O Novo paradigma da gestão pública no brasil: o processo de implantação da governança pública e o desempenho dos servidores que estão nos cargos de gestão dos campi do Instituto Federal de Rondônia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18973 |
Resumo: | Existe um novo paradigma para a gestão pública baseada nos conceitos de governança e liderança, que estão, desde 2000, em fase de implantação na Administração Pública brasileira, sendo essa uma iniciativa do governo federal brasileiro. Assim, este estudo tem por finalidade verificar em que estágio do processo de implantação da Governança se encontra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tendo por base os princípios, normativas e requisitos definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a transposição do modelo de governança para a realidade concreta de uma instituição de ensino pública. Complementarmente pretende-se aferir o grau de conhecimento sobre o tema da governança por parte dos responsáveis, referentes aos dois últimos mandatos eletivos dos seus diretores-gerais, consistindo a análise no confronto dos resultados atingidos com os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Pretendemos, ainda, proceder ao levantamento do perfil profissional inicial e adquirido ao longo do exercício das funções de cada diretor-geral, com a intenção de verificar se existe uma correlação entre formação acadêmica e a experiência profissional em liderança e gestão e desempenhos alinhados com o que preconiza da Governança no componente de Gestão de Pessoas. No sentido de responder a esses objetivos, esta investigação adotou a abordagem quali-quantitativa, com método hipotético-dedutivo. A análise metodológica foi realizada por meio do Estudo de Caso, com recolha de dados foi realizada por intermédio de questionário via Google Forms, com perguntas fechadas aos diretores-gerais dos campi do IFRO e entrevista semiestruturada com o reitor do Instituto. Foram apresentadas as conclusões sobre o grau de implantação da Governança no IFRO. Em linhas gerais, percebeu-se que a implantação da Governança no IFRO ainda não foi concluída e não acontece de forma linear nos campi que compõe o Instituto. |
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O Novo paradigma da gestão pública no brasil: o processo de implantação da governança pública e o desempenho dos servidores que estão nos cargos de gestão dos campi do Instituto Federal de RondôniaAdministração públicaGovernançaGestãoPlano de desenvolvimento institucionalIFROPublic administrationGovernanceInstitutional development planManagementGestãoExiste um novo paradigma para a gestão pública baseada nos conceitos de governança e liderança, que estão, desde 2000, em fase de implantação na Administração Pública brasileira, sendo essa uma iniciativa do governo federal brasileiro. Assim, este estudo tem por finalidade verificar em que estágio do processo de implantação da Governança se encontra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tendo por base os princípios, normativas e requisitos definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a transposição do modelo de governança para a realidade concreta de uma instituição de ensino pública. Complementarmente pretende-se aferir o grau de conhecimento sobre o tema da governança por parte dos responsáveis, referentes aos dois últimos mandatos eletivos dos seus diretores-gerais, consistindo a análise no confronto dos resultados atingidos com os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Pretendemos, ainda, proceder ao levantamento do perfil profissional inicial e adquirido ao longo do exercício das funções de cada diretor-geral, com a intenção de verificar se existe uma correlação entre formação acadêmica e a experiência profissional em liderança e gestão e desempenhos alinhados com o que preconiza da Governança no componente de Gestão de Pessoas. No sentido de responder a esses objetivos, esta investigação adotou a abordagem quali-quantitativa, com método hipotético-dedutivo. A análise metodológica foi realizada por meio do Estudo de Caso, com recolha de dados foi realizada por intermédio de questionário via Google Forms, com perguntas fechadas aos diretores-gerais dos campi do IFRO e entrevista semiestruturada com o reitor do Instituto. Foram apresentadas as conclusões sobre o grau de implantação da Governança no IFRO. Em linhas gerais, percebeu-se que a implantação da Governança no IFRO ainda não foi concluída e não acontece de forma linear nos campi que compõe o Instituto.There is a new paradigm for public management based on the concepts of governance and leadership, which are, since 2000, being implemented in the Brazilian Public Administration, this being an initiative of the Brazilian federal government. Thus, this study aims to verify at what stage of the Governance implementation process is the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) based on the principles, rules and requirements defined by the Federal Court of Accounts (TCU) to transpose the governance model to the concrete reality of a public education institution. In addition, it is intended to assess the degree of knowledge on the governance theme by those responsible, regarding the last two elective terms of their General Directors, consisting of the analysis of the comparison of the results achieved with the objectives set out in the IDP. We also intend to survey the initial professional profile acquired during the exercise of the duties of each General Director, with the intention of verifying whether there is a correlation between academic training and professional experience in leadership and management and performances aligned with the that advocates Governance in the People Management component. In order to respond to these objectives, this investigation adopted a qualitative and quantitative approach, with a hypothetical-deductive method. The methodological analysis was carried out through the Case Study, with data collection was carried out through a questionnaire via Google Forms, with questions closed to the General Directors of the IFRO campuses and semi-structured interview with the Dean of the Institute. Conclusions were presented on the degree of implementation of Governance in IFRO. In general, it was noticed that the implementation of Governance in IFRO has not yet been concluded and does not happen in a linear way in the campuses that make up the Institute.Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoViana, Alberto Bruno de Oliveira2021-12-06T10:14:07Z2021-07-232021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18973TID:202803481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:00.948914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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