integridade da visão do professor e a peculiaridade dos estudantes em sala de aula.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2016-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.19 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007Reinaldo,FranciscoMagalhães,Demétrio R.Reis,Luis PauloGaffuri,StefaneFreddo,AdemirHallal,Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:08Zoai:scielo:S1646-98952016000300007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:04.513789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
title Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
spellingShingle Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
Reinaldo,Francisco
Ensino
Tecnologia móvel
Smartphone
title_short Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
title_full Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
title_fullStr Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
title_full_unstemmed Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
title_sort Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais
author Reinaldo,Francisco
author_facet Reinaldo,Francisco
Magalhães,Demétrio R.
Reis,Luis Paulo
Gaffuri,Stefane
Freddo,Ademir
Hallal,Renato
author_role author
author2 Magalhães,Demétrio R.
Reis,Luis Paulo
Gaffuri,Stefane
Freddo,Ademir
Hallal,Renato
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinaldo,Francisco
Magalhães,Demétrio R.
Reis,Luis Paulo
Gaffuri,Stefane
Freddo,Ademir
Hallal,Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Tecnologia móvel
Smartphone
topic Ensino
Tecnologia móvel
Smartphone
description Este artigo discute o uso dos smartphones nas escolas e na universidade. Respeitando a Declaração de Helsinki, professores das cinco escolas do ensino médio e de uma escola de ensino superior (grupos focais) localizadas no estado de Minas Gerais, Brasil, foram entrevistados para apresentar os benefícios, limitações e resistências relativos à ampla utilização do smartphone como ferramenta da construção do saber pelo aluno em sala de aula. Referências literárias relacionadas com ensino e informática deram suporte às opiniões dos professores que foram entrevistados. Os resultados obtidos elucidam os relatórios da UNESCO, que correlacionam positivamente os anseios e medos dos professores ao lidar com este tipo de tecnologia que está em evolução numa constante curva logarítmica ascendente. Também se discutem as novas contribuições para diminuir a evasão dos alunos, conservando a integridade da visão do professor e a peculiaridade dos estudantes em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.19 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137366846210048