Mecanismo com tubo ladrão lateral para autocolismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Helder Manuel Matos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12496
Resumo: O mercado da construção civil é cada vez mais exigente no âmbito de design e das dimensões reduzidas, o que se reflete como requisitos e condicionantes adicionais, no caso dos autoclismos e dos seus componentes. Outro grande desafio é o controlo do consumo de água, o que leva à procura de soluções que permitam obter o efeito pretendido com a menor quantidade de água. A empresa OLI que não tem uma válvula de descarga com tubo ladrão lateral fixo no seu atual portefólio de produtos, tendo sido decidido realizar o desenvolvimento conducente a um produto com essas características. Para o efeito foi reunida a informação em termos de especificações e requisitos mais importantes, avaliada a sua relevância, e consideradas as funcionalidades e características e os requisitos a cumprir no produto a desenvolver. Uma vez elencadas e valorizadas as especificações e requisitos, passou-se à modelação do mecanismo tendo sempre em mente a standardização de produtos a utilizar. Concebidas a peça de saída de água e o tubo ladrão lateral inferior e superior, estes foram prototipados e ensaiados, e após alguns ajustes e melhorias sugeridos pelos resultados chegou-se às peças definitivas que cumprem as normas necessárias, para a sua integração no mercado. De seguida focou-se o desenvolvimento no modo de funcionamento, tendo sido escolhido o sistema de acionamento por cabo e por diferença de curso nos botões de acionamento para realizar o movimento das descargas. Este tipo de acionamento permite realizar as descargas (completa e meia) de forma controlada e independente, e também permitir o ajuste de ambas as descargas. Após a modelação e desenvolvimento das peças fez-se a sua prototipagem e passou-se à fase de ensaios. Após algumas modificações e reestruturações funcionais, sugeridas pelos resultados que foram sendo obtidos, chegouse à versão definitiva cumprindo os requisitos. Com o objetivo de preparar o mecanismo para soluções funcionais futuras, ao melhor preço, e tornando-o o mais modular possível para absorver os requisitos de mercado, e se adaptar a eles, foi realizada a análise estrutural de alguns componentes, preparando a base do mecanismo para uma solução futura de acionamento mecânico com hastes. Os resultados finais do desenvolvimento global do mecanismo foram positivos, cumprindo os requisitos de mercado atuais e ficando a base funcional e estrutural do mecanismo preparada para acomodar requisitos e modificações futuras.
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Uma vez elencadas e valorizadas as especificações e requisitos, passou-se à modelação do mecanismo tendo sempre em mente a standardização de produtos a utilizar. Concebidas a peça de saída de água e o tubo ladrão lateral inferior e superior, estes foram prototipados e ensaiados, e após alguns ajustes e melhorias sugeridos pelos resultados chegou-se às peças definitivas que cumprem as normas necessárias, para a sua integração no mercado. De seguida focou-se o desenvolvimento no modo de funcionamento, tendo sido escolhido o sistema de acionamento por cabo e por diferença de curso nos botões de acionamento para realizar o movimento das descargas. Este tipo de acionamento permite realizar as descargas (completa e meia) de forma controlada e independente, e também permitir o ajuste de ambas as descargas. Após a modelação e desenvolvimento das peças fez-se a sua prototipagem e passou-se à fase de ensaios. Após algumas modificações e reestruturações funcionais, sugeridas pelos resultados que foram sendo obtidos, chegouse à versão definitiva cumprindo os requisitos. Com o objetivo de preparar o mecanismo para soluções funcionais futuras, ao melhor preço, e tornando-o o mais modular possível para absorver os requisitos de mercado, e se adaptar a eles, foi realizada a análise estrutural de alguns componentes, preparando a base do mecanismo para uma solução futura de acionamento mecânico com hastes. Os resultados finais do desenvolvimento global do mecanismo foram positivos, cumprindo os requisitos de mercado atuais e ficando a base funcional e estrutural do mecanismo preparada para acomodar requisitos e modificações futuras.The construction market is increasingly demanding design and reduced dimensions, appearing as additional constraints and requirements in this case cisterns and their components. Another challenge is the control of water consumption, leading to the search for solutions achieving the desired effect with less water being flushed. The OLI company has not a flush valve with side fixed overflow pipe in its current products portfolio, and decided to conduct the development leading to such a product. For that purpose the information was gathered in terms of specifications and major requirements, evaluating its relevance considering the features characteristics and requirements to fulfill the development of the product. Once listed and valuated the specifications and requirements, modeling the mechanism started keeping in mind the standardization of products to use. Created the water outlet and the upper and lower side fixed overflow pipes, they were prototyped and tested. After considering some improvements, as suggested by the obtained results, the final parts were obtained which accomplish the required standards for a possible integration in the market. Then focus went to different functioning modes, and it was selected the system using a cable and two buttons for system actuation. Different displacements of the two buttons correspond to full or half discharge. This kind of actuation allows to perform the flush (full or half) in independent and controlled ways, and also allows adjustment of both discharges. After modeling and development of the corresponding they were prototyped and tested. After some modifications and functional restructuring, suggested by the results that were obtained, the final version was obtained fulfilling the requirements. The system must be prepared for further evolutions, at the best price, and it must be as much modular as possible to be more easily adjusted to the rapidly changing requirements of the market. With this in mind, the structural analysis of some components was performed, preparing the basis of the system to accommodate actuation with mechanical drive shafts. The final results of the overall system were positive and very encouraging, fulfilling the requirements of the current market and getting the functional and structural basis of the mechanism ready to accommodate future requirements and modifications.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:45Z2013-01-02T00:00:00Z2013-01-022016-01-02T18:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12496TID:201576350porVieira, Helder Manuel Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:48Zoai:ria.ua.pt:10773/12496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:40.095036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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