Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/2781 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade Educação para a Saúde |
id |
RCAP_0d8351ec44d6dd1f61a9124eb4ff1450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2781 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátricaEducação para a saúdeEnfermeirosGrupos focaisPercepçõesQuestionáriosUrgência pediátricaTese de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade Educação para a SaúdeEstudo de natureza exploratório-descritivo com abordagem quantitativa (questionários) e qualitativa (grupos focais) com o ojectivo de perceber quais as percepções dos enfermeiros sobre a Educação para a Saúde realizada em contexto de urgência pediátrica. Concluiu-se que começam por iniciativa própria, inerentes ao desempenho de funções, e por observação de comportamentos inadequados sendo os temas mais abordados, associados ou não ao motivo de recorrência, doenças infantis, puericultura/cuidados gerais à criança, desenvolvimento infantil, prevenção de acidentes e tópicos gerais de saúde. Decorrem em todo o espaço físico especialmente nas salas de triagem tratamentos e UICD. O momento de início é referido como "procurado" com "muito tacto" surgindo na 1ª abordagem, durante a realização de procedimentos e alta. As metodologias expositivas e demonstrativas foram as mais usadas. Há desvalorização ou ausência de registos embora apreciem a EpS referindo dispêndio médio de 2h30 por turno. Destacam-se como factores influenciadores: a privacidade, a disponibilidade do profissional e da criança / pais (temporal e psicológica), a eficácia e a experiência profissional do enfermeiro. Estabeleceu-se correlação positiva entre a experiência profissional em UUP e as variáveis temas, local, momento, métodos e nº de horas e correlação negativa com a variável fases de EpS.Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar deRepositório da Universidade de LisboaLoureiro, Fernanda Manuela2010-01-072010-12-29T00:00:00Z2010-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:20.962414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica |
title |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica |
spellingShingle |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica Loureiro, Fernanda Manuela Educação para a saúde Enfermeiros Grupos focais Percepções Questionários Urgência pediátrica |
title_short |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica |
title_full |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica |
title_fullStr |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica |
title_full_unstemmed |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica |
title_sort |
Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica |
author |
Loureiro, Fernanda Manuela |
author_facet |
Loureiro, Fernanda Manuela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Fernanda Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a saúde Enfermeiros Grupos focais Percepções Questionários Urgência pediátrica |
topic |
Educação para a saúde Enfermeiros Grupos focais Percepções Questionários Urgência pediátrica |
description |
Tese de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade Educação para a Saúde |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-07 2010-12-29T00:00:00Z 2010-01-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/2781 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/2781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130999946215424 |