Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ricardo Filipe Coelho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10581
Resumo: O presente relatório representa o final de um ano de estágio pedagógico. Este relatório foi construído com o objetivo de apresentar uma reflexão crítica das atividades realizadas ao longo do ano, tendo em conta as dificuldades encontradas e as estratégias desenvolvidas para a sua superação. Pretende também destacar as necessidades de formação futuras, numa perspetiva de formação contínua, que é indispensável na profissão de professor de Educação Física. Na elaboração do relatório foi realizada uma análise do contexto em que se realizou o estágio pedagógico, seguido da abordagem das quatro áreas que compõem o processo de formação: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Por fim, apresenta-se o balanço da experiência de estágio pedagógico, referindo a articulação entre as áreas e evidenciando os momentos mais importantes na formação como professor e as dificuldades que continuam após o estágio.
id RCAP_0d0e86e3e3980d95f63f555ea9dabdcd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem MartinsEstágio pedagógicoReflexãoFormaçãoProfessoresEducação FísicaEnsinoPedagogiaEscolaPedagogical internshipReflectionTrainingTeachersPhysical EducationTeachingPedagogySchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório representa o final de um ano de estágio pedagógico. Este relatório foi construído com o objetivo de apresentar uma reflexão crítica das atividades realizadas ao longo do ano, tendo em conta as dificuldades encontradas e as estratégias desenvolvidas para a sua superação. Pretende também destacar as necessidades de formação futuras, numa perspetiva de formação contínua, que é indispensável na profissão de professor de Educação Física. Na elaboração do relatório foi realizada uma análise do contexto em que se realizou o estágio pedagógico, seguido da abordagem das quatro áreas que compõem o processo de formação: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Por fim, apresenta-se o balanço da experiência de estágio pedagógico, referindo a articulação entre as áreas e evidenciando os momentos mais importantes na formação como professor e as dificuldades que continuam após o estágio.This report represents the end of a year of pedagogical internship. This report was built with the purpose of presenting a critical reflection of the activities carried out during the year, taking into account the difficulties encountered and the strategies developed to overcome them. Also aims to highlight the future training needs in a perspective of lifelong learning, which is essential in the profession of Physical Education teacher. In preparing the report it carried out a context analysis in which it was conducted the pedagogical internship, followed by the four areas approach that make up the training process: Organization and Management of Teaching and Learning (Area 1), Innovation and Educational Research (Area 2) Participation in School (Area 3) and Relationship with the Community (Area 4). Finally, it presents the balance of pedagogical internship experience, referring to the association between the areas and highlights the most important moments in training as a teacher and the difficulties that remain after the internship.Fernandes, Luís Manuel AguiarRepositório da Universidade de LisboaRocha, Ricardo Filipe Coelho2016-01-06T16:12:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:01.375443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
title Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
Rocha, Ricardo Filipe Coelho
Estágio pedagógico
Reflexão
Formação
Professores
Educação Física
Ensino
Pedagogia
Escola
Pedagogical internship
Reflection
Training
Teachers
Physical Education
Teaching
Pedagogy
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins
author Rocha, Ricardo Filipe Coelho
author_facet Rocha, Ricardo Filipe Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Luís Manuel Aguiar
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ricardo Filipe Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Reflexão
Formação
Professores
Educação Física
Ensino
Pedagogia
Escola
Pedagogical internship
Reflection
Training
Teachers
Physical Education
Teaching
Pedagogy
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Reflexão
Formação
Professores
Educação Física
Ensino
Pedagogia
Escola
Pedagogical internship
Reflection
Training
Teachers
Physical Education
Teaching
Pedagogy
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório representa o final de um ano de estágio pedagógico. Este relatório foi construído com o objetivo de apresentar uma reflexão crítica das atividades realizadas ao longo do ano, tendo em conta as dificuldades encontradas e as estratégias desenvolvidas para a sua superação. Pretende também destacar as necessidades de formação futuras, numa perspetiva de formação contínua, que é indispensável na profissão de professor de Educação Física. Na elaboração do relatório foi realizada uma análise do contexto em que se realizou o estágio pedagógico, seguido da abordagem das quatro áreas que compõem o processo de formação: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Por fim, apresenta-se o balanço da experiência de estágio pedagógico, referindo a articulação entre as áreas e evidenciando os momentos mais importantes na formação como professor e as dificuldades que continuam após o estágio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-06T16:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10581
url http://hdl.handle.net/10400.5/10581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131052693782528