Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10581 |
Resumo: | O presente relatório representa o final de um ano de estágio pedagógico. Este relatório foi construído com o objetivo de apresentar uma reflexão crítica das atividades realizadas ao longo do ano, tendo em conta as dificuldades encontradas e as estratégias desenvolvidas para a sua superação. Pretende também destacar as necessidades de formação futuras, numa perspetiva de formação contínua, que é indispensável na profissão de professor de Educação Física. Na elaboração do relatório foi realizada uma análise do contexto em que se realizou o estágio pedagógico, seguido da abordagem das quatro áreas que compõem o processo de formação: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Por fim, apresenta-se o balanço da experiência de estágio pedagógico, referindo a articulação entre as áreas e evidenciando os momentos mais importantes na formação como professor e as dificuldades que continuam após o estágio. |
id |
RCAP_0d0e86e3e3980d95f63f555ea9dabdcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10581 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem MartinsEstágio pedagógicoReflexãoFormaçãoProfessoresEducação FísicaEnsinoPedagogiaEscolaPedagogical internshipReflectionTrainingTeachersPhysical EducationTeachingPedagogySchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório representa o final de um ano de estágio pedagógico. Este relatório foi construído com o objetivo de apresentar uma reflexão crítica das atividades realizadas ao longo do ano, tendo em conta as dificuldades encontradas e as estratégias desenvolvidas para a sua superação. Pretende também destacar as necessidades de formação futuras, numa perspetiva de formação contínua, que é indispensável na profissão de professor de Educação Física. Na elaboração do relatório foi realizada uma análise do contexto em que se realizou o estágio pedagógico, seguido da abordagem das quatro áreas que compõem o processo de formação: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Por fim, apresenta-se o balanço da experiência de estágio pedagógico, referindo a articulação entre as áreas e evidenciando os momentos mais importantes na formação como professor e as dificuldades que continuam após o estágio.This report represents the end of a year of pedagogical internship. This report was built with the purpose of presenting a critical reflection of the activities carried out during the year, taking into account the difficulties encountered and the strategies developed to overcome them. Also aims to highlight the future training needs in a perspective of lifelong learning, which is essential in the profession of Physical Education teacher. In preparing the report it carried out a context analysis in which it was conducted the pedagogical internship, followed by the four areas approach that make up the training process: Organization and Management of Teaching and Learning (Area 1), Innovation and Educational Research (Area 2) Participation in School (Area 3) and Relationship with the Community (Area 4). Finally, it presents the balance of pedagogical internship experience, referring to the association between the areas and highlights the most important moments in training as a teacher and the difficulties that remain after the internship.Fernandes, Luís Manuel AguiarRepositório da Universidade de LisboaRocha, Ricardo Filipe Coelho2016-01-06T16:12:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:01.375443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins |
title |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins Rocha, Ricardo Filipe Coelho Estágio pedagógico Reflexão Formação Professores Educação Física Ensino Pedagogia Escola Pedagogical internship Reflection Training Teachers Physical Education Teaching Pedagogy School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins |
author |
Rocha, Ricardo Filipe Coelho |
author_facet |
Rocha, Ricardo Filipe Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Luís Manuel Aguiar Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ricardo Filipe Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Reflexão Formação Professores Educação Física Ensino Pedagogia Escola Pedagogical internship Reflection Training Teachers Physical Education Teaching Pedagogy School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Reflexão Formação Professores Educação Física Ensino Pedagogia Escola Pedagogical internship Reflection Training Teachers Physical Education Teaching Pedagogy School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório representa o final de um ano de estágio pedagógico. Este relatório foi construído com o objetivo de apresentar uma reflexão crítica das atividades realizadas ao longo do ano, tendo em conta as dificuldades encontradas e as estratégias desenvolvidas para a sua superação. Pretende também destacar as necessidades de formação futuras, numa perspetiva de formação contínua, que é indispensável na profissão de professor de Educação Física. Na elaboração do relatório foi realizada uma análise do contexto em que se realizou o estágio pedagógico, seguido da abordagem das quatro áreas que compõem o processo de formação: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Por fim, apresenta-se o balanço da experiência de estágio pedagógico, referindo a articulação entre as áreas e evidenciando os momentos mais importantes na formação como professor e as dificuldades que continuam após o estágio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-06T16:12:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10581 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131052693782528 |