Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Pedro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Raposo, Otávio, Ferro, Lígia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15531
Resumo: As fronteiras geracionais são habitualmente apontadas como fatores de diferenciação social no que toca às práticas e construções de determinados géneros musicais e estilos de vida associados. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no bairro da Cova da Moura e noutros lugares do circuito musical africano da Amadora, protagonizado por imigrantes cabo-verdianos, concluímos que as sociabilidades e as trocas culturais entre artistas de várias gerações, muitas vezes estabelecidas a propósito da partilha de saberes relacionados com os usos das novas tecnologias, por um lado, e com a aprendizagem de instrumentos musicais, por outro, adquirem uma importância ímpar na construção das identidades sociais. Deste modo, salienta-se a centralidade da música nas trajetórias migrantes que se cruzam em vários espaços da Amadora.
id RCAP_0cc983d21d6b1b17ad87f913afa74707
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da AmadoraMúsicaMigraçõesGeraçõesEtnografia urbanaMusicologiaMigrationsGenerationsUrban ethnographyMusiqueMigrationsGénérationsEthnographie urbaineMúsicaMigracionesGeneracionesEtnografía urbanaAs fronteiras geracionais são habitualmente apontadas como fatores de diferenciação social no que toca às práticas e construções de determinados géneros musicais e estilos de vida associados. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no bairro da Cova da Moura e noutros lugares do circuito musical africano da Amadora, protagonizado por imigrantes cabo-verdianos, concluímos que as sociabilidades e as trocas culturais entre artistas de várias gerações, muitas vezes estabelecidas a propósito da partilha de saberes relacionados com os usos das novas tecnologias, por um lado, e com a aprendizagem de instrumentos musicais, por outro, adquirem uma importância ímpar na construção das identidades sociais. Deste modo, salienta-se a centralidade da música nas trajetórias migrantes que se cruzam em vários espaços da Amadora.The generation borders are usually seen as factors of social differentiation in what concerns practices and constructions of certain musical genres and related lifestyles. Starting from an ethnographic research in the Cova da Moura neighborhood and other places of the musical circuit performed by Cape-Verdean immigrants working at Amadora, we conclude that the interchanges between artists from several generations, built from shared knowledge about new technologies and learning of traditional instruments, have a great importance in the construction of social identities. Thus the authors show how music is in the center of the migrant trajectories crossing several spaces of Amadora.Les barrières générationnelles sont souvent citées comme des facteurs de différenciation sociale en matière de pratiques et de constructions de certains genres musicaux et styles de vie associés. En partant d’une enquête ethnographique dans le quartier de Cova da Moura et dans d’autres lieux du circuit musical des musiciens cap-verdiens habitant Amadora, nous concluons que les échanges et les mélanges culturels entre artistes de plusieurs générations, construites a propos du partage de connaissances sur l’utilisation des nouvelles technologies et l’apprentissage des instruments traditionnels, sont très importantes dans le procès de construction des identités sociales, ce qui montre l’importance de la musique dans les trajectoires migrantes en traversant plusieurs espaces d’Amadora.Las barreras generacionales son habitualmente vistas como factores de diferenciación social en lo que toca a las prácticas y construcciones de determinados géneros musicales y estilos de vida asociados. A partir de una investigación etnográfica realizada en el barrio de Cova da Moura y otros lugares del circuito musical protagonizado por inmigrantes cabo-verdianos trabajando en Amadora, concluimos que las trocas y las misturas culturales entre artistas de varias generaciones, muchas veces establecidas a propósito del aprendizaje de saberes relacionados con las nuevas tecnologías y instrumentos tradicionales, adquieren una grande importancia en la construcción de las identidades sociales, revelando el papel central de la música en las trayectorias migrantes que se cruzan en varios espacios de Amadora.Editora Mundos Sociais2018-04-10T08:27:58Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/15531por0873-6529Varela, PedroRaposo, OtávioFerro, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:57.790691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
title Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
spellingShingle Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
Varela, Pedro
Música
Migrações
Gerações
Etnografia urbana
Musicologia
Migrations
Generations
Urban ethnography
Musique
Migrations
Générations
Ethnographie urbaine
Música
Migraciones
Generaciones
Etnografía urbana
title_short Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
title_full Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
title_fullStr Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
title_full_unstemmed Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
title_sort Redes de sociabilidade, identidades e trocas geracionais: da “Cova da Música” ao circuito musical africano da Amadora
author Varela, Pedro
author_facet Varela, Pedro
Raposo, Otávio
Ferro, Lígia
author_role author
author2 Raposo, Otávio
Ferro, Lígia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Pedro
Raposo, Otávio
Ferro, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Migrações
Gerações
Etnografia urbana
Musicologia
Migrations
Generations
Urban ethnography
Musique
Migrations
Générations
Ethnographie urbaine
Música
Migraciones
Generaciones
Etnografía urbana
topic Música
Migrações
Gerações
Etnografia urbana
Musicologia
Migrations
Generations
Urban ethnography
Musique
Migrations
Générations
Ethnographie urbaine
Música
Migraciones
Generaciones
Etnografía urbana
description As fronteiras geracionais são habitualmente apontadas como fatores de diferenciação social no que toca às práticas e construções de determinados géneros musicais e estilos de vida associados. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no bairro da Cova da Moura e noutros lugares do circuito musical africano da Amadora, protagonizado por imigrantes cabo-verdianos, concluímos que as sociabilidades e as trocas culturais entre artistas de várias gerações, muitas vezes estabelecidas a propósito da partilha de saberes relacionados com os usos das novas tecnologias, por um lado, e com a aprendizagem de instrumentos musicais, por outro, adquirem uma importância ímpar na construção das identidades sociais. Deste modo, salienta-se a centralidade da música nas trajetórias migrantes que se cruzam em vários espaços da Amadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-10T08:27:58Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15531
url http://hdl.handle.net/10071/15531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134728649965568