A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavrador, Rute Sónia Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13618
Resumo: O autoconceito é uma das funções mais importantes da personalidade, da motivação, assim como do comportamento e do desenvolvimento mental (Manjarrez & Nava, 2002) Pretende-se com o presente estudo avaliar as diferenças do autoconceito em crianças pertencentes a zonas geográficas distintas: zona geográfica mais desenvolvida (Matosinhos) e menos desenvolvida (Macedo de Cavaleiros e Amarante). Para o efeito recorreu-se à Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2, denominada escala de “Piers- Harris Children´s Self- Concept Scale” (PHCSCS-2), a qual foi reduzida a 60 itens por Piers& Herzberg em 2002 e foi adaptada à população portuguesa por Feliciano Veiga, em 2006. A abordagem metodológica empreendida é a quantitativa, tendo sido aplicada a uma amostra de 117 crianças dos 4º e 6º anos de escolaridade (61 alunos de 4º ano e 58 de 6ªano), de ambos os géneros (58 raparigas e 61 rapazes) e com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Posteriormente, os resultados foram analisados através do programa estatístico SPSS e foi executada a estatística descritiva, o que permitiu concluir acerca da heterogeneidade entre o autoconceito das crianças de ambas as zonas geográficas. Não obstante a existência de opiniões que projetam diferenças entre as zonas mais e menos desenvolvidas, a verdade é que o presente estudo veio confirmar que o autoconceito nas crianças não varia mediante os meios onde se inserem.
id RCAP_0c904a20e33ada9314bfba27b3c81ff8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratórioMESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOPSICOLOGIAAUTOCONCEITOCRIANÇASPSYCHOLOGYSELF-CONCEPTCHILDRENO autoconceito é uma das funções mais importantes da personalidade, da motivação, assim como do comportamento e do desenvolvimento mental (Manjarrez & Nava, 2002) Pretende-se com o presente estudo avaliar as diferenças do autoconceito em crianças pertencentes a zonas geográficas distintas: zona geográfica mais desenvolvida (Matosinhos) e menos desenvolvida (Macedo de Cavaleiros e Amarante). Para o efeito recorreu-se à Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2, denominada escala de “Piers- Harris Children´s Self- Concept Scale” (PHCSCS-2), a qual foi reduzida a 60 itens por Piers& Herzberg em 2002 e foi adaptada à população portuguesa por Feliciano Veiga, em 2006. A abordagem metodológica empreendida é a quantitativa, tendo sido aplicada a uma amostra de 117 crianças dos 4º e 6º anos de escolaridade (61 alunos de 4º ano e 58 de 6ªano), de ambos os géneros (58 raparigas e 61 rapazes) e com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Posteriormente, os resultados foram analisados através do programa estatístico SPSS e foi executada a estatística descritiva, o que permitiu concluir acerca da heterogeneidade entre o autoconceito das crianças de ambas as zonas geográficas. Não obstante a existência de opiniões que projetam diferenças entre as zonas mais e menos desenvolvidas, a verdade é que o presente estudo veio confirmar que o autoconceito nas crianças não varia mediante os meios onde se inserem.The self-concept is one of the most important functions of personality, motivation, as well as behavior and mental development (Manjarrez & Nava, 2002) The aim of the present study is to evaluate the self-concept differences in children belonging to different geographical areas: a more developed geographical area (Matosinhos) and less developed area (Macedo de Cavaleiros and Amarante). For this purpose it was used the Piers-Harris 2 Self-Concept Scale, called scale "Piers-Harris Children's Self-Concept Scale" (PHCSCS-2), which was reduced to 60 items by Piers & Herzberg in 2002 and was adapted to the Portuguese population by Feliciano Veiga in 2006. The methodological approach taken is quantitative, being applied to a sample of 117 children of 4th and 6th years of schooling (61 students in the 4th grade and 58in the 6th grade), of both sexes (58 girls and 61 boys), aged between 8 and 14 years old. Later, the results were analyzed by the Statistical Program SPSS and descriptive statistics was performed, which allowed to conclude about the heterogeneity of self-concept amongst children of both geographical areas. Nevertheless the existence of opinions that project differences between the more and less developed areas, the truth is that this study confirms that self-concept in children does not vary according to their environments.2023-02-22T16:02:03Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13618TID:202272192porLavrador, Rute Sónia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:35.815823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
title A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
spellingShingle A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
Lavrador, Rute Sónia Fernandes
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
AUTOCONCEITO
CRIANÇAS
PSYCHOLOGY
SELF-CONCEPT
CHILDREN
title_short A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
title_full A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
title_fullStr A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
title_full_unstemmed A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
title_sort A influência da zona geográfica no autoconceito das crianças : estudo exploratório
author Lavrador, Rute Sónia Fernandes
author_facet Lavrador, Rute Sónia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavrador, Rute Sónia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
AUTOCONCEITO
CRIANÇAS
PSYCHOLOGY
SELF-CONCEPT
CHILDREN
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
AUTOCONCEITO
CRIANÇAS
PSYCHOLOGY
SELF-CONCEPT
CHILDREN
description O autoconceito é uma das funções mais importantes da personalidade, da motivação, assim como do comportamento e do desenvolvimento mental (Manjarrez & Nava, 2002) Pretende-se com o presente estudo avaliar as diferenças do autoconceito em crianças pertencentes a zonas geográficas distintas: zona geográfica mais desenvolvida (Matosinhos) e menos desenvolvida (Macedo de Cavaleiros e Amarante). Para o efeito recorreu-se à Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2, denominada escala de “Piers- Harris Children´s Self- Concept Scale” (PHCSCS-2), a qual foi reduzida a 60 itens por Piers& Herzberg em 2002 e foi adaptada à população portuguesa por Feliciano Veiga, em 2006. A abordagem metodológica empreendida é a quantitativa, tendo sido aplicada a uma amostra de 117 crianças dos 4º e 6º anos de escolaridade (61 alunos de 4º ano e 58 de 6ªano), de ambos os géneros (58 raparigas e 61 rapazes) e com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Posteriormente, os resultados foram analisados através do programa estatístico SPSS e foi executada a estatística descritiva, o que permitiu concluir acerca da heterogeneidade entre o autoconceito das crianças de ambas as zonas geográficas. Não obstante a existência de opiniões que projetam diferenças entre as zonas mais e menos desenvolvidas, a verdade é que o presente estudo veio confirmar que o autoconceito nas crianças não varia mediante os meios onde se inserem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2023-02-22T16:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13618
TID:202272192
url http://hdl.handle.net/10437/13618
identifier_str_mv TID:202272192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273096069120