A importância dos obstáculos à Internacionalização para as PME`s portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4231 |
Resumo: | O fenómeno da globalização tornou a internacionalização das empresas um passo essencial para sua sobrevivência e crescimento. Este facto é ainda mais relevante para países pequenos, com uma maioria de empresas de pequena e média dimensão e com mercados internos saturados, como é o caso português. Desta forma, um estudo sobre as barreiras e o processo de internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas revela-se muito pertinente. O presente estudo pretende, assim, analisar e estudar as barreiras à internacionalização. E pretende-se, pois, verificar os desafios inerentes ao processo de internacionalização e o impacto das barreiras. A metodologia utilizada foi a análise dos dados qualitativos, dados obtidos em uma entrevista semiestruturada com três PMEs (Pequenas e médias empresas) – Climar, Nautilus e All around shoes. Foram também utilizadas medidas de estatísticas descritivas retiradas de um questionário realizado na Base de Dados de Empresas Exportadoras da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), e uma Análise Fatorial Exploratória para reduzir as 10 variáveis encontradas. Os resultados do estudo sugerem que as principais barreiras na internacionalização das PMEs são a falta de conhecimento e dificuldade de identificar novos negócios, essas barreiras são classificadas como barreiras de capacidade organizacional e barreiras em relação aos aspetos legais do país estrageiros, essas barreiras podem ser classificadas como barreiras operacionais. É esperado que a presente investigação possa, para além de contribuir para o aumento do conhecimento da temática internacionalização, segundo um contexto altamente específico, servir de referência e recomendação para as organizações estudadas, e até para outras, na tentativa de criação de estratégias que procurem contornar as barreiras apontadas. |
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A importância dos obstáculos à Internacionalização para as PME`s portuguesasInternacionalizaçãoPMEsBarreiras à internacionalizaçãoO fenómeno da globalização tornou a internacionalização das empresas um passo essencial para sua sobrevivência e crescimento. Este facto é ainda mais relevante para países pequenos, com uma maioria de empresas de pequena e média dimensão e com mercados internos saturados, como é o caso português. Desta forma, um estudo sobre as barreiras e o processo de internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas revela-se muito pertinente. O presente estudo pretende, assim, analisar e estudar as barreiras à internacionalização. E pretende-se, pois, verificar os desafios inerentes ao processo de internacionalização e o impacto das barreiras. A metodologia utilizada foi a análise dos dados qualitativos, dados obtidos em uma entrevista semiestruturada com três PMEs (Pequenas e médias empresas) – Climar, Nautilus e All around shoes. Foram também utilizadas medidas de estatísticas descritivas retiradas de um questionário realizado na Base de Dados de Empresas Exportadoras da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), e uma Análise Fatorial Exploratória para reduzir as 10 variáveis encontradas. Os resultados do estudo sugerem que as principais barreiras na internacionalização das PMEs são a falta de conhecimento e dificuldade de identificar novos negócios, essas barreiras são classificadas como barreiras de capacidade organizacional e barreiras em relação aos aspetos legais do país estrageiros, essas barreiras podem ser classificadas como barreiras operacionais. É esperado que a presente investigação possa, para além de contribuir para o aumento do conhecimento da temática internacionalização, segundo um contexto altamente específico, servir de referência e recomendação para as organizações estudadas, e até para outras, na tentativa de criação de estratégias que procurem contornar as barreiras apontadas.Globalization has made the companies internationalization an essential step for their survival and growth. This fact is even more relevant for small countries where most of their companies are small and medium, and their domestic market is saturated, as is the case in Portugal. In this way, a study on the barriers and the internationalization process for small and medium-sized Portuguese companies proves to be very relevant. The present work therefore intends to analyze and study the barriers to internationalization. It is intended, therefore, to verify the challenges inherent to the internationalization process and the barriers impact. The methodology used was the analysis of qualitative data, obtained in a semi-structured interview with three SMEs (Small and Medium Enterprises) - Climar, Nautilus and All around shoes. Descriptive statistics measures were also used taken from a questionnaire carried out in the Database of Exporting Companies of AICEP (Agency for Investment and Foreign Trade of Portugal), and an exploratory factor analysis to reduce the 10 variables that were found. The results of the study suggest that the main barriers of the SMEs to internationalize were the lack of knowledge and difficulty to identify new businesses, these barriers are classified as barriers of organizational capacity. And also barriers in relation to the legal aspects of the foreign country, these barriers can be classified as operational barriers. It is expected that this study may, in addition to contributing to increase the knowledge about internationalization, according to a highly specific context, serve as a reference and recommendation for the studied organizations, and even others, in the attempt to create strategies to overcome the obstacles pointed out.2022-06-06T09:56:13Z2022-04-27T00:00:00Z2022-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4231TID:203028627porParra, Luara Magnussoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:50ZPortal AgregadorONG |
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