Factores habilitadores de gestão do conhecimento: estudo de caso no Sector de Educação Superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eliomar Araújo de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1813
Resumo: As Instituições de Educação Superior (IES) foram estabelecidas com o propósito de oferecer à comunidade acadêmica instrumentos e mecanismos habilitadores da geração e transmissão do conhecimento científico e por vezes tecnológico, além de promover a interlocução social, cultural e conjuntural para sustentar seus constructos. Todavia, a mesma desenvoltura não é percebida em termos da institucionalização da gestão dos recursos baseados no conhecimento. Relativamente ao contexto estrutural e ambiental de uma IES, nota-se uma política institucional sustentada concomitantemente pelo viés educacional e pelo viés administrativo. Nesta tese, busca-se estudar estes vieses para identificar os elementos endógenos que são candidatos a factores habilitadores de Gestão do Conhecimento (GC), incidindo sobre a universidade pública, em particular. O método de estudo é baseado na concepção exploratória de natureza qualitativa consubstanciada na forma de um estudo de caso simples. A investigação foi conduzida sobre dois grupos de análise: membros da pró-reitoria e coordenadores de curso de graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os resultados obtidos puderam revelar a situação atual da UEG em termos de práticas gerenciais e pedagógicas, bem como permitiu compreender melhor as condições estruturais e institucionais da entidade. Os elementos sugeridos como factores habilitadores de GC a partir dos desdobramentos da análise teórico-empírica foram o foco no coordenador-gestor, a formação de redes de conhecimento e a visão sistémica das perspectivas de GC.
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