A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Elson Ramos do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3434
Resumo: A influência da mídia na repercussão e delineamento apuratório nos casos “Daniella Perez” e “Escola Base”. Sabe-se que a mídia, exerce intenso poder de convencimento sobre as pessoas e com à expansão dos meios de comunicação a mass média passou a demonstrar interesse ao meio policial, elegendo-o com formato publicitário capaz de incidir sobre a opinião pública e sobre os que conduzem a apuração dos fatos. A mídia apossou-se da figura de “paladina da verdade” para implementar um modelo de jornalismo policial, que tem como base publicitária, o show e o espetáculo. Mesmo que o apresentador/redator não tenha todos os dados necessários para a análise correta do caso em si, apresenta para a massa como se os tivesse, causando (propositalmente) uma espécie de replicação de sua posição. Por certo, esta interferência no processo penal tende a causar lesões a todos os envolvidos, fazendo com que os órgãos constituídos, muitas vezes, sintam-se reféns da mídia e trilhem caminhos contrários àqueles que deveriam seguir. Pontua-se os casos “Daniella Perez” e “Escola Base” como momentos em que a mídia assumiu as funções de investigador, acusador e julgador, enquanto as instituições constituídas ficaram inertes às aberrações induzidas pela imprensa. Neste sentir, a dissertação analisa esta influência e suas consequências, reconhecendo que a liberdade de imprensa não retira dos entes estatais a responsabilidade assumida com o devido processo legal, não devendo se influenciar pelos aspectos apresentados pela mídia, sob pena do cometimento de erros abruptos e rompimento com os princípios essenciais do direito penal-constitucional.
id RCAP_0d0325218c3956a6d1daa213cab9157c
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São PauloMass mediaMídiaProcesso penalInfluênciaCasos “Daniella Perez” e “Escola Base”A influência da mídia na repercussão e delineamento apuratório nos casos “Daniella Perez” e “Escola Base”. Sabe-se que a mídia, exerce intenso poder de convencimento sobre as pessoas e com à expansão dos meios de comunicação a mass média passou a demonstrar interesse ao meio policial, elegendo-o com formato publicitário capaz de incidir sobre a opinião pública e sobre os que conduzem a apuração dos fatos. A mídia apossou-se da figura de “paladina da verdade” para implementar um modelo de jornalismo policial, que tem como base publicitária, o show e o espetáculo. Mesmo que o apresentador/redator não tenha todos os dados necessários para a análise correta do caso em si, apresenta para a massa como se os tivesse, causando (propositalmente) uma espécie de replicação de sua posição. Por certo, esta interferência no processo penal tende a causar lesões a todos os envolvidos, fazendo com que os órgãos constituídos, muitas vezes, sintam-se reféns da mídia e trilhem caminhos contrários àqueles que deveriam seguir. Pontua-se os casos “Daniella Perez” e “Escola Base” como momentos em que a mídia assumiu as funções de investigador, acusador e julgador, enquanto as instituições constituídas ficaram inertes às aberrações induzidas pela imprensa. Neste sentir, a dissertação analisa esta influência e suas consequências, reconhecendo que a liberdade de imprensa não retira dos entes estatais a responsabilidade assumida com o devido processo legal, não devendo se influenciar pelos aspectos apresentados pela mídia, sob pena do cometimento de erros abruptos e rompimento com os princípios essenciais do direito penal-constitucional.2021-04-19T08:49:06Z2021-04-16T00:00:00Z2021-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3434TID:202725111porNascimento, Elson Ramos doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
title A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
spellingShingle A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
Nascimento, Elson Ramos do
Mass media
Mídia
Processo penal
Influência
Casos “Daniella Perez” e “Escola Base”
title_short A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
title_full A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
title_fullStr A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
title_full_unstemmed A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
title_sort A influência da mídia no processo penal: Os casos Daniella Perez e Escola Base de São Paulo
author Nascimento, Elson Ramos do
author_facet Nascimento, Elson Ramos do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Elson Ramos do
dc.subject.por.fl_str_mv Mass media
Mídia
Processo penal
Influência
Casos “Daniella Perez” e “Escola Base”
topic Mass media
Mídia
Processo penal
Influência
Casos “Daniella Perez” e “Escola Base”
description A influência da mídia na repercussão e delineamento apuratório nos casos “Daniella Perez” e “Escola Base”. Sabe-se que a mídia, exerce intenso poder de convencimento sobre as pessoas e com à expansão dos meios de comunicação a mass média passou a demonstrar interesse ao meio policial, elegendo-o com formato publicitário capaz de incidir sobre a opinião pública e sobre os que conduzem a apuração dos fatos. A mídia apossou-se da figura de “paladina da verdade” para implementar um modelo de jornalismo policial, que tem como base publicitária, o show e o espetáculo. Mesmo que o apresentador/redator não tenha todos os dados necessários para a análise correta do caso em si, apresenta para a massa como se os tivesse, causando (propositalmente) uma espécie de replicação de sua posição. Por certo, esta interferência no processo penal tende a causar lesões a todos os envolvidos, fazendo com que os órgãos constituídos, muitas vezes, sintam-se reféns da mídia e trilhem caminhos contrários àqueles que deveriam seguir. Pontua-se os casos “Daniella Perez” e “Escola Base” como momentos em que a mídia assumiu as funções de investigador, acusador e julgador, enquanto as instituições constituídas ficaram inertes às aberrações induzidas pela imprensa. Neste sentir, a dissertação analisa esta influência e suas consequências, reconhecendo que a liberdade de imprensa não retira dos entes estatais a responsabilidade assumida com o devido processo legal, não devendo se influenciar pelos aspectos apresentados pela mídia, sob pena do cometimento de erros abruptos e rompimento com os princípios essenciais do direito penal-constitucional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19T08:49:06Z
2021-04-16T00:00:00Z
2021-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3434
TID:202725111
url http://hdl.handle.net/11328/3434
identifier_str_mv TID:202725111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302555407155200