Oficina de expressões: Um projeto de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Antonieta Cernadas Ricca
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1603
Resumo: O presente trabalho versa sobre a criação de um projeto: Oficina de Expressões. É dedicado aos alunos com Necessidades Educativas Especiais especialmente os abrangidos com a medida de Currículo Específico Individual, mas destina-se também aos alunos de currículo regular que não encontram na escola tradicional e massificadora a resposta às suas necessidades educativas. É um projeto que vê a escola como um subsistema de um sistema social maior e que parte do pressuposto de que a melhoria da escola passa pela melhoria da qualidade da cidadania e que só a interação da escola com as famílias a fará evoluir, a par da sociedade, para o respeito pela diferença e para a inclusão. Este trabalho tem três capítulos: no primeiro são traçados os princípios gerais e enquadramento histórico e teórico que norteiam o tema; no segundo é abordada a questão da diferença e a sua relação com o envolvimento social, nomeadamente com a escola e com a família; no terceiro capítulo é desenvolvido o projeto da oficina de expressões. Este projeto é um espaço pedagógico que procura implementar os preceitos do ainda novo paradigma da escola inclusiva, embora tenha como objetivo a integração no espaço maior de uma escola de ensino básico. Nesta, a estrutura tradicional da organização administrativa, dos currículos, dos espaços e dos tempos torna a inclusão um problema de difícil solução.
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