As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18450 |
Resumo: | Com este projeto pretendemos investigar de que modo as TIC contribuem para a criação de histórias com crianças do pré-escolar e como é que o uso das TIC, na escola, promove a inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos. Além disso, queremos descobrir como é que as crianças reagem ao ver histórias digitais no computador, se são capazes de inventar histórias digitais com ajuda das TIC, que competências as TIC podem ajudar a promover nas crianças e qual o papel das TIC no estreitamento da relação escola-família. Realizámos um questionário às crianças (através de uma conversa informal) e descobrimos que a maioria possui computador e internet. As crianças acedem à internet em casa e utilizam o computador, maioritariamente, para jogar. Quando iniciamos as atividades explicámos às crianças que iríamos trabalhar no computador e criar histórias (com base nas diferentes técnicas de inventar histórias de Rodari e através dos programas Go!Animate, Windows Live Movie Maker e Animoto). Durante as atividades, as crianças mostraram alguma dificuldade inicial em participar, que foi superada ao longo da criação das histórias. As crianças foram capazes de selecionar cenários e personagens, de dialogar e de resolver pequenos conflitos. Puseram muita criatividade nas suas atividades como, também, colocaram dúvidas e fizeram descobertas sobre os vários programas. Ao longo da criação das histórias as crianças disseram que estavam a gostar das atividades, que gostaram das histórias que criaram e que queriam mostrá-las aos pais e amigos. Após a realização de todas as atividades com as crianças realizámos um questionário aos encarregados de educação envolvidos neste estudo e verificámos que a maioria considera o envolvimento das crianças com as TIC importante, que a maioria das crianças conversa com os pais sobre as histórias digitais, explica como a história foi feita e pede para ir ao blogue das histórias das Ovelhinhas. A maioria dos pais gosta de ver as criações dos filhos e considera o blogue uma boa fonte de divulgação do trabalho das crianças, pois permite a inclusão dos pais na aprendizagem dos seus filhos. |
id |
RCAP_0c89e7c4c573de48c43f8b8258264fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitaisTecnologia de Informação e Comunicação (TIC)Pré-escolarHistórias digitaisPaisInformation and Communication Technology (ICT)PreschoolDigital storiesParentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom este projeto pretendemos investigar de que modo as TIC contribuem para a criação de histórias com crianças do pré-escolar e como é que o uso das TIC, na escola, promove a inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos. Além disso, queremos descobrir como é que as crianças reagem ao ver histórias digitais no computador, se são capazes de inventar histórias digitais com ajuda das TIC, que competências as TIC podem ajudar a promover nas crianças e qual o papel das TIC no estreitamento da relação escola-família. Realizámos um questionário às crianças (através de uma conversa informal) e descobrimos que a maioria possui computador e internet. As crianças acedem à internet em casa e utilizam o computador, maioritariamente, para jogar. Quando iniciamos as atividades explicámos às crianças que iríamos trabalhar no computador e criar histórias (com base nas diferentes técnicas de inventar histórias de Rodari e através dos programas Go!Animate, Windows Live Movie Maker e Animoto). Durante as atividades, as crianças mostraram alguma dificuldade inicial em participar, que foi superada ao longo da criação das histórias. As crianças foram capazes de selecionar cenários e personagens, de dialogar e de resolver pequenos conflitos. Puseram muita criatividade nas suas atividades como, também, colocaram dúvidas e fizeram descobertas sobre os vários programas. Ao longo da criação das histórias as crianças disseram que estavam a gostar das atividades, que gostaram das histórias que criaram e que queriam mostrá-las aos pais e amigos. Após a realização de todas as atividades com as crianças realizámos um questionário aos encarregados de educação envolvidos neste estudo e verificámos que a maioria considera o envolvimento das crianças com as TIC importante, que a maioria das crianças conversa com os pais sobre as histórias digitais, explica como a história foi feita e pede para ir ao blogue das histórias das Ovelhinhas. A maioria dos pais gosta de ver as criações dos filhos e considera o blogue uma boa fonte de divulgação do trabalho das crianças, pois permite a inclusão dos pais na aprendizagem dos seus filhos.With this project we intend to investigate the way that ICT contributes to the creation of stories with children of preschool and how the use of ICT in schools, promotes the inclusion of parents in their children's learning. Furthermore, we want to discover how children react to digital stories on the computer, if they are able to create digital stories with the help of ICT, which skills can ICT help promote in children and the role of ICT in strengthening the relationship school-family. We conducted a questionnaire to the children (through casual conversation) and found out that most of them have computer and internet. Children access the internet at home and use the computer mostly to play. When we started the activities