Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7039 |
Resumo: | A audição permite aos indivíduos perceber e estabelecer contato com o mundo exterior e está ausente ou limitada em pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com a documentação disponível, todas as crianças com surdez ou deficiência auditiva apresentam dificuldades de leitura e escrita e repercutirão na capacidade de interação com outras pessoas, surdas ou não, e na compreensão do mundo. As limitações auditivas dos surdos podem ser parcialmente superadas com o uso do implante coclear (IC), que tem se demonstrado benéfico para seus pacientes, melhorando sua perceção auditiva. Essa característica, apesar de aproximar o aluno surdo de outro ouvinte, não elimina suas dificuldades, pois não é por causa do implante coclear que ele passa a ouvir. Com este trabalho de pesquisa, pretendeu-se compreender algumas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos surdos com IC, para identificar algumas estratégias e fatores condicionantes, positivos ou negativos, neste processo de aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia investigativa de estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a seis participantes, três alunos surdos com IC e três agentes educacionais com trabalhos práticos de acompanhamento de alunos surdos. Essas entrevistas foram, posteriormente, objeto de uma análise de conteúdo qualitativa que permitiu a obtenção dos resultados e, a partir de sua interpretação, foi possível antecipar as conclusões apresentadas neste trabalho. Dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e escrita, a importância do apoio familiar, dos professores, do intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como a utilização de estratégias particulares, com a estimulação do canal visuogestual, fazem parte destas conclusões. |
id |
RCAP_0da4af8309d46231c7669658a38cd982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7039 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante CoclearPerceções, Fatores e EstratégiasEducação EspecialSurdezImplante CoclearLeitura e EscritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA audição permite aos indivíduos perceber e estabelecer contato com o mundo exterior e está ausente ou limitada em pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com a documentação disponível, todas as crianças com surdez ou deficiência auditiva apresentam dificuldades de leitura e escrita e repercutirão na capacidade de interação com outras pessoas, surdas ou não, e na compreensão do mundo. As limitações auditivas dos surdos podem ser parcialmente superadas com o uso do implante coclear (IC), que tem se demonstrado benéfico para seus pacientes, melhorando sua perceção auditiva. Essa característica, apesar de aproximar o aluno surdo de outro ouvinte, não elimina suas dificuldades, pois não é por causa do implante coclear que ele passa a ouvir. Com este trabalho de pesquisa, pretendeu-se compreender algumas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos surdos com IC, para identificar algumas estratégias e fatores condicionantes, positivos ou negativos, neste processo de aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia investigativa de estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a seis participantes, três alunos surdos com IC e três agentes educacionais com trabalhos práticos de acompanhamento de alunos surdos. Essas entrevistas foram, posteriormente, objeto de uma análise de conteúdo qualitativa que permitiu a obtenção dos resultados e, a partir de sua interpretação, foi possível antecipar as conclusões apresentadas neste trabalho. Dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e escrita, a importância do apoio familiar, dos professores, do intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como a utilização de estratégias particulares, com a estimulação do canal visuogestual, fazem parte destas conclusões.Barbeiro, Luís Filipe TomásIC-OnlinePaiva, Catarina Patrício2022-04-20T13:32:38Z2022-01-252022-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7039TID:202995674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:24Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:08.287554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear Perceções, Fatores e Estratégias |
title |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear |
spellingShingle |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear Paiva, Catarina Patrício Educação Especial Surdez Implante Coclear Leitura e Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear |
title_full |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear |
title_fullStr |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear |
title_full_unstemmed |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear |
title_sort |
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear |
author |
Paiva, Catarina Patrício |
author_facet |
Paiva, Catarina Patrício |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbeiro, Luís Filipe Tomás IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Catarina Patrício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Surdez Implante Coclear Leitura e Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Especial Surdez Implante Coclear Leitura e Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A audição permite aos indivíduos perceber e estabelecer contato com o mundo exterior e está ausente ou limitada em pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com a documentação disponível, todas as crianças com surdez ou deficiência auditiva apresentam dificuldades de leitura e escrita e repercutirão na capacidade de interação com outras pessoas, surdas ou não, e na compreensão do mundo. As limitações auditivas dos surdos podem ser parcialmente superadas com o uso do implante coclear (IC), que tem se demonstrado benéfico para seus pacientes, melhorando sua perceção auditiva. Essa característica, apesar de aproximar o aluno surdo de outro ouvinte, não elimina suas dificuldades, pois não é por causa do implante coclear que ele passa a ouvir. Com este trabalho de pesquisa, pretendeu-se compreender algumas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos surdos com IC, para identificar algumas estratégias e fatores condicionantes, positivos ou negativos, neste processo de aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia investigativa de estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a seis participantes, três alunos surdos com IC e três agentes educacionais com trabalhos práticos de acompanhamento de alunos surdos. Essas entrevistas foram, posteriormente, objeto de uma análise de conteúdo qualitativa que permitiu a obtenção dos resultados e, a partir de sua interpretação, foi possível antecipar as conclusões apresentadas neste trabalho. Dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e escrita, a importância do apoio familiar, dos professores, do intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como a utilização de estratégias particulares, com a estimulação do canal visuogestual, fazem parte destas conclusões. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-20T13:32:38Z 2022-01-25 2022-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7039 TID:202995674 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7039 |
identifier_str_mv |
TID:202995674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136993934835712 |