O impacto da consulta a tempo e horas na gestão das listas de espera no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Ana Micaela Bento do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76859
Resumo: Projeto de mestrado em Gestão em Unidades de Saúde
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spelling O impacto da consulta a tempo e horas na gestão das listas de espera no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPEThe impact of the consulta a tempo e horas system on the management of waiting lists at the Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPEAcessoConsulta a tempo e horasLista de esperaAccessTimely consultationWaiting listCiências Sociais::Economia e GestãoProjeto de mestrado em Gestão em Unidades de SaúdeEnquadramento: Em 2008, materializou-se a criação de um sistema integrado de referenciação e gestão do acesso à primeira consulta de especialidade hospitalar nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – Consulta a Tempo e Horas (CTH). O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais vantagens e constrangimentos associados à implementação do CTH no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE e analisar o comportamento da lista de espera face à sua implementação. Metodologia: Para a concretização dos objetivos propostos foi realizado um estudo observacional descritivo com recolha de informação retrospetiva sobre os pedidos de primeira consulta referenciados para o CHTS, via sistema CTH, referentes aos anos de 2017 a 2019. Resultados: No triénio em análise, o CHTS aumentou, de forma sustentada, o número de primeiras consultas realizadas (o total de primeiras consultas aumentou 9,2% e o número de primeiras consultas via CTH 5,3%). A procura diminui no ano de 2018, mas, no triénio, registou um crescimento de 5,8%. Apesar do crescimento verificado na procura, o número de utentes em lista de espera decresceu, no triénio, 24,1%, existindo, a 31 de dezembro de 2019, 17.935 utentes a aguardar realização de consulta no CHTS. Quanto ao tempo médio de espera, verificamos, no triénio, uma redução de 40 dias, fruto da abordagem assumida pelo CHTS para gestão da lista de espera, através da implementação de um plano de recuperação. As principais vantagens identificadas estão relacionadas com a desmaterialização do processo de referenciação e o aumento da sua transparência, enquanto que os constrangimentos se relacionam com a falta de interoperabilidade de sistemas e o facto de o sistema CTH se aplicar apenas a pedidos referenciados pelos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Conclusões: O sistema CTH veio alterar o paradigma da referenciação para primeira consulta hospitalar e, consequentemente, da gestão do acesso. Apesar dos constrangimentos associados, o sistema CTH constitui uma mais valia para a gestão do acesso a primeiras consultas no CHTS, uma vez que, por um lado, simplificou e desmaterializou o processo e, por outro lado, introduziu mais transparência e controlo. É agora necessário desenvolver o sistema de forma a colmatar os constrangimentos identificados.Background: In 2008, an integrated referencing and management system for first specialty consultations in hospitals of the National Health System was created – Consulta a Tempo e Horas (CTH) (that could be translated as Timely Consultation). The objective of this work was to identify the main advantages and difficulties associated with the implementation of CTH at Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE (a hospital system composed by two hospitals in the north of Portugal) and analyze the behavior of the first consultation waiting list relatively to the implementation of this system. Methodology: To attain the stated objectives, a descriptive observational study that involved the collection of retrospective information on first consultations prescribed and referred to CHTS via CTH concerning 2017-2019 was conducted. Results: In the three years analyzed, CHTS consistently increased the number first of outpatient consultations (the total number of first consultations increased 9,2% and the number of first consultations via CTH increased 5,3%). In 2018, there was a decrease in demand; but in the three years, demand for first consultations in CHT increased 5,8%. Despite this increase, the number of patients in the waiting list decreased 24,1% from 2017 to 2019, and, in 31st December 2019, there were 17.935 patients in the system waiting for a consultation. Concerning the average waiting time, in the three years under analysis there was a reduction of 40 days due to the management of CHTS that involved the implementation of a recovery plan. The main advantages of CTH identified were relate with the digitalization of the referencing process and an increase of transparency. On the other hand, the difficulties concerned lack of lack of interoperationality of Information Technology systems and the fact that CTH is only applicable to patients referred through primary health care. Conclusions: CTH system changed the paradigm of referencing to first outpatient specialty consultation and, consequently, the management of access to first consultation. Despite its difficulties, CTH has improved the access to first outpatient specialty consultation in CHTS, since it simplified and digitalized the whole process and introduced a higher degree of transparency and control. For the future, the system should be improved in order to overcome the difficulties identified.Rego, Nazaré Glória GonçalvesUniversidade do MinhoCouto, Ana Micaela Bento do20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76859por202886760info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:24.638835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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