Avaliação do efeito do nível de informação no desempenho de pavimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, João Pedro Durand
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18567
Resumo: Os pavimentos rodoviários, ao longo da sua vida, são alvo de ações do tráfego e das condições climáticas locais, cuja continuidade provoca a degradação do pavimento, sendo as degradações superficiais o reflexo dessa perda de qualidade. Em Portugal, a rede rodoviária nacional encontra-se a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP), sendo esta responsável pela gestão de 14000 km de estrada. Para auxiliar o processo de conservação, recorre a um Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP). Um SGP corresponde a um sistema que auxilia a conservação da rede rodoviária através de um conjunto de ferramentas que determinam as estratégias mais económicas para assegurar boas condições de serviço. Para esse efeito, recorre a uma Base de Dados Rodoviária (BDR) que consiste num sistema de armazenamento de informação das características da rede rodoviária. A finalidade atual da BDR da IP consiste no armazenamento das degradações presentes na rede rodoviária, provenientes dos resultados da monitorização, que avaliam o nível de serviço dos pavimentos, através de um índice de qualidade global (IQ). Trata-se de uma gestão reativa, uma vez que as intervenções de conservação ocorrem quando os pavimentos apresentam um valor baixo de IQ, segundo critérios técnicos e económicos (beneficio/custo). O principal objetivo desta dissertação é melhorar o nível de informação presente na BDR de um SGP e constituir uma nova base de dados, agregada à anterior e com uma amostragem menor, cujo nível de informação seja apropriado para o desenvolvimento de modelos de previsão de degradações. O caso de estudo incidiu na análise de uma beneficiação do pavimento de uma estrada, utilizando os dados presentes na atual BDR da IP e as informações provenientes do Projeto de Execução e da Caraterização Final do Pavimento (CFP). Na previsão das degradações foram utilizados modelos determinísticos absolutos e incrementais. Os resultados deste trabalho mostraram que o nível de informação presente na atual da BDR da IP coloca limitações no rigor da previsão de degradações, sendo propostas recomendações no tipo de dados que devem ser armazenados na BDR.
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