Ciganos e literacia digital : estudo de caso em Reguengos de Monsaraz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medinas, Carlos Boto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7659
Resumo: As tecnologias de informação detêm atualmente um papel crucial na vida dos cidadãos na sociedade da informação. As principais atividades da vida quotidiana estão envolvidas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), que cobrem um vasto espectro de áreas da vida pessoal e social, tornando-nos dependentes da tecnologia. No entanto, nesta sociedade, o acesso às tecnologias não é feito por todos os cidadãos de igual forma, havendo uma distinção entre os que têm acesso às TIC e os que não têm, entre os que as sabem usar e os que não sabem. Como consequência desta inacessibilidade surge um conjunto de “infoexcluídos", cuja exclusão em alguns casos se junta a outras situações de exclusão. Em Portugal, muitas pessoas ciganas acumulam a exclusão digital com outras exclusões, por exemplo, com analfabetismo ou baixos níveis de escolaridade, desqualificação profissional, desemprego, condições habitacionais precárias, segregação territorial, racismo, discriminação, etc. Cientes da importância da acessibilidade às TIC nas sociedades contemporâneas foi realizado um estudo exploratório com o objetivo de conhecer a literacia digital por parte de pessoas ciganas na cidade de Reguengos de Monsaraz. Tratando-se de uma população com pouca escolaridade e sem qualificações profissionais, como é que os ciganos de Reguengos de Monsaraz lidam com as tecnologias de informação? O estudo foi desenvolvido com recurso a técnicas de pesquisa quantitativa (inquérito por questionário aplicado a pessoas ciganas) e técnicas de pesquisa qualitativa (entrevista semiestruturada aplicada a representantes de instituições locais). Os resultados obtidos por este estudo permitem concluir que há uma grande diferenciação no acesso a equipamentos digitais entre ciganos e não ciganos e que as políticas públicas pouco têm contribuído para a promoção da literacia digital entre as pessoas ciganas ou têm pouco impacto no aumento da literacia. Neste contexto, os espaços municipais de internet são serviços que contribuem de forma muito positiva para o acesso às novas tecnologias por parte das pessoas ciganas e o alcance destes espaços pode ser potenciado com o desenvolvimento de projetos complementares de intervenção em termos de promoção de escolarização e literacia digital mais estruturados e aprofundados.
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Como consequência desta inacessibilidade surge um conjunto de “infoexcluídos", cuja exclusão em alguns casos se junta a outras situações de exclusão. Em Portugal, muitas pessoas ciganas acumulam a exclusão digital com outras exclusões, por exemplo, com analfabetismo ou baixos níveis de escolaridade, desqualificação profissional, desemprego, condições habitacionais precárias, segregação territorial, racismo, discriminação, etc. Cientes da importância da acessibilidade às TIC nas sociedades contemporâneas foi realizado um estudo exploratório com o objetivo de conhecer a literacia digital por parte de pessoas ciganas na cidade de Reguengos de Monsaraz. Tratando-se de uma população com pouca escolaridade e sem qualificações profissionais, como é que os ciganos de Reguengos de Monsaraz lidam com as tecnologias de informação? O estudo foi desenvolvido com recurso a técnicas de pesquisa quantitativa (inquérito por questionário aplicado a pessoas ciganas) e técnicas de pesquisa qualitativa (entrevista semiestruturada aplicada a representantes de instituições locais). Os resultados obtidos por este estudo permitem concluir que há uma grande diferenciação no acesso a equipamentos digitais entre ciganos e não ciganos e que as políticas públicas pouco têm contribuído para a promoção da literacia digital entre as pessoas ciganas ou têm pouco impacto no aumento da literacia. Neste contexto, os espaços municipais de internet são serviços que contribuem de forma muito positiva para o acesso às novas tecnologias por parte das pessoas ciganas e o alcance destes espaços pode ser potenciado com o desenvolvimento de projetos complementares de intervenção em termos de promoção de escolarização e literacia digital mais estruturados e aprofundados.Information technologies play today a crucial role in citizens' lives in the information society. The main activities are involved in the new information and communication technologies (ICT) that cover a wide range of areas of personal and social life, making us virtually dependent on technology. However, in this society, not everyone does the access to these technologies in the same way, with a distinction between those who have access to ICT and those who do not, between those who know how to use them and those who do not. As consequence of this inaccessibility emerges the "info-excluded" people, whose exclusion in some cases joins other situations of exclusion. In Portugal, many Gipsies add digital exclusion to other exclusions, for example, illiteracy or low levels of schooling, professional disqualification, unemployment, precarious housing conditions, territorial segregation, racism, discrimination, etc. Aware of the importance of the ICT accessibility in contemporary societies, an exploratory study was carried out in order to learn about digital literacy by gipsy people in the city of Reguengos de Monsaraz. Being a population with little schooling and without professional qualifications, how do the Gypsies of Reguengos de Monsaraz deal with the information technologies? The study developed used quantitative research techniques (questionnaire survey applied to Gypsies) and qualitative research techniques (semi-structured interview applied to local institutions representatives). The results obtained in this study allow us to conclude that there is a great differentiation in the access to digital equipment between gipsy and non-Gipsy, and that public policies have little contributed to the promotion of digital literacy among Gypsies or have little impact in increasing literacy. In this context, the municipal internet spaces are social services that positively contribute to the access to the new technologies by the Gypsies and the scope of these spaces can be boosted with the development of complementary intervention projects in terms of promotion of schooling and more structured and in-depth digital literacy.Magano, OlgaRepositório AbertoMedinas, Carlos Boto2018-11-07T14:49:00Z2018-09-172018-11-072018-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7659TID:202023818porMedinas, Carlos Boto - Ciganos e literacia digital [Em linha]: estudo de caso em Reguengos de Monsaraz. [S.l.]: [s.n.], 2018. 265 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:27:51Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:56.038579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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