Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11179 |
Resumo: | A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram -se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, preci sa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online , qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se c oncretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contex to geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidade s especiais de carácter sensorial |
id |
RCAP_0ddffadf91de5a74b02e2a797f906766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11179 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?AcessibilidadeDescriçãoE-learningImagemSomA imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram -se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, preci sa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online , qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se c oncretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contex to geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidade s especiais de carácter sensorialRepositório AbertoFrancisco, ManuelaNeves, JoséliaEsperança, Cláudio2021-09-30T14:41:40Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11179porFrancisco, M.; Neves, J. & Esperança, C. (2009). Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? In Educação, Formação & Tecnologias; Vol.2 (2); pp. 95-104.1646‐933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:34.150714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? |
title |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? |
spellingShingle |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? Francisco, Manuela Acessibilidade Descrição E-learning Imagem Som |
title_short |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? |
title_full |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? |
title_fullStr |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? |
title_full_unstemmed |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? |
title_sort |
Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? |
author |
Francisco, Manuela |
author_facet |
Francisco, Manuela Neves, Josélia Esperança, Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Josélia Esperança, Cláudio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Manuela Neves, Josélia Esperança, Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Descrição E-learning Imagem Som |
topic |
Acessibilidade Descrição E-learning Imagem Som |
description |
A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram -se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, preci sa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online , qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se c oncretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contex to geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidade s especiais de carácter sensorial |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2021-09-30T14:41:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11179 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Francisco, M.; Neves, J. & Esperança, C. (2009). Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? In Educação, Formação & Tecnologias; Vol.2 (2); pp. 95-104. 1646‐933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135093681291264 |