Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11599
Resumo: Despertar para o pensar, O conto como suporte textual em Filosofia para Crianças propõe um estudo em que se estabelece que o desenvolvimento do pensar da criança se pode dar a partir do seu contacto com textos específicos. O estudo que fizemos desenvolveu-se partir de uma análise de textos tendo como referências uma selecção feita sobre a colectânea de “estórias” dos irmãos Grimm e as novelas filosóficas de Matthew Lipman. Partindo do pressuposto que os contos de fadas podem ser mais de que um entretém lúdico, é na obra de Bruno Bettelheim que se revelam as possibilidades destes que até então teriam sido ignoradas. A partir da sua análise, e encontrando a novela filosófica desenvolvida por Matthew Lipman, propusemo-nos analisar o conto de fadas tanto como possibilidade filosófica para a criança, como patamar para um pensar melhor e por si mesma. Fazendo uma análise das partes constituintes do conto de fadas e respectiva importância para a criança encontramos neste elementos que motivam o desenvolvimento do seu pensar. Partes que denominámos O princípio, o meio e o fim, O mundo do faz-de-conta, E todos viveram felizes para sempre e O recurso nos contos de fadas à metáfora, ao simbólico e ao non-sense revelaram-se possibilidades que subtraem a criança a um pensamento que poderia ser restrito para lhe possibilitar uma abstracção que se revela construtiva. Uma outra parte do trabalho incidirá especialmente sobre a obra de Matthew Lipman, mais precisamente sobre a novela filosófica que estrutura o projecto Filosofia para Crianças, e respectiva comparação com o conto de fadas. Colocando-se a questão: Será que os contos de fadas contêm em si, tal como as novelas filosóficas de Matthew Lipman, os elementos que estimulam a criança para o pensar? Tendo como referência teórica principalmente Bruno Bettelheim e Matthew Lipman, entre outros, é a partir das suas obras que desenvolvemos o nosso estudo para determinar a importância do conto de fadas, ou da novela filosófica, como estímulo para o pensar, e consequentemente para o desenvolvimento integral da criança; ### Abstract: Awake to the think, The tale as textual support in Philosophy for Children proposes a study which establishes that the development of the thought in the child can be given from his contact with specific texts. The study that we have developed become from an analysis of texts and having as references a selection made on the collection of "stories" of the Brothers Grimm and Matthew Lipman's philosophical novels. Based on the assumption that fairy tales may be more than an entertaining is the work of Bruno Bettelheim which revealed the possibilities of those stories that until then had been ignored. From his analysis, and finding the philosophical novel developed by Matthew Lipman, we propose to analyze the fairy tale as philosophical possibility for the child, as a base for a better thinking and for himself. By making an analysis of the constituent parts of fairy tale and their importance for the child we find in it elements that motivate the development of their thinking. Parties that we have denominated The principle, The middle and the end, The world of make-believe, And all lived happily ever after and The recourse in fairy tales to the metaphor, the symbolic and non-sense reveled to be possibilities which subtract the child of a thought that could be restricted to provide an abstraction that reveals itself as constructive. Another part of the work will focus particularly the work of Matthew Lipman, more precisely the philosophical novel which structures the project Philosophy for Children, and their comparison with fairy tale. By placing the question: Is that fairy tales contain in itself, like Matthew Lipman’s philosophical novels, the elements that encourage the child to think? Having as theoretical reference mainly Bruno Bettelheim and Matthew Lipman, among others, is from their works that we have developed our study to determine the importance of the fairy tale, or the philosophical novel, as a stimulus for the think, and therefore for the integral development of child.
