Aplicação de técnicas de avaliação da usabilidade ao Portugal inSite
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39001 |
Resumo: | A Internet constitui actualmente um excelente veículo de disseminação e comunicação de informação turística e possui um potencial promocional inquestionável. As Organizações de Marketing de Destinos recorrem a ela cada vez mais para divulgar os seus destinos e promover os seus produtos e, actualmente, praticamente todos os destinos possuem um, ou mais, websites com esta finalidade. No entanto, para que um site seja eficaz na sua missão de divulgação e promoção, deverá apresentar uma interface de utilizador bem construída e projectada, que tenha em conta a sua usabilidade. Este artigo pretende analisar o Portugal inSite no que concerne aos seus conteúdos e qualidade da sua interface de utilizador, recorrendo a técnicas de avaliação da usabilidade que resultam da revisão da literatura sobre a matéria e que foram aplicadas num estudo empírico realizado em Março de 2004. |
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Aplicação de técnicas de avaliação da usabilidade ao Portugal inSiteInternetInformação turísticaPromoçãoAvaliação de websitesUsabilidadeInterface de utilizadorA Internet constitui actualmente um excelente veículo de disseminação e comunicação de informação turística e possui um potencial promocional inquestionável. As Organizações de Marketing de Destinos recorrem a ela cada vez mais para divulgar os seus destinos e promover os seus produtos e, actualmente, praticamente todos os destinos possuem um, ou mais, websites com esta finalidade. No entanto, para que um site seja eficaz na sua missão de divulgação e promoção, deverá apresentar uma interface de utilizador bem construída e projectada, que tenha em conta a sua usabilidade. Este artigo pretende analisar o Portugal inSite no que concerne aos seus conteúdos e qualidade da sua interface de utilizador, recorrendo a técnicas de avaliação da usabilidade que resultam da revisão da literatura sobre a matéria e que foram aplicadas num estudo empírico realizado em Março de 2004.Internet is today an excellent tool for pro-moting destinations and spreading out the tourism information and offers unquestio-nable promotional potential. The Destination Marketing Organisations use this more and more often to promote their destinations and pro-ducts. In fact, now days almost ali des-tinations have their own websites to this purpose! However in order for a site to be explored to its best capacity it must offer an appro-priate constructed user interface. This article aims to analyse the Portugal inSite in which concerns its contents and qua-lity of user interface and used as supporting tools the evaluation techniques of usability, resulting from review of the actual specialised literature, which also have been applied to an empiric study performed last March 2004.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-25T11:36:21Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39001por1645-926110.34624/rtd.v0i4.13873Milheiro, EvaCosta, CarlosSantos, Maria Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:15Zoai:ria.ua.pt:10773/39001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:19.434868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Internet constitui actualmente um excelente veículo de disseminação e comunicação de informação turística e possui um potencial promocional inquestionável. As Organizações de Marketing de Destinos recorrem a ela cada vez mais para divulgar os seus destinos e promover os seus produtos e, actualmente, praticamente todos os destinos possuem um, ou mais, websites com esta finalidade. No entanto, para que um site seja eficaz na sua missão de divulgação e promoção, deverá apresentar uma interface de utilizador bem construída e projectada, que tenha em conta a sua usabilidade. Este artigo pretende analisar o Portugal inSite no que concerne aos seus conteúdos e qualidade da sua interface de utilizador, recorrendo a técnicas de avaliação da usabilidade que resultam da revisão da literatura sobre a matéria e que foram aplicadas num estudo empírico realizado em Março de 2004. |
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