Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunheira, Lina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15887
Resumo: Há uns anos, andava a minha filha mais nova no 5.º ano, quando me chamou para a esclarecer sobre uma dúvida num exercício. Já não me lembro da sua dificuldade ou do exercício em si, mas ficou-me a discussão que surgiu quando, a determinada altura, me disse convictamente que um segmento de reta só tem dois pontos:
id RCAP_0d4b44c41c5a0acbb080be71524cf339
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafiosMatemáticaGeometriaHá uns anos, andava a minha filha mais nova no 5.º ano, quando me chamou para a esclarecer sobre uma dúvida num exercício. Já não me lembro da sua dificuldade ou do exercício em si, mas ficou-me a discussão que surgiu quando, a determinada altura, me disse convictamente que um segmento de reta só tem dois pontos:Associação de Professores de MatemáticaRCIPLBrunheira, Lina20222035-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15887porBrunheira, L. (2022). Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios. Educação e Matemática, 166, 57-61info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:28.830747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
title Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
spellingShingle Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
Brunheira, Lina
Matemática
Geometria
title_short Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
title_full Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
title_fullStr Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
title_full_unstemmed Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
title_sort Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios
author Brunheira, Lina
author_facet Brunheira, Lina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunheira, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Geometria
topic Matemática
Geometria
description Há uns anos, andava a minha filha mais nova no 5.º ano, quando me chamou para a esclarecer sobre uma dúvida num exercício. Já não me lembro da sua dificuldade ou do exercício em si, mas ficou-me a discussão que surgiu quando, a determinada altura, me disse convictamente que um segmento de reta só tem dois pontos:
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2035-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15887
url http://hdl.handle.net/10400.21/15887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brunheira, L. (2022). Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios. Educação e Matemática, 166, 57-61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133507756228608