Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preto, Sandra Paula Esteves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10849
Resumo: Gravar Territórios é uma investigação em Arte e Educação sobre duas ações de cinevideo implementadas em duas escolas, onde ANDAR e GRAVAR foram detonadores para nos aproximarmos do que nos rodeia: as pessoas e os lugares. Acontece num tempo em que comunicamos através de imagens em que se “fotografa para existir”, mas no qual nos afastamos de nós próprios, do outro e do que nos rodeia. Um tempo de urgência para que o Ser Humano tome consciência da sua condição. O trabalho de pesquisa efetuado teve por base a proposta de sair da escola e andar. Andar na rua, na paisagem, nos lugares e encontrar as pessoas… Aqui a transformação acontece na experiência, nos encontros e no caminho onde educador, artista e estudante, caminham lado a lado. Para apurar esta tomada de consciência, proponho, olhar com outros olhos, ouvir com outros ouvidos e Gravar. Gravar, implica olhar, escolher pontos de vista, medir, enquadrar, focar e neste tempo de experimentação acontecem descobertas. Neste processo produzimos um filme documental e um mapa videográfico. Esta produção adopta contextos de trabalho, próximos do cinema documental e onde a câmera se apresenta como mediadora no estabelecimento de novas relações (dentro e fora da escola). Aprendemos sobre filmes, experimentando e produzindo. No seu visionamento percebemos que o cinema nos aproxima, emocionamo-nos com as imagens, deslumbramo-nos com os lugares que ainda não tínhamos visto e identificamo-nos com as pessoas. Acontece algo “mágico”: inexplicável e tão característico do cinema. Enquanto Artista/Investigadora/Educadora, proponho refletir sobre dinâmicas onde cada um possa educar o seu olhar e sobre a necessidade de sair da escola para criar novos contextos de aprendizagem, num processo de liberdade criativa de todos.
id RCAP_0cae60dcca8d0e6aa640c391091cc954
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar SendimEscolaAndarCinemaVídeoMuseuEducadorArtistasArteEducaçãoTerritórioSendimVila FlorWalkingCinemaVideoSchoolMuseumEducatorArtistTerritoryArtEducationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasGravar Territórios é uma investigação em Arte e Educação sobre duas ações de cinevideo implementadas em duas escolas, onde ANDAR e GRAVAR foram detonadores para nos aproximarmos do que nos rodeia: as pessoas e os lugares. Acontece num tempo em que comunicamos através de imagens em que se “fotografa para existir”, mas no qual nos afastamos de nós próprios, do outro e do que nos rodeia. Um tempo de urgência para que o Ser Humano tome consciência da sua condição. O trabalho de pesquisa efetuado teve por base a proposta de sair da escola e andar. Andar na rua, na paisagem, nos lugares e encontrar as pessoas… Aqui a transformação acontece na experiência, nos encontros e no caminho onde educador, artista e estudante, caminham lado a lado. Para apurar esta tomada de consciência, proponho, olhar com outros olhos, ouvir com outros ouvidos e Gravar. Gravar, implica olhar, escolher pontos de vista, medir, enquadrar, focar e neste tempo de experimentação acontecem descobertas. Neste processo produzimos um filme documental e um mapa videográfico. Esta produção adopta contextos de trabalho, próximos do cinema documental e onde a câmera se apresenta como mediadora no estabelecimento de novas relações (dentro e fora da escola). Aprendemos sobre filmes, experimentando e produzindo. No seu visionamento percebemos que o cinema nos aproxima, emocionamo-nos com as imagens, deslumbramo-nos com os lugares que ainda não tínhamos visto e identificamo-nos com as pessoas. Acontece algo “mágico”: inexplicável e tão característico do cinema. Enquanto Artista/Investigadora/Educadora, proponho refletir sobre dinâmicas onde cada um possa educar o seu olhar e sobre a necessidade de sair da escola para criar novos contextos de aprendizagem, num processo de liberdade criativa de todos.Recording Territories is an investigation in Art and Education about two cine/video actions implemented in two schools, where WALKING and RECORDING were detonators to get closer to what surrounds us: people and places. This research takes place at a time when we communicate through images in which we “photograph to exist”, but in which we move away from ourselves, from the other and from what is around us. A time of urgency for the Human Being to become aware of his condition. The research work carried out was based on the proposal to leave school and walk. To walk on the street, in the landscape, in places and meeting people... Here the transformation takes place in the experience, in the get-togethers and in the path where educator, artist and student walk side by side. To clarifythis consciousness, I propose to look with different eyes, to listen with different ears and to Record. To record implies