A importância dos obstáculos à Internacionalização para as PME`s portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Luara Magnusson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4231
Resumo: O fenómeno da globalização tornou a internacionalização das empresas um passo essencial para sua sobrevivência e crescimento. Este facto é ainda mais relevante para países pequenos, com uma maioria de empresas de pequena e média dimensão e com mercados internos saturados, como é o caso português. Desta forma, um estudo sobre as barreiras e o processo de internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas revela-se muito pertinente. O presente estudo pretende, assim, analisar e estudar as barreiras à internacionalização. E pretende-se, pois, verificar os desafios inerentes ao processo de internacionalização e o impacto das barreiras. A metodologia utilizada foi a análise dos dados qualitativos, dados obtidos em uma entrevista semiestruturada com três PMEs (Pequenas e médias empresas) – Climar, Nautilus e All around shoes. Foram também utilizadas medidas de estatísticas descritivas retiradas de um questionário realizado na Base de Dados de Empresas Exportadoras da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), e uma Análise Fatorial Exploratória para reduzir as 10 variáveis encontradas. Os resultados do estudo sugerem que as principais barreiras na internacionalização das PMEs são a falta de conhecimento e dificuldade de identificar novos negócios, essas barreiras são classificadas como barreiras de capacidade organizacional e barreiras em relação aos aspetos legais do país estrageiros, essas barreiras podem ser classificadas como barreiras operacionais. É esperado que a presente investigação possa, para além de contribuir para o aumento do conhecimento da temática internacionalização, segundo um contexto altamente específico, servir de referência e recomendação para as organizações estudadas, e até para outras, na tentativa de criação de estratégias que procurem contornar as barreiras apontadas.
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