A relevância do neuromarketing no turismo: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kastenholz, Elisabeth, Santos, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38777
Resumo: O comportamento e as decisões do ser humano são influenciadas pela parte racional mas também pela parte emocional do cérebro. Os métodos tradicionais de informação tal como os quantitativos (eg: inquérito por questionários) e os qualitativos (eg: inquéritos por entrevistas, focus group) podem não ser suficientes dado que as nossas emoções são muitas vezes inconscientes. Dado que a emoção está intimamente ligada a determinadas áreas no cérebro, técnicas que permitam conhecer este órgão fornecem dados mais precisos e objetivos para perceber esses comportamentos. O neuromarketing, ao estudar o cérebro, através das ferramentas da neurociência, pode ajudar a fornecer tais informações e contribuir para um conhecimento mais profundo e exato sobre os processos emocionais e cognitivos do turista. Este artigo realiza uma revisão da literatura sobre esta relação entre o neuromarketing e o turismo para perceber como e em que medida o neuromarketing tem sido estudado no campo do turismo. Pretende-se ainda fornecer informações sobre as lacunas de conhecimento nesta área bem como traçar caminhos para futuras pesquisas. Uma conclusão retirada desta revisão da literatura revela que a pesquisa centrada nesta temática ainda não está bem desenvolvida sendo necessário mais pesquisas empíricas sobre esta relação.
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