Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Manuela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Neves, Josélia, Esperança, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11179
Resumo: A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram -se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, preci sa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online , qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se c oncretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contex to geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidade s especiais de carácter sensorial
id RCAP_0ddffadf91de5a74b02e2a797f906766
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?AcessibilidadeDescriçãoE-learningImagemSomA imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram -se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, preci sa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online , qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se c oncretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contex to geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidade s especiais de carácter sensorialRepositório AbertoFrancisco, ManuelaNeves, JoséliaEsperança, Cláudio2021-09-30T14:41:40Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11179porFrancisco, M.; Neves, J. & Esperança, C. (2009). Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? In Educação, Formação & Tecnologias; Vol.2 (2); pp. 95-104.1646‐933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:34.150714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
title Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
spellingShingle Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
Francisco, Manuela
Acessibilidade
Descrição
E-learning
Imagem
Som
title_short Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
title_full Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
title_fullStr Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
title_full_unstemmed Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
title_sort Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
author Francisco, Manuela
author_facet Francisco, Manuela
Neves, Josélia
Esperança, Cláudio
author_role author
author2 Neves, Josélia
Esperança, Cláudio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Manuela
Neves, Josélia
Esperança, Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Descrição
E-learning
Imagem
Som
topic Acessibilidade
Descrição
E-learning
Imagem
Som
description A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram -se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, preci sa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online , qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se c oncretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contex to geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidade s especiais de carácter sensorial
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2021-09-30T14:41:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11179
url http://hdl.handle.net/10400.2/11179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Francisco, M.; Neves, J. & Esperança, C. (2009). Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? In Educação, Formação & Tecnologias; Vol.2 (2); pp. 95-104.
1646‐933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135093681291264