A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000200007 |
Resumo: | O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora. |
id |
RCAP_0ca401a2500a95a70c41362293fd42a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-59542019000200007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big dataComunicaçãoRádioSmart SpeakersBig DataO presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.OberCom2019-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000200007Observatorio (OBS*) v.13 n.2 2019reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000200007Kischinhevsky,MarceloLopez,Debora Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:22:25Zoai:scielo:S1646-59542019000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:29:05.306160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data |
title |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data |
spellingShingle |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data Kischinhevsky,Marcelo Comunicação Rádio Smart Speakers Big Data |
title_short |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data |
title_full |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data |
title_fullStr |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data |
title_full_unstemmed |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data |
title_sort |
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data |
author |
Kischinhevsky,Marcelo |
author_facet |
Kischinhevsky,Marcelo Lopez,Debora Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Lopez,Debora Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kischinhevsky,Marcelo Lopez,Debora Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Rádio Smart Speakers Big Data |
topic |
Comunicação Rádio Smart Speakers Big Data |
description |
O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000200007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
OberCom |
publisher.none.fl_str_mv |
OberCom |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatorio (OBS*) v.13 n.2 2019 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137359168536576 |