Uma análise multinível do efeito da heterogeneidade das escolas secundárias no 1º ano de engenharia: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocínio, Carla Cristina Augusto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2624
Resumo: O insucesso escolar no Ensino Superior é hoje uma realidade bem conhecida no panorama educativo nacional. Os factores que estarão na origem desta realidade são diversos e nem sempre passíveis de mensurar, seja pelo seu carácter de excepção, seja pela sua natureza. Uns (factores) serão conhecidos no momento de ingresso na universidade, podendo ser intrínsecos ao aluno, outros resultarão da frequência do Ensino Superior. Este trabalho incide, em particular, sobre a problemática do insucesso no 1º ano, nos cursos da área da Ciência, Tecnologia e Engenharia, tendo por base o manancial de informação conhecido a priori sobre o aluno, a par com elementos do seu percurso anterior, evidenciando-se a influência da escola secundária frequentada. O objectivo genérico é aferir o contributo da conjugação de alguns destes factores para os processos de construção do sucesso do aluno enquanto estudante do Ensino Superior. Para tal é usada uma modelação multinível, considerando dois níveis de análise. Um primeiro nível que inclui características intrínsecas ao aluno e, um segundo nível, com uma caracterização de segmentos de escolas secundárias de proveniência dos alunos.
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