Aprendizagem do tema ácidos e bases através de uma abordagem CTSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20640 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015 |
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Aprendizagem do tema ácidos e bases através de uma abordagem CTSAÁcidosNeutralizaçãoÁguaAtmosferaDesenvolvimento de competênciasEducação em ciênciaRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015Este trabalho tem como finalidade conhecer de que modo é que tarefas que valorizam uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente), facilitam a aprendizagem do tema ácido-base, inserido na Unidade 2 –Química –“Da Atmosfera ao Oceano” do 11.ºAno, contribuindo para o desenvolvimento das competências preconizadas no programa de Física e Química A. Assim, pretende-se conhecer as dificuldades dos alunos na realização das tarefas que promovem uma abordagem CTSA, as estratégias utilizadas pelos alunos para a sua aprendizagem e a avaliação que fazem do uso destas tarefas. O tema ácidos e bases refere-se a substâncias químicas que estão presentes no dia-a-dia, revelando o enorme potencial em relacionar a vida quotidiana dos alunos com o desenvolvimento de aprendizagens. No trabalho, realizado numa turma do 11.º ano de escolaridade, participaram 28 alunos, dezasseis raparigas e doze rapazes, cuja média de idades é de dezasseis anos. A intervenção incluiu sete aulas divididas em blocos de 90 e 135 minutos, onde foram lecionados alguns conceitos abordados nas subunidades da unidade 2: “Água da chuva, água destilada e água pura”, “Águas minerais e de abastecimento público: a acidez e a basicidade das águas”, “Chuva ácida”. Nesta intervenção realizaram-se cinco tarefas com abordagem CTSA, quatro de investigação e um role-play. A recolha de dados foi efetuada através de documentos escritos (tarefas) e observação naturalista (notas de campo). Os resultados mostraram que os alunos sentiram dificuldades em interpretar questões, utilizar linguagem científica, selecionar informação e planificar. No entanto, com o decorrer das tarefas, os alunos foram superando as dificuldades enfrentadas, desenvolvendo competências concetuais, processuais e sociais, atitudinais e axiológicas. A seleção de informação, a capacidade de argumentação, o trabalho em grupo foram algumas das estratégias utilizadas pelos alunos para essa aprendizagem. Os alunos avaliaram as tarefas como interessantes e promotoras da compreensão dos conceitos científicos.The main purpose of this work is to understand how the use of tasks, that promote an STSE approach (Science, Technology, Society. Environment), facilitates the acid-base topic learning, of the Unit 2 –Chemistry –“Atmosphere to Ocean” of the 11th grade, and contributes to the development of competences recommended by the Physical and Chemistry curricular orientations. The aim is thus to identify the student’s difficulties during the development of tasks based on STSE approach, the students strategies used to learning and their assessment of the use of these tasks. The acid-base topic refers to chemical substances presents in daily routine that reveals a great potential for students to relate they everyday lives with their learning development. The work was conducted in the 11th grade class, involving 28 students, sixteen females and twelve males, with an average age of sixteen years. This intervention included seven classes divided in time blocks of 90 and 135 minutes, were taught some scientific concepts concerning topics of subunits from unit 2: “Rainwater, distilled water and pure water”, “Mineral water and public water supply: acid and basic water”, “Acid rain”. In this intervention was done five tasks with STSE approach, four of inquiry and one role-play. Data collection was done through written documents (tasks) and naturalistic observation (field notes). The results revealed that students felt some difficulties like question interpretation, use of scientific language, information selection, planning. Results also revealed that students overcome their difficulties while performing the tasks and mobilizing knowledge competences of type conceptual, processual and social, attitudinal and axiological. The selecting information, the argumentative capacity, the group work, are some of the strategies used by students for learning. The results also showed that students rated the tasks as interesting and promoters of their understanding of the scientific concepts.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaCarvalhosa, Isabel Maria Costa Mimoso Nunes Dias Ataíde, 1963-2015-11-26T18:21:55Z20152015-09-182015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20640TID:201405490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:36.031217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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