Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30894 |
Resumo: | Com base no modelo conceptual de Enfermagem de Casey (1988), centrado na criança/jovem e família, o EESIP, considera este binómio, como referencial dos seus cuidados. Os cuidados do EESIP abrangem desde o RN, à criança /jovem e verifica-se até aos 17 anos e 364 dias de idade sendo que, em alguns casos, como na doença crónica, na incapacidade e na deficiência, pode ir além dos 18 anos e mesmo até aos 21 anos ou 25 anos, até à transição para a vida adulta . Relativamente à família, em particular os pais, constituem também foco de cuidado para o EESIP, uma vez que, sendo o principal cuidador da criança/jovem, integra o seu ambiente: facilitando as suas aprendizagens, o crescimento e o desenvolvimento da sua autonomia. Em relação à resolução de problemas em situações novas e não familiares encontro me, agora, após este vasto currículo de experiências e múltiplas aprendizagens mais desperta para a tomada de decisão com base num rigoroso Processo de Enfermagem. Com isto quero dizer, que adquiri competências para lidar com questões complexas através da teoria fornecida pela escola, com a partilha com a tutora, com estas experiências e com o meu empenho em procurar documentar me aprofundei conhecimentos e habilidades acerca dos diferentes canais de referenciação, qualquer que seja o contexto da prática, na área EESIP. No que concerne, a condicionamentos, na disponibilidade de informação, relacionados com o RN, criança, jovem e família, que detetados com base na experiência e no conhecimento construído com o MEESIP; como seja em relação a situações de risco comprometedoras da saúde, vou ter em atenção: oportunidades na observação, de acordo com o que preconiza o PNSIJ e pretendo estar atenta, a sinais de alerta, que devem ser valorizados, de forma a efetuar uma referenciação mais precoce para o SNIPI, com o intuito de potenciar as capacidades. Ou para a Saúde Escolar, para proporcionar o desenvolvimento pessoal, social e a sua autodeterminação, com progressiva responsabilização pelas escolhas relativas à saúde ou, para o NACJR se for uma situação de risco. |
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Relatório de estágioEnfermagem com especialização em enfermagem de saúde infantil e pediátricaRecém-nascidoCriançaJovem/famíliaCuidados de enfermagemNursing with specialization in child and pediatric health nursingNewbornChildYouth/familyNursing careDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeCom base no modelo conceptual de Enfermagem de Casey (1988), centrado na criança/jovem e família, o EESIP, considera este binómio, como referencial dos seus cuidados. Os cuidados do EESIP abrangem desde o RN, à criança /jovem e verifica-se até aos 17 anos e 364 dias de idade sendo que, em alguns casos, como na doença crónica, na incapacidade e na deficiência, pode ir além dos 18 anos e mesmo até aos 21 anos ou 25 anos, até à transição para a vida adulta . Relativamente à família, em particular os pais, constituem também foco de cuidado para o EESIP, uma vez que, sendo o principal cuidador da criança/jovem, integra o seu ambiente: facilitando as suas aprendizagens, o crescimento e o desenvolvimento da sua autonomia. Em relação à resolução de problemas em situações novas e não familiares encontro me, agora, após este vasto currículo de experiências e múltiplas aprendizagens mais desperta para a tomada de decisão com base num rigoroso Processo de Enfermagem. Com isto quero dizer, que adquiri competências para lidar com questões complexas através da teoria fornecida pela escola, com a partilha com a tutora, com estas experiências e com o meu empenho em procurar documentar me aprofundei conhecimentos e habilidades acerca dos diferentes canais de referenciação, qualquer que seja o contexto da prática, na área EESIP. No que concerne, a condicionamentos, na disponibilidade de informação, relacionados com o RN, criança, jovem e família, que detetados com base na experiência e no conhecimento construído com o MEESIP; como seja em relação a situações de risco comprometedoras da saúde, vou ter em atenção: oportunidades na observação, de acordo com o que preconiza o PNSIJ e pretendo estar atenta, a sinais de alerta, que devem ser valorizados, de forma a efetuar uma referenciação mais precoce para o SNIPI, com o intuito de potenciar as capacidades. Ou para a Saúde Escolar, para proporcionar o desenvolvimento pessoal, social e a sua autodeterminação, com progressiva responsabilização pelas escolhas relativas à saúde ou, para o NACJR se for uma situação de risco.Based on the conceptual model of Nursing by Casey (1988), centered on the child / youth and family, the EESIP, considers this binomial, as a reference of their care. EESIP's care ranges from the newborn to the child / young person and occurs up to 17 years and 364 days of age, and in some cases, such as chronic illness, disability and handicap, it can go beyond 18 years and even until the age of 21 or 25, until the transition to adult life. Regarding the family, in particular the parents, they are also the focus of care for the EESIP, since, being the main caregiver of the child / young person, it integrates its environment: facilitating their learning, growth and the development of their autonomy. In relation to problem solving in new and unfamiliar situations, I am now, after this vast curriculum of experiences and multiple learning, more awake for decision-making based on a rigorous Nursing Process. By this I mean, that I acquired skills to deal with complex issues through the theory provided by the school, through sharing with the tutor, with these experiences and with my commitment to seek to document myself, I deepened my knowledge and skills about the different referral channels. , whatever the context of the practice, in the EESIP area. With regard to conditions, in the availability of information, related to the NB, child, youth and family, which are detected based on experience and knowledge built with MEESIP; as in relation to risk situations that compromise health, I will pay attention: opportunities for observation, according to what the PNSIJ recommends and I intend to be alert, to warning signs, which should be valued, in order to make a referral earlier for SNIPI, in order to enhance capacities. Or for School Health, to provide personal and social development and self-determination, with progressive responsibility for health-related choices or, for NACJR if it is a risky situation.Barbosa, Constança Maria Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonseca, Catarina Rodrigues2020-09-10T09:13:16Z2020-05-1920202020-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30894TID:202505340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:49.484256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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