A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Ana Cristina de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13635
Resumo: A infografia é vista constantemente no nosso dia a dia como principal objectivo de nos informar de uma forma gráfica e visual, relativamente a um determinado tema ou momento, trabalhando sempre com informações reais e verdadeiras. O aumento do número e da importância da infografia na comunicação social tem sido exponencial, e notavelmente, a partir das edições online das publicações. Este relatório está dividido em três partes. A primeira tenta enquadrar, muito brevemente, o tema da infografia, a partir de alguns dos melhores exemplos de trabalhos na história da mesma, e explicando a diversidade de géneros de infografia existentes, para além da infografia jornalística. A segunda parte deste relatório, o seu corpo principal, visa a apresentação e divulgação de um projeto de investigação centrado na compreensão do papel da infografia nos jornais Público e The Times, e quais os caminhos que se abrem face às novas tecnologias, em mutação constante. Este estudo assenta principalmente na minha experiência no jornal Público e é comprovado por entrevistas realizadas a Joaquim Guerreiro, Diretor da secção de infografia deste jornal, Mário Cameira, Jornalista visual no jornal The Times, e Ricardo Garcia, o jornalista mais participativo na infografia do jornal Público. Na última parte, faz-se uma breve apresentação e descrição do trabalho desenvolvido durante os seis meses de estágio, apresentando algumas infografias feitas durante este período.
id RCAP_0ddd1e44adda376b0a43a32687b49229
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância atual da infografia nos jornais Público e The TimesInfografiaDesign de informaçãoComunicação socialJornalismoDigitalDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaA infografia é vista constantemente no nosso dia a dia como principal objectivo de nos informar de uma forma gráfica e visual, relativamente a um determinado tema ou momento, trabalhando sempre com informações reais e verdadeiras. O aumento do número e da importância da infografia na comunicação social tem sido exponencial, e notavelmente, a partir das edições online das publicações. Este relatório está dividido em três partes. A primeira tenta enquadrar, muito brevemente, o tema da infografia, a partir de alguns dos melhores exemplos de trabalhos na história da mesma, e explicando a diversidade de géneros de infografia existentes, para além da infografia jornalística. A segunda parte deste relatório, o seu corpo principal, visa a apresentação e divulgação de um projeto de investigação centrado na compreensão do papel da infografia nos jornais Público e The Times, e quais os caminhos que se abrem face às novas tecnologias, em mutação constante. Este estudo assenta principalmente na minha experiência no jornal Público e é comprovado por entrevistas realizadas a Joaquim Guerreiro, Diretor da secção de infografia deste jornal, Mário Cameira, Jornalista visual no jornal The Times, e Ricardo Garcia, o jornalista mais participativo na infografia do jornal Público. Na última parte, faz-se uma breve apresentação e descrição do trabalho desenvolvido durante os seis meses de estágio, apresentando algumas infografias feitas durante este período.Coelho, Fernando Manuel CraveiroRepositório ComumFidalgo, Ana Cristina de Jesus2016-05-20T11:27:15Z2015-102016-052015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13635TID:201823470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:45.726654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
title A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
spellingShingle A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
Fidalgo, Ana Cristina de Jesus
Infografia
Design de informação
Comunicação social
Jornalismo
Digital
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
title_short A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
title_full A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
title_fullStr A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
title_full_unstemmed A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
title_sort A relevância atual da infografia nos jornais Público e The Times
author Fidalgo, Ana Cristina de Jesus
author_facet Fidalgo, Ana Cristina de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fernando Manuel Craveiro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidalgo, Ana Cristina de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Infografia
Design de informação
Comunicação social
Jornalismo
Digital
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
topic Infografia
Design de informação
Comunicação social
Jornalismo
Digital
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
description A infografia é vista constantemente no nosso dia a dia como principal objectivo de nos informar de uma forma gráfica e visual, relativamente a um determinado tema ou momento, trabalhando sempre com informações reais e verdadeiras. O aumento do número e da importância da infografia na comunicação social tem sido exponencial, e notavelmente, a partir das edições online das publicações. Este relatório está dividido em três partes. A primeira tenta enquadrar, muito brevemente, o tema da infografia, a partir de alguns dos melhores exemplos de trabalhos na história da mesma, e explicando a diversidade de géneros de infografia existentes, para além da infografia jornalística. A segunda parte deste relatório, o seu corpo principal, visa a apresentação e divulgação de um projeto de investigação centrado na compreensão do papel da infografia nos jornais Público e The Times, e quais os caminhos que se abrem face às novas tecnologias, em mutação constante. Este estudo assenta principalmente na minha experiência no jornal Público e é comprovado por entrevistas realizadas a Joaquim Guerreiro, Diretor da secção de infografia deste jornal, Mário Cameira, Jornalista visual no jornal The Times, e Ricardo Garcia, o jornalista mais participativo na infografia do jornal Público. Na última parte, faz-se uma breve apresentação e descrição do trabalho desenvolvido durante os seis meses de estágio, apresentando algumas infografias feitas durante este período.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10
2015-10-01T00:00:00Z
2016-05-20T11:27:15Z
2016-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13635
TID:201823470
url http://hdl.handle.net/10400.26/13635
identifier_str_mv TID:201823470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133630353637376