Boccia - Análise dos tempos dos Parciais em provas internacionais em 2017 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formiga, Ana Luísa Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86652
Resumo: Dissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
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spelling Boccia - Análise dos tempos dos Parciais em provas internacionais em 2017 e 2018Boccia - Time analysis of the Ends in International Championships in 2017 and 2018BocciaProvas InternacionaisAnáliseTempos dos ParciaisBocciaInternacional ChampionshipsAnalysisEndTime RemainingDissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaOs tempos dos parciais no jogo de boccia obriga o atleta a lançar estrategicamente de acordo com as jogadas que quer fazer, no tempo que tem para o fazer. Assim sendo, o tempo do parcial garante um aumento do dinamismo do jogo, incentivando o atleta a melhorar a sua performance e a cativar o público. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo verificar se os tempos limite de cada parcial estão adequados em cada uma das divisões do Boccia – BC1, BC2, BC3, BC4, PBC3, PBC4 e Equipas - analisando os tempos sobrantes de cada parcial nos jogos. Para o estudo dos tempos dos parciais foram analisados 1033 jogos, de quatro competições internacionais – Campeonato das Américas, Campeonato da Ásia e Oceânia, Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo. Para levar a cabo os procedimentos estatísticos foi utilizado o programa Excel 2016. Na estatística descritiva, foi calculada a média dos tempos sobrantes para toda as divisões nas diferentes competições e no seu conjunto. Os resultados do estudo sugerem a viabilidade de reduzir 1minuto ao tempo atualmente estabelecido nas divisões BC1, BC2 e Equipas, podendo tornar a modalidade mais cativante para o espetador.Todas as pessoas têm o direito à educação física e ao desporto, indispensáveis ao desenvolvimento da sua personalidade. O direito ao desenvolvimento das aptidões físicas, intelectuais e morais, através da educação física e do desporto, deve ser garantido, tanto no quadro do sistema educativo, como nos outros aspetos da vida social. (UNESCO, 1978)Segundo alguns autores (e.g. Sherrill, 1986; Blinde & McClung, 1997) o desporto adaptado é a melhor forma de potenciar as capacidades da pessoa com deficiência, uma vez que a participação na atividade desportiva fornece ao individuo um contexto que permite desenvolver as suas perceções, bem como nos domínios físico e social, pois o individuo interage com os outros, construindo assim uma biografia individual e social.Não existe nenhuma data ou referência escrita, que dite a origem específica da modalidade do Boccia. A maioria dos autores indicam que a origem vem da antiga Grécia, que progrediu no Império Romano, e que veio a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais se destacam o Bowling e a Petanca. (Fernandes & Ferreira, 2005).A escassez de estudos realizados nesta área do Boccia remete a uma curiosidade e necessidade compreensível de querer estudar e a possibilidade de poder contribuir com dados atualizados novas alternativas para o crescimento e futuro desta modalidade. Sendo esta modalidade reconhecida como tendo um dos maiores crescimentos a nível paralímpico e o alargamento da divulgação do desporto paralímpico como prática legítima do campo desportivo, que abarca tanto a procura do espetáculo, como a coesão social pela inclusão da pessoa com deficiência, coloca-se como uma necessidade e forma de expandir ideais inclusivos, desportivos e comerciais (Marques et al., 2013). Como acima referido o crescimento e desenvolvimento de qualquer modalidade tem o público como elemento fundamental. Sendo realidade, o tempo “morto” que existe no jogo de boccia, torna-se uma grande condicionante para manter as pessoas interessadas no jogo.Este trabalho está organizado em sete capítulos: O primeiro capítulo, a introdução e apresentação do problema do estudo, bem como os seus objetivos e hipóteses. O segundo capítulo contempla a revisão bibliográfica, onde se apresenta a literatura já existente e publicada relacionada com o tema da investigação. O terceiro capítulo refere-se aos processos metodológicos da investigação, nomeadamente a definição da amostra, a definição dos procedimentos de estudo e o tratamento estatístico de dados utilizado para responder ao problema do estudo. No quarto capítulo são apresentados os resultados e no quinto capítulo a discussão. O sexto capítulo refere a conclusão. O sétimo capitulo refere as referências bibliográficas.The time defined in each end in the boccia game, compels the athlete to play strategically according to the plays he wants to make, in the time he has to do it. Therefore, the time of the partial guarantees an increase of the dynamism of the game, encouraging the athlete to improve his performance and captivate the public.For the study of the end, 1033 matches were analysed, from four international competitions - Americas Championship 2017, Asian and Oceania Championships 2017, European Championship 2017 and World Championship 2018.In order to carry out the statistical procedures, it was used the excel 2016 program. In the descriptive statistics, the average of the remaining times was calculated for all the divisions in the different competitions and as a whole. The results of the study suggest the possibility of reducing 1 minute to the currently established time in the BC1, BC2 and Teams divisions.Everyone has the right to physical education and sport, which is essential to the development of his personality. The right to the development of physical, intellectual and moral skills through physical education and sport must be guaranteed both within the educational system and in other aspects of social life. (UNESCO, 1978)According to some authors (eg Sherrill, 1986; Blinde & McClung, 1997), adapted sport is the best way to enhance the abilities of the disabled person, since participation in sports activity provides the individual with a context that allows them to develop their perceptions , as well as in the physical and social domains, since the individual interacts with others, thus constructing an individual and social biography.There is no written date or reference, which dictates the specific origin of the Boccia modality. Most authors indicate that the origin comes from ancient Greece, which progressed in the Roman Empire, and which gave rise to a wide range of games, of which Bowling and Petanque stand out. (Fernandes & Ferreira, 2005).The scarcity of studies carried out in this area of ​​Boccia refers to a curiosity and understandable need to study and the possibility of being able to contribute with updated data new alternatives for the growth and future of this modality. As this modality is recognized as having one of the highest growth rates at the Paralympic level and the extension of the dissemination of Paralympic sport as a legitimate practice of the sports field, which encompasses both the demand for the spectacle and social cohesion for the inclusion of persons with disabilities, as a necessity and way of expanding inclusive, sporting and commercial ideals (Marques et al., 2013).As mentioned above the growth and development of any modality has the public as a fundamental element. In reality, the "dead" time that exists in the game of bocce, becomes a great condition to keep people interested in the game.This work is organized into seven chapters: The first chapter, the introduction and presentation of the study problem, as well as its objectives and hypotheses. The second chapter contemplates the bibliographic review, where the existing and published literature related to the research topic is presented. The third chapter refers to the methodological processes of the investigation, namely the definition of the sample, the definition of the study procedures and the statistical treatment of data used to answer the study problem. In the fourth chapter the results are presented and in the fifth chapter the discussion. The sixth chapter refers to the conclusion. The seventh chapter refers to the bibliographical references.2018-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86652http://hdl.handle.net/10316/86652TID:202218848porFormiga, Ana Luísa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-07-29T07:52:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:45.396232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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