A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Joana Lourenço
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/133005
Resumo: Dissertação com vista à obtenção do grau de Mestre em Direito e Economia do Mar
id RCAP_0d7e0d1ab935716e05c7ea4e64b6986d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/133005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por marDireito marítimoTransporte de mercadorias por marCommon lawCivil lawContratosDireito internacional privadoDireito internacionalMaritime lawShippingContractsInternational private lawInternational lawDireitoDissertação com vista à obtenção do grau de Mestre em Direito e Economia do MarO presente trabalho procurou tratar um campo do Direito Marítimo de que pouco se fala, mais especificamente a escolha de lei que melhor poderá regular um contrato de transporte de mercadorias por mar. As diferenças entre os sistemas jurídicos de Civil Law e da Common Law, ainda são bastante visíveis, e apesar dos esforços para uma unificação e aproximação de ambos através de vários instrumentos, como as Convenções Internacionais, as suas diferenças ainda são salientes e numa área como a dos contratos de transporte de mercadorias por mar há um maior número de vantagens ao escolher a Common Law como a lei regente do contrato. Através de um estudo comparativo procurei apreciar, comparar e determinar que sistema seria o melhor se o da Common Law ou da Civil Law aquando da resolução de conflitos que possam surgir nos contratos de mercadorias por mar, avaliando dois casos de ambos os sistemas jurídicos. Os resultados obtidos através do estudo comparativo mostram que de facto a Common Law confere melhores resultados na resolução dos conflitos e que através do sistema judicial inglês as partes acabam por ver os seus interesses comerciais a serem tidos em maior consideração. Este estudo mostrou que no caso dos contratos de transporte de mercadorias por mar as vantagens que a Common Law oferece merecem ser tidas em conta quando se está a criar um contrato entre as partes, desde a sua flexibilidade, à extensiva liberdade contratual e á eficiência dos tribunais em resolver as problemáticas.The present study sought to treat a field of Maritime Law that is little talked about, more specifically the choice of law that may better regulate a contract of carriage of goods by sea. The differences between the Civil Law and Common Law legal systems are still quite visible, and despite the better efforts for a unification and approximation of both through several instruments, such as the international Conventions, their differences are still outstanding and in an area such as the contracts of carriage of goods by sea there are more advantages in choosing Common Law as the governing law of the contract. Through a comparative study I sought to assess, compare and determine which system would be better, Common Law or Civil Law, when resolving conflicts that may arise in contracts for the carriage of goods by sea, by evaluating two cases from both legal systems. The results obtained through the comparative study show that Common Law does indeed give better results in the resolution of conflicts and that through the English judicial system the parties end up having their commercial interests taken into consideration. This study has shown that in the case of contracts of carriage of goods by sea the advantages offered by Common Law deserve to be taken into account when creating a contract between the parties, from its flexibility to the extensive contractual freedom and the efficiency of the courts in solving problems.Faria, Duarte Lynce deRUNNeto, Joana Lourenço2022-07-14T00:31:05Z2021-07-142021-05-312021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/133005TID:202763439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:42Zoai:run.unl.pt:10362/133005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:40.493132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
title A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
spellingShingle A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
Neto, Joana Lourenço
Direito marítimo
Transporte de mercadorias por mar
Common law
Civil law
Contratos
Direito internacional privado
Direito internacional
Maritime law
Shipping
Contracts
International private law
International law
Direito
title_short A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
title_full A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
title_fullStr A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
title_full_unstemmed A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
title_sort A influência da Common Law num contrato de transporte de mercadorias por mar
author Neto, Joana Lourenço
author_facet Neto, Joana Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Duarte Lynce de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Joana Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Direito marítimo
Transporte de mercadorias por mar
Common law
Civil law
Contratos
Direito internacional privado
Direito internacional
Maritime law
Shipping
Contracts
International private law
International law
Direito
topic Direito marítimo
Transporte de mercadorias por mar
Common law
Civil law
Contratos
Direito internacional privado
Direito internacional
Maritime law
Shipping
Contracts
International private law
International law
Direito
description Dissertação com vista à obtenção do grau de Mestre em Direito e Economia do Mar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
2021-05-31
2021-07-14T00:00:00Z
2022-07-14T00:31:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/133005
TID:202763439
url http://hdl.handle.net/10362/133005
identifier_str_mv TID:202763439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138079478382592