Aplicação da metodologia Lean no serviço de manutenção de uma empresa alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nuno Jorge Pinto e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10904
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica
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spelling Aplicação da metodologia Lean no serviço de manutenção de uma empresa alimentarManutençãoLeanTPM5 SMapeamento do fluxo de valorDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia MecânicaA manutenção industrial tem ganho cada vez maior importância nas empresas. As exigências atuais obrigam os responsáveis pela manutenção a procurarem novas formas novas formas de organização, utilizando técnicas e metodologias que normalmente são utilizadas na gestão de outras áreas funcionais de empresas No âmbito da realização de dissertação de mestrado, estabeleceu como objetivo o estudo de melhoria do serviço de manutenção de uma empresa do ramo alimentar. Foi efetuado o levantamento e a análise pormenorizada de informações relativas a uma linha de produção, que serviu de elemento principal de estudo, e de organização atual do serviço de manutenção na empresa. A análise das atividades de manutenção foi realizada com a utilização de algumas técnicas da metodologia Lean. Foram identificados alguns desperdícios tanto na produção da fábrica como também no serviço de manutenção, sob o ponto de vista do pensamento Lean. Foram propostas soluções que visam reduzir ou eliminar os desperdícios identificados. As soluções apresentadas surgiram através da aplicação de várias ferramentas analíticas da metodologia Lean: 5 S; Kaizen; PDCA (plan-do-check-act); TPM (manutenção autónoma) e mapeamento do fluxo de valor. Algumas soluções apresentadas são de aplicação: curto-prazo, outras são a médio-prazo e outras são a longo-prazo. A implementação das soluções Lean, teria um impacto muito positivo, com resultados na melhoria do serviço de manutenção e na moral dos colaboradores.Faculdade de Ciências e TecnologiaNavas, HelenaRUNSousa, Nuno Jorge Pinto e2013-12-19T15:30:41Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:57Zoai:run.unl.pt:10362/10904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:49.932409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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