id RCAP_0dcad21aa12b92fd589145d9d676908c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para criançasFilosofia para criançasNovela filosóficaConto de fadasExercício racionalActividade éticaPhilosophy for childrenPhilosophycal novelFairy taleRational exerciseEthical activityDespertar para o pensar, O conto como suporte textual em Filosofia para Crianças propõe um estudo em que se estabelece que o desenvolvimento do pensar da criança se pode dar a partir do seu contacto com textos específicos. O estudo que fizemos desenvolveu-se partir de uma análise de textos tendo como referências uma selecção feita sobre a colectânea de “estórias” dos irmãos Grimm e as novelas filosóficas de Matthew Lipman. Partindo do pressuposto que os contos de fadas podem ser mais de que um entretém lúdico, é na obra de Bruno Bettelheim que se revelam as possibilidades destes que até então teriam sido ignoradas. A partir da sua análise, e encontrando a novela filosófica desenvolvida por Matthew Lipman, propusemo-nos analisar o conto de fadas tanto como possibilidade filosófica para a criança, como patamar para um pensar melhor e por si mesma. Fazendo uma análise das partes constituintes do conto de fadas e respectiva importância para a criança encontramos neste elementos que motivam o desenvolvimento do seu pensar. Partes que denominámos O princípio, o meio e o fim, O mundo do faz-de-conta, E todos viveram felizes para sempre e O recurso nos contos de fadas à metáfora, ao simbólico e ao non-sense revelaram-se possibilidades que subtraem a criança a um pensamento que poderia ser restrito para lhe possibilitar uma abstracção que se revela construtiva. Uma outra parte do trabalho incidirá especialmente sobre a obra de Matthew Lipman, mais precisamente sobre a novela filosófica que estrutura o projecto Filosofia para Crianças, e respectiva comparação com o conto de fadas. Colocando-se a questão: Será que os contos de fadas contêm em si, tal como as novelas filosóficas de Matthew Lipman, os elementos que estimulam a criança para o pensar? Tendo como referência teórica principalmente Bruno Bettelheim e Matthew Lipman, entre outros, é a partir das suas obras que desenvolvemos o nosso estudo para determinar a importância do conto de fadas, ou da novela filosófica, como estímulo para o pensar, e consequentemente para o desenvolvimento integral da criança; ### Abstract: Awake to the think, The tale as textual support in Philosophy for Children proposes a study which establishes that the development of the thought in the child can be given from his contact with specific texts. The study that we have developed become from an analysis of texts and having as references a selection made on the collection of "stories" of the Brothers Grimm and Matthew Lipman's philosophical novels. Based on the assumption that fairy tales may be more than an entertaining is the work of Bruno Bettelheim which revealed the possibilities of those stories that until then had been ignored. From his analysis, and finding the philosophical novel developed by Matthew Lipman, we propose to analyze the fairy tale as philosophical possibility for the child, as a base for a better thinking and for himself. By making an analysis of the constituent parts of fairy tale and their importance for the child we find in it elements that motivate the development of their thinking. Parties that we have denominated The principle, The middle and the end, The world of make-believe, And all lived happily ever after and The recourse in fairy tales to the metaphor, the symbolic and non-sense reveled to be possibilities which subtract the child of a thought that could be restricted to provide an abstraction that reveals itself as constructive. Another part of the work will focus particularly the work of Matthew Lipman, more precisely the philosophical novel which structures the project Philosophy for Children, and their comparison with fairy tale. By placing the question: Is that fairy tales contain in itself, like Matthew Lipman’s philosophical novels, the elements that encourage the child to think? Having as theoretical reference mainly Bruno Bettelheim and Matthew Lipman, among others, is from their works that we have developed our study to determine the importance of the fairy tale, or the philosophical novel, as a stimulus for the think, and therefore for the integral development of child.Universidade de Évora2014-10-16T17:28:59Z2014-10-162010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11599http://hdl.handle.net/10174/11599porDepartamento de Filosofiateses@bib.uevora.pt316Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:15.680379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
title Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
spellingShingle Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre e
Filosofia para crianças
Novela filosófica
Conto de fadas
Exercício racional
Actividade ética
Philosophy for children
Philosophycal novel
Fairy tale
Rational exercise
Ethical activity
title_short Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
title_full Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
title_fullStr Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
