Arquitetura para Sistema Distribuído de Manufatura Baseado em Agentes Utilizando Arduinos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/115836 |
Resumo: | Nos últimos tempos tem havido uma necessidade das empresas de manufatura que adotam um modelo de produção em massa, de evoluírem para um novo modelo capaz de responder às exigências atuais dos mercados, caracterizadas pela elevada personalização de produtos. Alguns sistemas têm aparecido ao longo dos anos numa tentativa de responder a esta necessidade. No entanto a sua implementação tem sido difícil pois o hardware necessário é de custo muito elevado ou inexistente. Estes sistemas estão incluídos na quarta revolução industrial, também conhecida por Indústria 4.0. Este conceito, assente na Internet das Coisas e nos Sistemas Cíber-Físicos, procura reunir os princípios que devem ser aplicados na criação de um sistema flexível capaz de implementar este novo modelo. Assim, esta dissertação propõe uma arquitetura em que o controlo é dividido entre dispositivos baseados na Internet das Coisas, responsáveis pelos processos em tempo real, e um sistema multiagente, o qual gere todos os outros processos. É proposta a utilização de dispositivos de baixo custo baseados em Arduino como facilitadores da implementação de sistemas capazes de lidar com a adição e remoção de componentes sem necessidade de reprogramação, também conhecido como Plug&Produce, ao mesmo tempo que se utiliza um sistema multiagente, na tentativa de obter um sistema distribuído, integrável, reconfigurável e descentralizado. No final é apresentado um conjunto de testes, realizados com dois tipos de microcon troladores, em que estes são adicionados e removidos do sistema de forma rápida sem que este tenha de ser reprogramado. |
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