looking, choosing points of view, measuring, framing, focusing; and in this time of experimentation discoveries happen. Along the process, we produced a documentary film and a videographic map. This production adopts work contexts, close to documentary cinema and where the Camera presents itself as a mediator to establish new relationships (inside and outside the school). We learned about films, experimenting and producing. When viewing these films we realize that cinema brings us closer, we are moved by the images, we are dazzled by the places we had not yet seen and we identify with people. Something “magical” happens: inexplicable and so characteristic of cinema. As an Artist/Researcher/Educator, I propose to reflect about dynamics where each one can educate their eyes and about the need to go outside the school to create new learning contexts, in a process of creative freedom for all.Marques, Maria do CéuRepositório AbertoPreto, Sandra Paula Esteves2021-06-28T14:16:01Z2021-05-282021-06-282021-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10849TID:202735753porPreto, Sandra Paula Esteves - Gravar Territórios [Em linha]: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim. [S.l.]: ]s.n.], 2020. 126 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:23.307399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
title Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
spellingShingle Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
Preto, Sandra Paula Esteves
Escola
Andar
Cinema
Vídeo
Museu
Educador
Artistas
Arte
Educação
Território
Sendim
Vila Flor
Walking
Cinema
Video
School
Museum
Educator
Artist
Territory
Art
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
title_full Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
title_fullStr Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
title_full_unstemmed Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
title_sort Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim
author Preto, Sandra Paula Esteves
author_facet Preto, Sandra Paula Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria do Céu
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Preto, Sandra Paula Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Andar
Cinema
Vídeo
Museu
Educador
Artistas
Arte
Educação
Território
Sendim
Vila Flor
Walking
Cinema
Video
School
Museum
Educator
Artist
Territory
Art
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Escola
Andar
Cinema
Vídeo
Museu
Educador
Artistas
Arte
Educação
Território
Sendim
Vila Flor
Walking
Cinema
Video
School
Museum
Educator
Artist
Territory
Art
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Gravar Territórios é uma investigação em Arte e Educação sobre duas ações de cinevideo implementadas em duas escolas, onde ANDAR e GRAVAR foram detonadores para nos aproximarmos do que nos rodeia: as pessoas e os lugares. Acontece num tempo em que comunicamos através de imagens em que se “fotografa para existir”, mas no qual nos afastamos de nós próprios, do outro e do que nos rodeia. Um tempo de urgência para que o Ser Humano tome consciência da sua condição. O trabalho de pesquisa efetuado teve por base a proposta de sair da escola e andar. Andar na rua, na paisagem, nos lugares e encontrar as pessoas… Aqui a transformação acontece na experiência, nos encontros e no caminho onde educador, artista e estudante, caminham lado a lado. Para apurar esta tomada de consciência, proponho, olhar com outros olhos, ouvir com outros ouvidos e Gravar. Gravar, implica olhar, escolher pontos de vista, medir, enquadrar, focar e neste tempo de experimentação acontecem descobertas. Neste processo produzimos um filme documental e um mapa videográfico. Esta produção adopta contextos de trabalho, próximos do cinema documental e onde a câmera se apresenta como mediadora no estabelecimento de novas relações (dentro e fora da escola). Aprendemos sobre filmes, experimentando e produzindo. No seu visionamento percebemos que o cinema nos aproxima, emocionamo-nos com as imagens, deslumbramo-nos com os lugares que ainda não tínhamos visto e identificamo-nos com as pessoas. Acontece algo “mágico”: inexplicável e tão característico do cinema. Enquanto Artista/Investigadora/Educadora, proponho refletir sobre dinâmicas onde cada um possa educar o seu olhar e sobre a necessidade de sair da escola para criar novos contextos de aprendizagem, num processo de liberdade criativa de todos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28T14:16:01Z
2021-05-28
2021-06-28
2021-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10849
TID:202735753
url http://hdl.handle.net/10400.2/10849
identifier_str_mv TID:202735753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Preto, Sandra Paula Esteves - Gravar Territórios [Em linha]: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar Sendim. [S.l.]: ]s.n.], 2020. 126 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135091573653504