title_full_unstemmed Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
title_sort Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
author Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre e
author_facet Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre e
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia para crianças
Novela filosófica
Conto de fadas
Exercício racional
Actividade ética
Philosophy for children
Philosophycal novel
Fairy tale
Rational exercise
Ethical activity
topic Filosofia para crianças
Novela filosófica
Conto de fadas
Exercício racional
Actividade ética
Philosophy for children
Philosophycal novel
Fairy tale
Rational exercise
Ethical activity
description Despertar para o pensar, O conto como suporte textual em Filosofia para Crianças propõe um estudo em que se estabelece que o desenvolvimento do pensar da criança se pode dar a partir do seu contacto com textos específicos. O estudo que fizemos desenvolveu-se partir de uma análise de textos tendo como referências uma selecção feita sobre a colectânea de “estórias” dos irmãos Grimm e as novelas filosóficas de Matthew Lipman. Partindo do pressuposto que os contos de fadas podem ser mais de que um entretém lúdico, é na obra de Bruno Bettelheim que se revelam as possibilidades destes que até então teriam sido ignoradas. A partir da sua análise, e encontrando a novela filosófica desenvolvida por Matthew Lipman, propusemo-nos analisar o conto de fadas tanto como possibilidade filosófica para a criança, como patamar para um pensar melhor e por si mesma. Fazendo uma análise das partes constituintes do conto de fadas e respectiva importância para a criança encontramos neste elementos que motivam o desenvolvimento do seu pensar. Partes que denominámos O princípio, o meio e o fim, O mundo do faz-de-conta, E todos viveram felizes para sempre e O recurso nos contos de fadas à metáfora, ao simbólico e ao non-sense revelaram-se possibilidades que subtraem a criança a um pensamento que poderia ser restrito para lhe possibilitar uma abstracção que se revela construtiva. Uma outra parte do trabalho incidirá especialmente sobre a obra de Matthew Lipman, mais precisamente sobre a novela filosófica que estrutura o projecto Filosofia para Crianças, e respectiva comparação com o conto de fadas. Colocando-se a questão: Será que os contos de fadas contêm em si, tal como as novelas filosóficas de Matthew Lipman, os elementos que estimulam a criança para o pensar? Tendo como referência teórica principalmente Bruno Bettelheim e Matthew Lipman, entre outros, é a partir das suas obras que desenvolvemos o nosso estudo para determinar a importância do conto de fadas, ou da novela filosófica, como estímulo para o pensar, e consequentemente para o desenvolvimento integral da criança; ### Abstract: Awake to the think, The tale as textual support in Philosophy for Children proposes a study which establishes that the development of the thought in the child can be given from his contact with specific texts. The study that we have developed become from an analysis of texts and having as references a selection made on the collection of "stories" of the Brothers Grimm and Matthew Lipman's philosophical novels. Based on the assumption that fairy tales may be more than an entertaining is the work of Bruno Bettelheim which revealed the possibilities of those stories that until then had been ignored. From his analysis, and finding the philosophical novel developed by Matthew Lipman, we propose to analyze the fairy tale as philosophical possibility for the child, as a base for a better thinking and for himself. By making an analysis of the constituent parts of fairy tale and their importance for the child we find in it elements that motivate the development of their thinking. Parties that we have denominated The principle, The middle and the end, The world of make-believe, And all lived happily ever after and The recourse in fairy tales to the metaphor, the symbolic and non-sense reveled to be possibilities which subtract the child of a thought that could be restricted to provide an abstraction that reveals itself as constructive. Another part of the work will focus particularly the work of Matthew Lipman, more precisely the philosophical novel which structures the project Philosophy for Children, and their comparison with fairy tale. By placing the question: Is that fairy tales contain in itself, like Matthew Lipman’s philosophical novels, the elements that encourage the child to think? Having as theoretical reference mainly Bruno Bettelheim and Matthew Lipman, among others, is from their works that we have developed our study to determine the importance of the fairy tale, or the philosophical novel, as a stimulus for the think, and therefore for the integral development of child.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-10-16T17:28:59Z
2014-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11599
http://hdl.handle.net/10174/11599
url http://hdl.handle.net/10174/11599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Filosofia
teses@bib.uevora.pt
316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537821052928