Factores habilitadores de gestão do conhecimento: estudo de caso no Sector de Educação Superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1813 |
Resumo: | As Instituições de Educação Superior (IES) foram estabelecidas com o propósito de oferecer à comunidade acadêmica instrumentos e mecanismos habilitadores da geração e transmissão do conhecimento científico e por vezes tecnológico, além de promover a interlocução social, cultural e conjuntural para sustentar seus constructos. Todavia, a mesma desenvoltura não é percebida em termos da institucionalização da gestão dos recursos baseados no conhecimento. Relativamente ao contexto estrutural e ambiental de uma IES, nota-se uma política institucional sustentada concomitantemente pelo viés educacional e pelo viés administrativo. Nesta tese, busca-se estudar estes vieses para identificar os elementos endógenos que são candidatos a factores habilitadores de Gestão do Conhecimento (GC), incidindo sobre a universidade pública, em particular. O método de estudo é baseado na concepção exploratória de natureza qualitativa consubstanciada na forma de um estudo de caso simples. A investigação foi conduzida sobre dois grupos de análise: membros da pró-reitoria e coordenadores de curso de graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os resultados obtidos puderam revelar a situação atual da UEG em termos de práticas gerenciais e pedagógicas, bem como permitiu compreender melhor as condições estruturais e institucionais da entidade. Os elementos sugeridos como factores habilitadores de GC a partir dos desdobramentos da análise teórico-empírica foram o foco no coordenador-gestor, a formação de redes de conhecimento e a visão sistémica das perspectivas de GC. |
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Factores habilitadores de gestão do conhecimento: estudo de caso no Sector de Educação Superior brasileiroSistema de Gestão do ConhecimentoRedes de ConhecimentoPerspectivas de Gestão do ConhecimentoInstituições de Educação SuperiorKnowledge management systemKnowledge NetworksHigher EducationKnowledge management perspectivesAs Instituições de Educação Superior (IES) foram estabelecidas com o propósito de oferecer à comunidade acadêmica instrumentos e mecanismos habilitadores da geração e transmissão do conhecimento científico e por vezes tecnológico, além de promover a interlocução social, cultural e conjuntural para sustentar seus constructos. Todavia, a mesma desenvoltura não é percebida em termos da institucionalização da gestão dos recursos baseados no conhecimento. Relativamente ao contexto estrutural e ambiental de uma IES, nota-se uma política institucional sustentada concomitantemente pelo viés educacional e pelo viés administrativo. Nesta tese, busca-se estudar estes vieses para identificar os elementos endógenos que são candidatos a factores habilitadores de Gestão do Conhecimento (GC), incidindo sobre a universidade pública, em particular. O método de estudo é baseado na concepção exploratória de natureza qualitativa consubstanciada na forma de um estudo de caso simples. A investigação foi conduzida sobre dois grupos de análise: membros da pró-reitoria e coordenadores de curso de graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os resultados obtidos puderam revelar a situação atual da UEG em termos de práticas gerenciais e pedagógicas, bem como permitiu compreender melhor as condições estruturais e institucionais da entidade. Os elementos sugeridos como factores habilitadores de GC a partir dos desdobramentos da análise teórico-empírica foram o foco no coordenador-gestor, a formação de redes de conhecimento e a visão sistémica das perspectivas de GC.The Higher Education Institutions (HEI) are designed to offer the academic community tools and mechanisms enabling the generation and transmission of scientific and sometimes technological knowledge, beyond promote the interaction in the social, cultural and economic perspectives for support its constructs. However, the same resourcefulness is not perceived in terms of the institutionalization of resource management based on knowledge. Relatively the structural and environmental context of HEI, there exist an institutional policy supported concurrently by educational and administrative bias. This thesis seeks to study these biases to identify the endogenous elements that are candidates for enablers factors the Knowledge Management focusing particularly on the public university. The method of study is based on the design of exploratory qualitative nature embodied in the form of a simple case study. The research was conducted on two groups of analysis: members of the pro-rectory and coordinators of graduate programs at the State University of Goiás (UEG). The results revealed the current situation of the UEG relatively at the managerial and pedagogical practices, as well allowed understand better the structural and institutional conditions of the entity. The elements suggested as enablers factors the KM from the theoretical and empirical analysis have been the focus on the coordinator-manager, the formation of knowledge networks and the systemic view of the KM perspectives.2010-05-19T10:09:25Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1813porLima, Eliomar Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:02.476625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As Instituições de Educação Superior (IES) foram estabelecidas com o propósito de oferecer à comunidade acadêmica instrumentos e mecanismos habilitadores da geração e transmissão do conhecimento científico e por vezes tecnológico, além de promover a interlocução social, cultural e conjuntural para sustentar seus constructos. Todavia, a mesma desenvoltura não é percebida em termos da institucionalização da gestão dos recursos baseados no conhecimento. Relativamente ao contexto estrutural e ambiental de uma IES, nota-se uma política institucional sustentada concomitantemente pelo viés educacional e pelo viés administrativo. Nesta tese, busca-se estudar estes vieses para identificar os elementos endógenos que são candidatos a factores habilitadores de Gestão do Conhecimento (GC), incidindo sobre a universidade pública, em particular. O método de estudo é baseado na concepção exploratória de natureza qualitativa consubstanciada na forma de um estudo de caso simples. A investigação foi conduzida sobre dois grupos de análise: membros da pró-reitoria e coordenadores de curso de graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os resultados obtidos puderam revelar a situação atual da UEG em termos de práticas gerenciais e pedagógicas, bem como permitiu compreender melhor as condições estruturais e institucionais da entidade. Os elementos sugeridos como factores habilitadores de GC a partir dos desdobramentos da análise teórico-empírica foram o foco no coordenador-gestor, a formação de redes de conhecimento e a visão sistémica das perspectivas de GC. |
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