Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telha, Luana Geórgia Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33925
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
id RCAP_0cb804e8a02975c4f84dacc45c73cc0c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertasContent Smart Targeting for offers and fidelizationSistemas de recomendaçãoFiltragem colaborativaFiltragem baseada em conteúdosFiltragem híbridaCupões de ofertaFidelizaçãoRecommender systemsCollaborative filteringContent-based filteringhybrid filteringCupponsLoyalty681.324Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Engenharia de SistemasOs utilizadores de serviços informáticos recebem diariamente uma quantidade significativa e crescente de conteúdos não solicitados e muitas vezes não desejados. Este SPAM acontece através de diversos canais de comunicação, tais como: correio eletrónico, redes sociais, web sites ou aplicações móveis (via publicidade). Existem vários fatores que podem ajudar a melhorar o direcionamento destes conteúdos para utilizadores potencialmente interessados, tais como: dados demográficos e áreas de interesse obtidos através do perfil do utilizador, dados geográficos obtidos através das coordenadas GPS do smartphone, padrões de utilização da aplicação (que conteúdos o utilizador costuma visualizar ou apagar, etc.), entre outros. É neste contexto que surge este estudo sobre Sistemas de Recomendação de Conteúdos os quais são conjuntos de técnicas que ajudam a filtrar conteúdos tendo em consideração as preferências do utilizador. As técnicas mais utilizadas nestes sistemas são técnicas de Filtragem Híbrida, as quais combinam a Filtragem Colaborativa com a Filtragem Baseada em Conteúdos. O propósito deste projeto focou-se no desenvolvimento de um mecanismo de recomendações de ofertas para uma aplicação específica: a CardMobili. Primeiramente foi selecionado o algoritmo de Filtragem Híbrida a ser implementado no mecanismo. Na segunda parte do projeto procedeu-se à concepção de um mecanismo adequado à aplicação, para o efeito de recomendações. A aplicação foi testada e foi efetuada a análise crítica das suas vantagens e dos seus pontos fracos. O mecanismo mostrou-se eficiente e satisfatório considerando os resultados obtidos. Porém, o mecanismo poderá ser aperfeiçoado se se proceder à adaptação da interface da aplicação. Foram também identificadas algumas possíveis melhorias tanto na eficácia de apresentação dos resultados, como no enriquecimento dos dados disponíveis para serem processados pelos algoritmos de filtragem.Daily, IT services users receive a significant and growing amount of content unsolicited and often unwanted. This SPAM happens through many communication channels, such as email, social networks, web sites and mobile applications (via advertising). There are several factors that can help to improve the targeting of these contents to potentially interested users, such as demographics and areas of interest obtained from the user profile, geographic data obtained from the GPS coordinates of smartphone, usage patterns of the application (which content the user usually view or delete, etc.), among others. It is in this context that arises this study on Recommender Systems which are techniques that help to filter content taking user preferences into account. In such systems, the most used filtering techniques are hybrid techniques that combine collaborative filtering and content based filtering. The purpose of this project focused on developing an offers recommendations mechanism for specific app: CardMobili. Firstly, a hybrid filtering algorithm was selected to be implemented in the mechanism. The second part of this project was devoted to the design of an appropriate mechanism to the application, for recommendations effect. The application was tested and a critical analysis of their strengths and their weaknesses has been made. The mechanism proved to be efficient and satisfactory accordingly the obtained results. However the mechanism can be improved with a better preparation of the application interface. It was also identified some possible improvements in both efficiency of reporting and the enrichment of the available data to be processed by the filtering algorithms.Afonso, PauloFernandes, João M.Universidade do MinhoTelha, Luana Geórgia Lopes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33925por201087375info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:53.579322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
Content Smart Targeting for offers and fidelization
title Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
spellingShingle Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
Telha, Luana Geórgia Lopes
Sistemas de recomendação
Filtragem colaborativa
Filtragem baseada em conteúdos
Filtragem híbrida
Cupões de oferta
Fidelização
Recommender systems
Collaborative filtering
Content-based filtering
hybrid filtering
Cuppons
Loyalty
681.324
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
title_full Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
title_fullStr Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
title_full_unstemmed Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
title_sort Smart Targeting de conteúdos para fidelizações e ofertas
author Telha, Luana Geórgia Lopes
author_facet Telha, Luana Geórgia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Paulo
Fernandes, João M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Telha, Luana Geórgia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de recomendação
Filtragem colaborativa
Filtragem baseada em conteúdos
Filtragem híbrida
Cupões de oferta
Fidelização
Recommender systems
Collaborative filtering
Content-based filtering
hybrid filtering
Cuppons
Loyalty
681.324
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Sistemas de recomendação
Filtragem colaborativa
Filtragem baseada em conteúdos
Filtragem híbrida
Cupões de oferta
Fidelização
Recommender systems
Collaborative filtering
Content-based filtering
hybrid filtering
Cuppons
Loyalty
681.324
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33925
url http://hdl.handle.net/1822/33925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201087375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132619271569408