we explained to the children that we would work on the computer and create stories (based on the different techniques to invent stories invented by Rodari and using Go! Animate, Windows Live Movie Maker and Animoto). During the activities, the children showed some initial difficulty in participating, which was overcome through the creation of the stories. The children were able to select scenarios and characters, to dialogue and resolve minor disputes. They put a lot of creativity in their activities, as well as doubts and made discoveries about the several programs. Throughout the creation of the stories the children said they were enjoying the activities, that they enjoyed the stories they created and that they wanted to show them to their parents and friends. After conducting all the activities with the children we carried out a questionnaire to the parents involved in this study and found that the majority considers the involvement of children with ICT important, that most children talk with their parents about digital storytelling, explains how the storie was made and asks to go to blog. Most parents like to see the creations of their children and considers the blog a good source of propagation of child´s work, as it allows the inclusion of parents in their child's learning.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaJasmins, Fátima Lúcia Freitas2015-10-13T10:53:24Z2015-03-0520142015-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18450TID:201327600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:23.484863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais |
title |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais |
spellingShingle |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais Jasmins, Fátima Lúcia Freitas Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Pré-escolar Histórias digitais Pais Information and Communication Technology (ICT) Preschool Digital stories Parents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais |
title_full |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais |
title_fullStr |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais |
title_full_unstemmed |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais |
title_sort |
As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitais |
author |
Jasmins, Fátima Lúcia Freitas |
author_facet |
Jasmins, Fátima Lúcia Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lagarto, José Reis Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jasmins, Fátima Lúcia Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Pré-escolar Histórias digitais Pais Information and Communication Technology (ICT) Preschool Digital stories Parents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Pré-escolar Histórias digitais Pais Information and Communication Technology (ICT) Preschool Digital stories Parents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com este projeto pretendemos investigar de que modo as TIC contribuem para a criação de histórias com crianças do pré-escolar e como é que o uso das TIC, na escola, promove a inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos. Além disso, queremos descobrir como é que as crianças reagem ao ver histórias digitais no computador, se são capazes de inventar histórias digitais com ajuda das TIC, que competências as TIC podem ajudar a promover nas crianças e qual o papel das TIC no estreitamento da relação escola-família. Realizámos um questionário às crianças (através de uma conversa informal) e descobrimos que a maioria possui computador e internet. As crianças acedem à internet em casa e utilizam o computador, maioritariamente, para jogar. Quando iniciamos as atividades explicámos às crianças que iríamos trabalhar no computador e criar histórias (com base nas diferentes técnicas de inventar histórias de Rodari e através dos programas Go!Animate, Windows Live Movie Maker e Animoto). Durante as atividades, as crianças mostraram alguma dificuldade inicial em participar, que foi superada ao longo da criação das histórias. As crianças foram capazes de selecionar cenários e personagens, de dialogar e de resolver pequenos conflitos. Puseram muita criatividade nas suas atividades como, também, colocaram dúvidas e fizeram descobertas sobre os vários programas. Ao longo da criação das histórias as crianças disseram que estavam a gostar das atividades, que gostaram das histórias que criaram e que queriam mostrá-las aos pais e amigos. Após a realização de todas as atividades com as crianças realizámos um questionário aos encarregados de educação envolvidos neste estudo e verificámos que a maioria considera o envolvimento das crianças com as TIC importante, que a maioria das crianças conversa com os pais sobre as histórias digitais, explica como a história foi feita e pede para ir ao blogue das histórias das Ovelhinhas. A maioria dos pais gosta de ver as criações dos filhos e considera o blogue uma boa fonte de divulgação do trabalho das crianças, pois permite a inclusão dos pais na aprendizagem dos seus filhos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-10-13T10:53:24Z 2015-03-05 2015-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/18450 TID:201327600 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/18450 |
identifier_str_mv |
TID:201327600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131834288701441 |