Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, C.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S.P., Ramos, R., Costa, Rosalina, Gonçalves, J.P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34339
https://doi.org/Morais, C.; Ramos, M.; Cardoso, A.; Gonçalves, S.P.; Ramos, R.; COSTA, Rosalina Pisco; Gonçalves, J.P. (2022). Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. Sociologia Online – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, n.º 29, 90-108. DOI: https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4 (ISSN: 1647-3337).
https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
Resumo: A investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.
id RCAP_0d5c94b5ef3b26f1220389bc738d463d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saberplágioestudantes do ensino superiorpráticasperceçõesA investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.Sociologia Online – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia2023-02-14T15:31:16Z2023-02-142022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34339https://doi.org/Morais, C.; Ramos, M.; Cardoso, A.; Gonçalves, S.P.; Ramos, R.; COSTA, Rosalina Pisco; Gonçalves, J.P. (2022). Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. Sociologia Online – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, n.º 29, 90-108. DOI: https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4 (ISSN: 1647-3337).http://hdl.handle.net/10174/34339https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4porCICS.NOVAndndndndndrosalina@uevora.ptnd687Morais, C.Ramos, M.Cardoso, A.Gonçalves, S.P.Ramos, R.Costa, RosalinaGonçalves, J.P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:36:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:48.503051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
spellingShingle Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
Morais, C.
plágio
estudantes do ensino superior
práticas
perceções
title_short Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_full Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_fullStr Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_full_unstemmed Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_sort Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
author Morais, C.
author_facet Morais, C.
Ramos, M.
Cardoso, A.
Gonçalves, S.P.
Ramos, R.
Costa, Rosalina
Gonçalves, J.P.
author_role author
author2 Ramos, M.
Cardoso, A.
Gonçalves, S.P.
Ramos, R.
Costa, Rosalina
Gonçalves, J.P.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, C.
Ramos, M.
Cardoso, A.
Gonçalves, S.P.
Ramos, R.
Costa, Rosalina
Gonçalves, J.P.
dc.subject.por.fl_str_mv plágio
estudantes do ensino superior
práticas
perceções
topic plágio
estudantes do ensino superior
práticas
perceções
description A investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-14T15:31:16Z
2023-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34339
https://doi.org/Morais, C.; Ramos, M.; Cardoso, A.; Gonçalves, S.P.; Ramos, R.; COSTA, Rosalina Pisco; Gonçalves, J.P. (2022). Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. Sociologia Online – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, n.º 29, 90-108. DOI: https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4 (ISSN: 1647-3337).
http://hdl.handle.net/10174/34339
https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
url http://hdl.handle.net/10174/34339
https://doi.org/Morais, C.; Ramos, M.; Cardoso, A.; Gonçalves, S.P.; Ramos, R.; COSTA, Rosalina Pisco; Gonçalves, J.P. (2022). Plágio no ensino superior: mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. Sociologia Online – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, n.º 29, 90-108. DOI: https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4 (ISSN: 1647-3337).
https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CICS.NOVA
nd
nd
nd
nd
nd
rosalina@uevora.pt
nd
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociologia Online – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Sociologia Online – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136710139838464